Beleza Doenças Maquiagem Saúde

Quais são os maiores riscos de compartilhar maquiagem?

Que mulher aqui nunca dividiu a maquiagem com uma amiga? Atire a primeira pedra aquela que nunca usou a maquiagem de outra pessoa. É muito comum que as pessoas compartilhem as coisas entre si, mas você realmente sabe quais são os riscos de compartilhar maquiagem?

Acontece que eles são bastante graves e podem trazer consequências bastante desagradáveis para qualquer um. Foi pensando nisso que esta matéria surgiu: como uma forma de alertar as pessoas dos perigos que elas correm com uma coisa tão simples.

Um fato desconhecido

Apesar da maquiagem estar na bolsa de inúmeras mulheres no mundo todo, este fato não é tão conhecido quanto parece. Os riscos de compartilhar maquiagem são bastante sérios e podem causar muita dor de cabeça, mas a falta de informação predomina.

É de forma inocente que muitas acabam compartilhando sua maquiagem com outra pessoa, sem saber que o que pode acontecer desse pequeno ato é grave. Mesmo que você conheça muito bem a pessoa e confie plenamente nela, isso não é motivo para compartilhar sua maquiagem.

A pessoa pode ser até sua irmã ou mãe, mas cada corpo é um corpo e oferece um risco invisível a outra pessoa. Claro que ela não tem intenção de te passar algum tipo de doença. Às vezes você pode acabar passando isso para outra pessoa e nenhuma das duas está realmente ciente disso.

Quando o assunto é saúde, não vale a pena arriscar, certo? Portanto, por mais egoísta e antipático que pareça não querer emprestar sua maquiagem ou pegar emprestado, o ideal é evitar correr esse risco.

Cuidado com as lojas

Obviamente que se você tem maquiagens e as compartilha, você está acostumada a comprar suas próprias maquiagens. Entretanto, você já reparou em como a maquiagem é vendida? Um único produto fica a mostra para que você experimente e saiba se aquele é o seu tom ou se aquela cor te agrada de alguma forma.

As lojas de produtos estéticos provavelmente sabem sobre os riscos de compartilhar maquiagem, mas financeiramente falando, é mais viável oferecer apenas um produto para amostra do que abrir um novo cada vez que uma cliente quiser experimentar.

Já que ninguém quer comprar produto usado, apenas um fica como “provador” e isto oferece um enorme perigo.

Já foi dito anteriormente que compartilhar com suas amigas ou familiares pode ser um risco por si só, imagine então experimentar uma maquiagem que já passou por diversas outras mulheres desconhecidas? Você nem faz ideia da pessoa que passou por ali e nem que riscos ela oferece.

Para tanto, evite experimentar alguns dos seguintes produtos em lojas:

  • Batom;
  • Delineador;
  • Lápis de olho;
  • Rímel;
  • Corretivos;
  • Pó;
  • Sombras.

Procure testar em uma pequena parte do braço se precisar saber o tom de pele exato que procura no caso de pós e corretivos.

Os produtos que são usados na boca ou nos olhos oferecem os piores riscos de compartilhar maquiagem, sendo assim, teste-os em uma folha de papel e coloque ao lado do rosto para ver se o tom te agrada.

Quais são os riscos de compartilhar maquiagem?

Até agora muito se falou que compartilhar maquiagem é realmente um risco, mas quais são exatamente eles?

Por meio de que produtos você pode adquirir uma doença?

Essas perguntas são bastante frequentes quando se descobre os riscos de compartilhar maquiagem. Dessa forma, a matéria será o mais informativa possível.

É importante ressaltar ainda que tudo o que está sendo apresentado neste tópico tem cunho completa e totalmente informativo. Não procure formas de se automedicar ou se desespere achando que tem essas doenças.

Se desconfiar de alguma delas, procure um médico especializado, como dermatologista ou oftalmologista. Apenas estes profissionais saberão te guiar com perfeição para o melhor tratamento.

Tendo em vista esse pequeno aviso, vamos ao que importa afinal!

Terçol

Essa inflamação no olho é bastante comum e bem chata. Uma pequena bolinha aparece na base dos cílios e a inflamação causa uma coceira terrível. O problema é que ela pode evoluir para outras doenças se ignorada e não for tratada corretamente.

Toda doença que está ligada a região dos olhos pode afetar em maior ou menor grau o globo ocular a longo prazo, uma vez que essa região é bastante sensível. Sendo assim, não hesite ao desconfiar dessa doença e procure um médico.

Ela pode ser adquirida ao compartilhar rímel e delineador.

Conjuntivite

Mais um dos riscos de compartilhar maquiagem para olhos é a conjuntivite, bastante comum e bem agressiva em algumas pessoas. A coceira é bastante intensa ao se ter contato com a bactéria ou vírus causador da doença e, mesmo que comece em um olho, pode atingir os dois olhos.

Ela pode ser adquirida ao se compartilhar pincéis, máscaras, delineadores, rímel e lápis de olho.

Herpes

Doença causada por um vírus e considerada DST, a herpes atinge muitas pessoas e causa feridas múltiplas na região dos lábios. Muitas pessoas nem sonham que têm de fato a doença, isto porque ela fica encubada se for bem tratada, mas nunca realmente deixa de estar lá.

Ela pode ser adquirida com o uso de batom de outras pessoas, porém, não há preocupação se ela estiver encubada, o vírus não é capaz de chegar a outra pessoa se a herpes não estiver ativa.

Mononucleose

Também é uma doença que se é adquirida por meio do compartilhamento de batom, mas esta é uma das que mais oferecem problemas à saúde dentre todos os riscos de compartilhar maquiagem.

Isto porque a “doença do beijo”, como também é conhecida, é bastante grave e de fácil aquisição. Muitas pessoas vão parar no hospital por falta de cuidado adequado.

Micose

Uma das doenças mais chatas de se cuidar, pois estes micro-organismos são bastante insistentes e causam muita coceira, além de deixar uma aparência descamada e amarelada. É bastante feia e pode ser muito dolorida se não tratada de forma adequada e rápida.

Ela pode ser adquirida através de pincéis, esponjas, corretivos, sombras e pós compartilhados. Tome cuidado em dobro se você utilizar a maquiagem de outra pessoa em feridas abertas, pois as bactérias poderão sim entrar na sua corrente sanguínea.

Considerações finais

Agora que você já conhece os principais riscos de compartilhar maquiagem, não vai esquecer de cuidar muito bem dos seus itens para que eles próprios não te ofereçam um risco.

Lave seus pincéis e esponjas toda semana e armazene os produtos da forma como propõe a embalagem.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */