Recomendados para você
Maquiagem Saúde

Quais são os riscos de usar maquiagem vencida?

Muitas vezes, ela se encontra ali escondidinha e nem sempre é notada, mas a data de validade de um produto é muito importante. Você já parou e se perguntou o que a maquiagem vencida pode causar na sua pele? Será que existem riscos de algumas alergias e até dermatites surgirem?

Quem nunca usou uma maquiagem vencida com pena de jogar fora, que atire a primeira pedra! Ao menos uma vez na vida, algumas mulheres já fizeram isso, ou por gostarem muito, ou por terem pago um alto valor na make, e simplesmente continuam usando sem respeitar o prazo de validade.

As datas de vencimento das maquiagens existem e foram determinadas graças às muitas pesquisas realizadas. Entretanto, algumas maquiagens podem se deteriorar mesmo dentro do prazo de validade por serem mal armazenadas ou utilizadas.

Respeitar esses prazos de validade pode prevenir que algumas alergias desagradáveis surjam. A delicadeza da pele feminina se dá principalmente por causa das ações dos hormônios.

Por conta disso, as mulheres acabam não se perguntando o que a maquiagem vencida pode causar em suas peles. Quando essas maquiagens entram em contato com a pele, o surgimento da acne acontece instantaneamente, além de outras complicações.

Pensando nisso, no artigo de hoje, você vai descobrir quais são os riscos de usar maquiagem vencida, como evitar que ela se deteriore dentro da data de validade e muito mais aqui!

Data de validade

A data de validade de qualquer produto para maquiagem varia de acordo com cada fabricante. Mas é importante ressaltar que eles garantem um prazo mínimo de validade levando em consideração as condições adequadas para o seu armazenamento.

Na maioria das vezes, a data de validade do produto tem início quando a embalagem é aberta. Daí a necessidade das embalagens serem bem fechadas e armazenadas em locais apropriados.

Consistência do produto

A consistência do produto também interfere em sua deterioração mesmo dentro do prazo de validade, e que também não deve ser utilizado para evitar que a pele fique sem viço e com aparência grosseira.

Quanto mais seco o produto, mais ele terá uma vida útil longa. Já as maquiagens em forma de creme ou líquidas têm sua vida útil menor.

Preciso jogar fora quando a maquiagem estiver vencida?

Existem muitas opiniões a respeito desse assunto. Alguns especialistas dizem que não é necessário correr para jogar fora aquele potinho de creme que acabou de vencer.

Os produtos cosméticos não estragam repentinamente de um dia para o outro, existe um prazo a mais para que eles se estraguem completamente.

A recomendação é que os produtos podem ser usados até 15 dias depois do prazo de validade. Mais do que isso, já é prejudicial para a pele.

Os produtos de maquiagem estragam graças à oxidação que eles sofrem, assim como o grau de temperatura que eles estão armazenados e, ainda, a luminosidade ao qual estão expostos. Todos esses fatores são determinantes para o seu prazo de validade.

Antes de usar os produtos vencidos recomenda-se que você entenda o que a maquiagem vencida pode causar na pele e nas mucosas.

Riscos de usar maquiagem vencida: fique longe desses 4 problemas

Já deu para perceber o que a maquiagem vencida pode causar não é mesmo? Conheça agora mesmo 4 doenças provocadas pelo uso de maquiagens vencidas, acompanhe.

1 – Dermatite alérgica de contato

A dermatite alérgica de contato é um tipo de inflamação da pele que acontece por causa do contato direto com algum objeto, produto ou até com alguma maquiagem vencida. Esse contato causa irritação, facilmente observada por causa das erupções cutâneas, vermelhidões, coceira e descamação que apresenta

Este tipo de dermatite pode acontecer imediatamente após o contato ou depois de algum tempo.

2 – Conjuntivites

Os olhos são a região mais sensível que temos no corpo e o contato direto com alguma maquiagem que já venceu pode causar inflamações seríssimas como as conjuntivites.

Preste atenção as informações que você aprendeu nesse artigo e verifique os prazos de validade.

3 – Acne

Algumas maquiagens vencidas podem piorar os quadros de acne no rosto. Os produtos feitos a base de óleo podem contribuir para o entupimento dos poros. Quando isso acontece, a probabilidade do surgimento é enorme.

4 – Feridas nos lábios

Os batons vencidos também devem ganhar uma atenção especial, pois podem causar verdadeiros estragos na boca, desde feridas como bolhas até o surgimento de uma herpes labial.

Outros riscos de usar maquiagem vencida são:

  • Vermelhidão;
  • Alergias;
  • Irritação;
  • Surgimento de acne;
  • Inflamações e até infecções causadas por microrganismos que se proliferam quando termina o prazo de validade.

Os produtos líquidos que se tornam bifásicos (quando ocorre a separação do óleo dos demais componentes) podem obstruir os poros e ocasionar espinhas e cravos, bem como inflamações.

O cuidado deve ser redobrado quando se tratar de produtos para os olhos como lápis, sombra, delineador e rímel.

O uso de maquiagem vencida pode ocasionar a proliferação de bactérias e causar irritação, alergia e inflamação da córnea.

Quais são os produtos mais perigosos depois de vencidos?

Existem alguns produtos que podem causar alergias e que devem receber uma atenção maior depois do prazo de validade. Acompanhe quais são eles:

  • Cremes que contenham alfa-hidróxiácidos causam irritações seríssimas na pele, então fique atenta ao prazo de vencimento;
  • Cremes protetores solares depois da data de validade perdem a ação de proteção solar;
  • Os perfumes perdem o aroma, pois se oxidam;
  • Produtos para depilação e alisantes de cabelo podem provocar alergias no couro cabeludo e na raiz do pelo;
  • Produtos para o rosto podem causar dermatites alérgicas;
  • Os produtos de maquiagem em pó, como sombras, pó e blush, entre outros, podem ressecar e apresentar um aspecto de “craquelado”.
  • Os lápis para sobrancelhas ou para os olhos, por exemplo, podem ressecar e os produtos líquidos podem engrossar ou se tornarem bifásicos, ocorrendo a separação de seus componentes.
  • Os cremes para o rosto e corpo, como os hidratantes, podem oxidar e mudar de cor.
  • Uma ressalva deve ser feita com relação ao rímel. O rímel, mesmo dentro da data de validade, pelo manuseio incorreto, acaba por ressecar. Já nesse caso, existem algumas técnicas para fazer com que volte a sua textura original, seja com a adição de soro fisiológico ou de óleos vegetais.

Observação: Entretanto, alguns produtos para maquiagem fora da data de validade não apresentam sinais de alteração. E isso ocasiona um grande perigo.

Portanto, para não correr riscos de usar maquiagem vencida, procure colocar uma etiqueta com a data em que foi aberto e a sua validade diretamente no produto.

Como identificar que o produto para a maquiagem não pode mais ser utilizado?

Na grande maioria das vezes, a validade do produto está indicada na embalagem através de uma data específica ou de ilustrações e que passa a valer a partir de sua abertura. O problema é que essa embalagem não é guardada, o que dificulta, e muito, identificar se está ou não dentro da validade.

No entanto, alguns sinais podem identificar que está na hora do produto ser descartado. Fique atenta!

  • Mudanças no odor;
  • Alterações na consistência;
  • Oxidação que causa mudança na cor.

A importância do armazenamento correto

Como já foi dito, os fabricantes garantem um prazo mínimo de validade para cada produto de maquiagem levando em consideração o seu correto armazenamento.

Conheça algumas dicas de como guardar corretamente a maquiagem para prolongar a sua vida útil e não haver desperdício, principalmente financeiro.

1. Armazenar os produtos de maquiagem e acessórios em locais frescos, arejados e secos

Tanto os produtos como os acessórios de maquiagem não devem jamais ser guardados dentro de armários no banheiro. A umidade provocada pelo vapor do chuveiro aumenta a proliferação de bactérias e a contaminação dos produtos.

As maquiagens em pó, como o blush, sombra e pó compacto, tendem a umedecer devido ao vapor e má ventilação.

Já os produtos líquidos, como batom, sombras e delineadores, entre outros, tendem a perder a sua textura, tornando-se mais líquidos.

Ainda existe a possibilidade de alguns produtos se tornarem bifásicos. De uma maneira, ou de outra, a eficácia do produto fica seriamente comprometida.

É recomendado que se armazene no banheiro apenas produtos que possuam substâncias que não sofram alterações quando em contato com umidade. Por exemplo, óleo corporal, sabonete líquido, sais de banho, creme hidratante, cápsulas gelatinosas.

2. Gavetas: o local ideal para armazenar a maquiagem

As gavetas são os melhores locais para armazenar os produtos de maquiagem e acessórios.

Certifique-se de que estejam sempre limpas, em locais sem umidade, longe de fontes de calor como televisores e aparelhos eletrônicos e isoladas da claridade do sol ou de luz artificial intensa.

Guarde os pinceis sempre secos e envolvidos por capa plástica para evitar a proliferação de bactérias, além de causar mau cheiro e comprometer a maciez das cerdas.

Os batons devem ser armazenados dentro de estojo apropriado, tanto os líquidos como os convencionais.

Aqui está uma ótima oportunidade para não correr riscos de usar maquiagem vencida: quando for guardar, tanto os produtos já descritos como o pó compacto, blush, ou qualquer outra maquiagem dentro de gavetas, guarde-os dentro de sua embalagem original e bem fechados. Assim, você poderá certificar-se constantemente sobre a validade do produto.

3. Maleta organizadora

Outra excelente alternativa para guardar corretamente os produtos de maquiagem é optar pelas maletas organizadoras.

Elas possuem compartimentos adequados para cada tipo de maquiagem, mantendo-os separados. Lembre-se de deixá-la longe de umidade e de luz solar.

Com esses cuidados, os produtos e acessórios para maquiagem terão sua vida útil prolongada e você poderá usufruí-los sem problemas dentro do prazo de validade.

Que tipos de tratamento são os mais indicados para a pele irritada?

Se você não ligou muito para o que a maquiagem vencida pode causar e acabou apresentando alguns sintomas desagradáveis na pele como irritações e dermatites, o melhor tratamento deve ser indicado por um especialista.

Os Dermatologistas são os médicos especializados nas questões relacionadas a pele. Além deles, os Infectologistas, Clínico Geral e até Pediatra podem te auxiliar no melhor tratamento a seguir.

Evite passar qualquer pomada porque a sua mãe que te indicou por exemplo. Elas podem agravar o problema e fazer com que a irritação aumente.

Procure sempre um especialista!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */