Beleza Pele

Rotina de beleza coreana: saiba mais sobre o assunto

Você conhece a rotina de beleza coreana? Não? Então, acompanhe o artigo e saiba como as coreanas conseguem manter uma pele invejável!

Pele suave, macia e clara tal qual uma porcelana. Assim é a pele da maioria das orientais. Como elas conseguem? Com um ritual diário seguido à risca e que pode ser dividido em 10 passos com várias etapas.

A rotina de beleza coreana está cada vez mais sendo procurada pelas mulheres brasileiras que buscam ter uma pele mais branca, brilhante e jovem como a das coreanas. Podemos dizer que esse ritual foca a limpeza profunda da pele, hidratação e pouca exposição ao sol.

Esse ritual de beleza utilizado pelas coreanas está diretamente ligado à sua cultura, que preza em cuidar da pele desde muito cedo, para que ela se mantenha saudável, com aparência natural e que se utilize o menos possível produtos de cobertura como, por exemplo, base ou cremes para encobrir manchas.

Um detalhe importante é quanto aos produtos utilizados pelas mulheres coreanas para limpar, tonificar e hidratar a pele: todos são à base de ingredientes naturais e com grande poder de hidratação.

Entre esses ingredientes naturais podemos citar a mucina de caracol, que é a substância viscosa que o molusco usa para se locomover, utilizada na preparação de hidratantes, o própolis de abelha para nutrir e deixar a pele mais macia, as pérolas, utilizadas na fabricação de iluminadores e o chá verde para controlar a oleosidade.

De acordo com especialista em dermatologia, esse ritual de beleza praticado rigorosamente pelas coreanas, pode trazer benefícios para a pele das brasileiras. Mas para isso é necessário fazer algumas substituições de produtos, uma vez que muitos deles ainda não estão disponíveis no Brasil.

A rotina de beleza coreana demanda um tempo enorme e que, a maioria das brasileiras, não dispõe. Mas, vale a pena conhecer esse ritual e tentar se adaptar a ele, ou, ao menos, seguir alguns desses passos.

Vamos começar? Prepare-se! É bem longo!

1. Limpeza da pele com óleo

A limpeza diária de pele é dividida em duas etapas e combina produtos de diferentes texturas. Os óleos de limpeza, não disponíveis no Brasil, utilizados à noite, antes de dormir, garantem a remoção de resíduos de poluição, filtro solar e resquícios de maquiagem.

2. Limpeza à base de água

Já nesta etapa são utilizados produtos com fórmulas suaves como espumas de limpeza e mousses que garantem a remoção dos possíveis resquícios do óleo de limpeza utilizado na primeira etapa.

Assim, as coreanas evitam que a pele fique com um aspecto gorduroso. Esse ritual de limpeza dupla é realizado à noite, enquanto que pela manhã, não é feita a limpeza com o óleo.

3. Esfoliação

A esfoliação é feita duas vezes por semana, com produtos que eliminam as células mortas, promovendo uma limpeza profunda. Ela ainda garante a obstrução dos poros causada pela poluição, por resquícios de maquiagem e filtro solar. A esfoliação também prepara a pele para receber outros produtos utilizados na rotina de beleza coreana.

4. Tonificação

Pois bem! Chegou a hora de tonificar a pele. A rotina de beleza coreana inclui a tonificação da pele com produtos utilizados durante o dia e à noite, para complementar a limpeza e equilibrar o pH da pele.

O uso de maquiagem, poluição e variações climáticas alteram o pH da pele e, o tônico, além que equilibrá-lo, promove a limpeza dos poros e remove o excesso de sebo, tornando a pele mais viçosa e saudável.

5. Essência

O uso da essência, um produto que contém uma fórmula específica e diferenciada, que pode ser comparada ao sérum, porém menos espesso, é o principal item na rotina de beleza coreana, mas que não está disponível no Brasil.

A essência, produto de uso diurno e noturno, possui propriedades que hidratam e reparam profundamente a pele, removem as células mortas, aumentam a elasticidade e preparam a pele para receber a hidratação.

6. Tratamento

Nesta etapa da rotina de beleza coreana, elas utilizam produtos para cuidar de problemas específicos como, acnes, melasmas, rugas, poros dilatados, eczemas, entre outros, ou seja, aplicam um sérum. Lembrando que o sérum é indicado para todo o tipo de pele, mas os ativos presentes na fórmula possuem ações diferentes.

Uns possuem propriedades hidratantes, outros, clareadoras ou até mesmo anti-idade. O certo é que algumas gotas de sérum espalhadas pelo rosto pode fazer uma grande diferença.

7. Aplicação de máscaras

As máscaras utilizadas na rotina de beleza coreana são geralmente as de papel (sheet masks) ou as de tecidos, utilizadas após a esfoliação, uma vez que os poros se encontram abertos e limpos para recebê-la.

Descartáveis, as máscaras possuem ingredientes ou princípios ativos que podem possuir propriedades clareadoras, hidratantes, calmantes, que auxiliam a diminuir a vermelhidão, adstringentes e por aí vai. Elas são utilizadas duas vezes por semana, por 20 min.

8. Creme para os olhos

A área dos olhos é uma região muito sensível e as coreanas fazem questão de dar uma atenção toda especial à ela. O uso de produtos específicos e especiais para essa região como os cremes antirrugas, os que combatem as olheiras e os que atenuam as linhas de expressão são os mais utilizados pelas coreanas. Além disso, elas fazem questão de massagear a área com os produtos para ativar a circulação e reduzir o inchaço.

9. Hidratação

É bem verdade que essa etapa da hidratação já estamos acostumadas a fazê-la diariamente. E para as coreanas isso não é diferente. Assim como as brasileiras, elas utilizam produtos específicos para cada tipo de pele.

10. Utilização de filtro solar

O filtro solar não poderia faltar na rotina de beleza coreana, claro! Como também não deveria ser deixado de lado pelas brasileiras. O mercado oferece várias opções como com propriedades hidratantes, com base ou não, com princípio antienvelhecimento e até para peles sensíveis, com efeito mineral que não reage com a pele, mas cria um escudo de proteção.

Lembrando que o filtro solar protege a pele do envelhecimento precoce, de manchas e preveni o câncer.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.