Casamento

Roupas para pajem: confira 6 dicas para o visual do pequeno!

Você já viu algo mais fofo que os pajens e daminhas de honra em casamentos? Os pequenos têm o papel fundamental de deixar a cerimônia de casório ainda mais romântica e encantadora, com aquele toque especial que só as crianças poderiam acrescentar a este momento tão especial.

E, ao lado das daminhas, os pajens devem estar deslumbrantes para a etapa mais fofa do casamento. No entanto, essa não é uma missão muito fácil!

Como as crianças costumam se incomodar com mais facilidade com roupas muito sociais, que são comuns em ocasiões formais desse tipo, fica um pouquinho mais complicado escolher o look ideal para o pequeno príncipe.

Afinal, você não vai querer que o seu filhote comece a chorar ou fazer birra durante a cerimônia, certo? Além disso, depois de pensar em deixá-lo o mais confortável possível, também é preciso saber quais são as tendências para roupas de pajem atualmente e, ainda, quais delas combinam melhor com o estilo do casório.

Mas não se preocupe! Se você achou complicada essa tarefa, a boa notícia é que você chegou ao lugar certo. Confira, neste artigo, as melhores dicas para escolher a roupa de pajem ideal para o seu principezinho! Vamos lá?

Veja também:

Vestidos para daminhas de casamento: dicas para acertar na escolha

O que é um pajem de casamento?

Achou que os pajens e as daminhas de honra estavam ali nas cerimônias de casamento por pura beleza e fofura? Nada disso! A presença dos pequenos em casórios segue uma tradição, que é cheia de significado.

Para quem não sabe, convidar crianças para assumirem os papeis de daminhas de honra ou pajens em cerimônias de casamento tem a ver com uma forma de simbolizar a proteção aos noivas.

Os mais supersticiosos acreditam que, como os pequenos são considerados anjos aqui na Terra, sendo inocentes e puras, conseguem afastar os maus espíritos. Outra teoria é que acredita-se que eles representam os futuros filhos do casal e, portanto, a nova família que está por vir.

E a escolha do pajem, o pequeno cavalheiro que acompanha a daminha de honra, vale para quem você quiser, seja filho, afilhados, sobrinho, filho de amigos, etc.

A idade também pode ser qualquer uma. Só lembre-se de que o pajem – e a daminha também – deve ter afinidade o suficiente e, mais que isso, uma idade ideal para compreender a sua função na cerimônia.

Afinal, ninguém quer que ele fique assustado na hora de entrar no local, na frente de todos os convidados, e não desempenhar as suas tarefas, como carregar as alianças, por exemplo.

Dicas para escolher as roupas do pajem

1 – Fique de olho nas cores

A primeira dica para acertar na escolha das roupas de pajem para o casamento é saber quais são as cores ideais para a ocasião. Geralmente, as cores mais usadas pelos pequenos são o azul e bege.

Isso porque essas tonalidades combinam melhor com a camisa branca e podem harmonizar também com as cores da gravata, que podem ser mais variadas.

Em alguns casos, dependendo do estilo do casório, as noivas preferem misturar os dois tons ou, ainda, optarem por cores ainda mais próximas ao branco para compor o visual dos pajens.

Mas tudo deve ser conversado com os noivos para adaptar a cor da roupa do pajem para o casamento.

2 – Escolhendo o terninho

Na hora de escolher o terninho do pajem, a dica é apostar em peças de alfaiataria, como uma calça, que deve ser acompanhada de camisa social e blazer, ou só da camisa social também.

A gravata também é opcional e, geralmente, o paletó é usado fechado. O terninho é um dos estilos de roupas mais tradicionais e clássicos para os pajens. No entanto, ele não é obrigatório.

O mais importante mesmo é que o look do pequeno combine com as roupas das daminhas ou padrinhos.

3 – Aposte nos suspensórios

E se tem um acessório que pode deixar a roupa do pajem ainda mais elegante e com aquele toque de fofura é usar suspensórios.

Ao apostar nestas peças, você pode deixar o visual do garoto mais bonito e, ainda, mais confortável, já que ele poderá deixar de usar o blazer.

Lembre-se que, para crianças, quanto menos roupas, melhor, ainda mais para ocasiões mais demoradas, como é o caso de cerimônias de casamento.

4 – Coletes e bermudas são boas ideias

Apesar de ser uma tendência mais antiga, pajens que usam coletes e bermudas em casamentos também ficam fofos. E, além de serem uma graça, essas peças combinam com qualquer tipo de cerimônia.

Elas harmonizam bem entre si e, mais que isso, podem ser usados para cerimônias mais informais e durante o dia ou não, como no campo ou na praia, conferindo ao visual um ar de doçura e leveza, ao mesmo tempo.

5 – Combinando com a roupa do noivo

Uma outra opção para encantar ainda mais os convidados no casamento é apostar na roupa do pajem igual à do noivo, que é uma brincadeira muito divertida e fofa, além de muito elegante.

E esse visual de “noivinho” pode ficar ainda mais legal se a criança for muito próxima ao noivo, como um filho, por exemplo, ou mesmo um sobrinho ou afilhado. Fica a dica!

6 – Combinando com as damas de honra

E, por último, outra dica para acertar na escolha da roupa do pajem é pensar no look combinando com a roupa da daminha de honra.

Afinal, como a tradição pede que os dois pequenos entrem na cerimônia juntos, um do ladinho do outro, ou em sequência, harmonizar o visual dos dois pode ser uma boa pedida.

Por exemplo, se o vestido da daminha de honra for rosa, a gravata do pajem pode ser rosa também. Ou, se a pequena vai entrar na cerimônia do casamento carregando uma flor, uma dica é colocar essa mesma flor esteja também na lapela do pajem, e assim por diante.

Gostou das dicas para escolher as roupas do pajem? Então, compartilhe esse artigo com as suas amigas que estão procurando informações sobre esse assunto!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane