Se há uma cor de destaque é o “cabelo de fogo”, o ruivo natural, chama atenção por onde passa. Não é uma cor tão comum e a mulher que consegue compor um visual harmônico com esse tom sem dúvida consegue obter uma presença poderosa.
Talvez seja por isso que se tornou comum associar mulheres ruivas a personalidade forte, ainda que não seja uma regra, pois desperta muita atenção por ser raro. Na ficção é corriqueiro o retrato de personagens arrebatadoras com cabelo ruivo natural.
Temos a Mary Jane, ou “MJ” para os íntimos, antiga, atual, uma das esposas do Peter Parker, o Homem Aranha (o vai e vem nos quadrinhos é tão célere quanto casamento de celebridades que estampam capas de revistas), despojada, independente e sem medo de encarar o desafio de viver com um cara caçado por toda sorte de vilões tão bizarros quanto animalescos.
Temos a Viúva Negra encarnada pela Scarlet Johansson na cinesaga dos Vingadores, destemida, fria, calculista e que aparentemente estremece o coração de um gigante esmeralda.
Os exemplos são vários e só demonstra como a cor faz sucesso e é motivo de cobiça pelas mulheres.
Neste post do TudoEla vamos exibir os tipos de ruivo natural mais procurados e, principalmente, fornecer dicas de como cuidar e sempre mantê-los lindos.
Saiba mais a seguir sobre ruivo natural.
Continue na leitura.
Dicas de como cuidar do ruivo natural
É consenso que o ruivo natural é uma cor belíssima e arrasa no brilho, mas é preciso sempre zelar pela boa manutenção dos fios, tomar cuidados adicionais com cabelos tingidos, se for o caso, já que são mais propensos ao desbotamento e opacidade.
As dicas para manter o ruivo natural sempre brilhante e belo são o seguinte:
Cada macaco no seu galho
Se o seu cabelo é quimicamente tratado, não será uma boa se consumir produtos, como shampoo, que não sejam dedicados exclusivamente para o seu tipo de cabelo. É como comprar uma camisa M e você vestir G. Os dois lados sairão perdendo.
Shampoo e condicionadores voltados para cabelos que passaram por processos químicos detêm substâncias que protegem com mais eficácia os fios dos raios solares, o grande vilão de cabelos coloridos.
Além de proteção contra o sol, outro aspecto importante de se escolher acertadamente o produto a se passar na cabeça é de que eles também hidratam e selam cutículas, que se abrem com mais facilidade nesse tipo de cabelo, que também é mais inclinado ao ressecamento e porosidade.
Fuja da água quente
Se adora sair do banheiro com espelhos, vitrôs e vidros do box totalmente esfumaçados, temos uma péssima notícia para te dar. Isso não faz nada bem para o seu ruivo natural. Alta temperatura resseca o cabelo, meio caminho andado para as pontas duplas e aspecto opaco, quebradiço. Terá que tirar isso de sua rotina.
Sim, o melhor é a água fria, mas você pode alternar para a água morninha durante o banho. Sugerimos, afim de melhor limpeza, que comece com água fria e termine com a morna.
Hidratar é fundamental
Para manter os fios fortes e saudáveis em rotina tão agressiva para os nossos cabelos, os processos químicos inescapáveis, o sol abrasivo, secadores etc, seguir com um cronograma capilar é fundamental, indispensável; se não haver um mínimo de hidratação durante a semana, será muito difícil a manutenção de um estado saudável e atraente.
Sugerimos que aplique em conjunto com o seu cronograma capilar, focado na hidratação, uma máscara concentrada logo após o uso do condicionador, enquanto está no chuveiro.
Por não necessitar que fique longo tempo com o produto na cabeça, cerca de 3 a 5 minutos, é super prático. Basta passar a substância no comprimento dos fios.
Cuidado na praia
Partiu para pegar aquela onda na praia? Cuide para proteger bem o seu ruivo natural dos raios solares ultravioletas (UV). A água salgada também joga contra a boa forma de seu ruivo natural. Facilita a abertura de cutículas e o auxilia o parça esquentadinho brilhando lá em cima a desbotar os fios.
Não significa que deverá usar uma burca ou turbante para aproveitar a sua praia. Assim como faz com o seu corpo o protegendo dos raios solares mais intensos com o protetor solar, deverá seguir a mesma lógica para os seus cabelos. Compre produtos que tenham proteção UV, como o leave-in.
A hora de retocar
Não é toda hora que se deve retocar o ruivo natural. Deve ser feito somente a cada 20 dias e sempre nas partes que cresceram. É mais seguro marcar horário no salão para fazer o procedimento do que fazer em casa.
Deixe para pintar toda a extensão dos fios novamente quando for perceptível manchas no seu ruivo natural.
Portanto se gosta de fazer retoques em casa ou tintura, é melhor segurar a ansiedade e aguardar o momento oportuno.
Tipos de ruivo natural
Segue uma breve lista de tons de ruivo natural que mais estão fazendo sucesso no momento.
Confira!
Strawberry blonde
Mistura tons de cobre, vermelho e dourado.
Se harmoniza bem tanto em peles claras quanto negras.
Dourado acobreado
A fusão de vermelho e cobre no dourado acobreado rende reflexos maravilhosos.
Escuro acobreado
Mix de marrom, cobre e vermelho. Popular entre as mulheres tradicionais por ser mais discreto.
Pumpkin spice
Fusão de tons vermelhos e alaranjados, sendo reservado a raiz os tons mais escuros e as pontas os tons mais claros.
Considerações finais
O ruivo natural é uma cor de destaque por ser rara e por isso confere visual poderoso. Para manter o brilho e a saúde desse tipo de fio é preciso ter alguns cuidados. Listamos os principais. Que são:
- Usar produtos adequados para o seu tipo de cabelo;
- Evita água quente. No máximo se banhar com a morna em alternância com a fria;
- Sempre manter rotina de hidratação com cronograma capilar e máscara centralizadora;
- Usar produtos com proteção contra raios UV ao ir à praia, para se proteger do sol e da água salgada;
- Retocar a raiz em 20 e 20 dias e somente nas partes crescidas;
- Fazer nova tintura ao perceber manchas desbotadas no cabelo.
Gostou do conteúdo?
Então curta, compartilhe, opine.
Seu apoio é muito importante para nós.
Leia mais de nossa sessão de cabelo.