Casa Limpeza

5 dicas de como fazer sabão caseiro

Sabão caseiro

Com essa moda de receita caseira, hoje é possível encontrar receitas na internet para fazer praticamente tudo, hidratação, nutrição, reconstrução, shampoo, condicionador, é possível até você aprender diversas receitas de como fazer sabão caseiro.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

O aumento por essa procura de confecções caseiras do dia a dia aumentou por diversos motivos, com essas receitas podemos cuidar do nosso cabelo, pele e das nossas roupas sem gastar nada, muitas vezes com resultados muito melhores do que dos produtos vendidos em lojas ou farmácias, e também por ser muito mais barato.

Veja também – Para que serve sabão de coco? Veja os benefícios para pele e cabelo

Como no caso de como fazer sabão caseiro, por exemplo. Você só precisa de ingredientes que estão disponíveis na sua casa e faz tudo isso sem gastar quase nada ou nada, sem contar que na maioria das vezes são processos simples.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

E o legal de aprender a como fazer sabão caseiro é que você aproveita coisas que iriam pro lixo para fazer uma coisa que você vai usar no dia a dia, e ainda sem gastar nada, a não seu tempo, é claro.

5 dicas de como fazer sabão caseiro

A soda cáustica é o ingrediente mais diferente que vai nas receitas de como fazer sabão caseiro, mas os outro ingredientes são bem comuns e estão presentes na casa de qualquer brasileiro, como o óleo de cozinha. Aposto que você sempre fica em dúvida do que fazer com aquele óleo que você usou para fazer algum tipo de comida.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Eis a sua resposta: usá-lo nas receitas de como fazer sabão caseiro. Além de fazer o seu sabão e não ter mais que gastar dinheiro para comprar sabão para lavar suas roupas e a roupa da sua família, você ainda contribui para o meio ambiente.

Isso porque o óleo usado é um dos itens do cotidiano que mais poluem rios, lagos, etc. Isso acontece porque, ao invés de descartar o óleo de forma correta, o óleo é descartado nas pias, que vão para o esgoto e, consequentemente, para algum rio.

Então, ao fazer o sabão caseiro você utiliza seu óleo usado de forma correta e ainda não entope o cano da cozinha.

E para começar nossa lista de dicas de como fazer sabão caseiro vamos começar com uma receita de sabão com álcool.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Sabão líquido com óleo e álcool

Para fazer esse sabão você vai precisar de:

  • 2l de óleo de cozinha
  • 2l de álcool
  • ½ de soda em escamas ou em flocos

Dentro de um recipiente adicione todos os ingrediente e mexa-os até que eles tomem uma consistência homogênea. Após adquirir essa consistência, deixe o sabão descansar por cerca de 30 minuto, em seguida adicione a água quente e dilua todos os ingredientes do balde.

Veja também – Sabonete de enxofre: conheça seus benefícios e usos

O passo seguinte é misturar a água – em temperatura ambiente – aos outros ingredientes, ai é só guardar em um pote. Você pode usá-lo para limpezas no geral na sua casa.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Sabão de barra com óleo e álcool

Você ainda pode fazer uma versão desse mesmo sabão, só que em outro formato. Para o de barras será preciso:

  • 4l de óleo de cozinha
  • 2l de água
  • 1kg de soda cáustica em flocos
  • 1l de álcool
  • 5ml de essência

Em um vasilhame adicione a soda, em seguida adicione água quente lentamente. Agora misture os dois ingrediente até soda se dissolver completamente. Acrescente o óleo e permaneça mexendo pelos próximos 20 minutos.

Por fim, acrescente a essência e o álcool. Se você gosta de um trabalho mais elaborado você pode adicionar alguma decoração ao sabão, como flores secas, ervas aromáticas, entre outras especiarias.

Veja também – Conheça os melhores sabonetes para lavar o rosto




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Depois de adicionar suas especiarias, mexa tudo até que a misture se torna uma pasta mais ou menos dura. Coloque o conteúdo do balde em uma caixa de madeira – protegido com algum pano ou até mesmo formas, vai da sua escolha – e espalhe bem a pasta no recipiente escolhido.

Agora será preciso esperar por 24 horas para mexer no sabão novamente, aí é só cortar o sabão do jeito que você quiser e protegê-los com plástico filme. Bem fácil essa receita de como fazer sabão caseiro não é mesmo? Então vamos para a próxima receita.

Sabão com óleo e amaciante

A nossa próxima receita de como fazer sabão caseiro vai precisar de:

  • 5l de óleo de cozinha usado
  • 2l de água
  • 1kg de soda cáustica
  • 200ml de amaciante

Primeiro deposite a soda cáustica no pote, adicione a água fervendo e mexa até a soda ser dissolvida. Acrescente o óleo ao poucos, por fim acrescente o amaciante e mexa bem todos os ingredientes. Coloque a mistura para secar em um vasilhame e corte-o da forma que desejar.

Essa é uma ótima opção de como fazer sabão caseiro para quem adora aquele cheirinho tão característico do amaciante.

Sabão com óleo e coco

E claro que não poderia faltar um sabão com o queridinho das receitas caseiras: o óleo de coco. Para esse sabão será preciso de:

  • 2l de óleo de cozinha
  • 2 cocos secos e frescos
  • 700ml de água
  • 500g de soda cáustica
  • 125ml de álcool

No liquidificador bata o coco e a água até que ambos virem uma pasta bem fina, em seguida ferva esse creme até ela se reduzir a ¾ da sua quantidade total e até que ela se transforme em um pasta cremosa de coco.

Veja também – Como fazer sabonetes artesanais: Receitas, dicas e cuidados

Aqueça o óleo e depois junte ele com o seu creme de coco em um pote. Agora, insira a soda cáustica e mexa até que ela se dilua na pasta de coco por completo. Por fim, adicione o álcool e misture tudo por 40 minutos.

Deposite a mistura em algum recipiente liso e coberto com papel manteiga e espere secar, aí é só cortar o seu sabão da da forma que você quiser.

Sabão de abacate

E para finalizar nossas 5 dicas de como fazer sabão caseiro vamos a uma receita de sabão de abacate que pode ser usado na nossa pele:

  • 5 kg de polpa de abacate
  • 400 g de soda cáustica
  • 150g de breu
  • 1/2 kg de sebo derretido – você também pode usar banha

Para fazer essa receita é preciso que os abacates estejam maduros, agora retire o conteúdo mole do abacate e a deposite no vasilhame e adicione a soba, o sebo e o breu. Misture tudo durante 60 minutos, em seguida deposite os ingredientes em uma caixa coberta com plástico ou formas e deixe o sabão secar por cerca de 24 horas.

Veja também – Sabonete de aroeira: conheça os seus benefícios para a pele

Aí é só cortar. O recomendado é que você use o sabão após um mês de sua fabricação, isso porque esse tempo serve para diminuir o poder corrosivo da soda em nossa pele.

Ficou muito mais fácil cuidar da própria roupa atualmente, e o melhor é que você faz isso e ainda auxilia o meio ambiente usando o óleo de cozinha usado de uma forma muito melhor e menos prejudicial do que descartando-o na pia da sua cozinha.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */