Beleza Cabelos

Sabão de coco faz bem para o cabelo? Descubra se é mito ou verdade!

Está aí um assunto que traz diferentes opiniões e causa aquela confusão na cabeça – literalmente – das vaidosas de plantão! Certamente, pelo menos uma vez na vida, você já ouviu que lavar o cabelo com sabão de coco pode fazer bem à saúde dos fios. Também, muito provavelmente, você pode ter escutado o contrário disso, que ele pode ressecar e “armar” os fios…

Pois bem! Se você aí do outro lado, assim como eu e outras tantas mulheres, também tem dúvidas sobre esse assunto, chegou ao artigo certo. Nos próximos parágrafos, vamos esclarecer até onde isso é verdade e em qual momento o assunto tornou-se uma lenda simplesmente para assustar a mulherada que ama cuidar das madeixas.

O Tudo Ela foi investigar e responde agora mesmo para você a pergunta: “Afinal, sabão de coco faz bem para o cabelo?”. Vem comigo!

Assuntos

Afinal, por que o sabão de coco?

O sabão de coco é um dos produtos mais antigos nos lares brasileiros, desde o tempo de nossas avós, usado para várias funções, com lavar louças, roupas, fazer a limpeza da casa, tomar banho e até lavar os cabelos no lugar do shampoo. Isso porque ele contém entre os seus componentes, como o próprio nome já diz, o coco, um dos alimentos mais benéficos para a saúde no geral e, inclusive, para a pele e cabelos.

O coco é rico em nutrientes essenciais ao organismo, dentre eles os ácidos capróico, caprílico, cáprico, láurico, mirístico, palmítico, esteárico, linoleico, oleico, além de vitaminas C, E, B1, B3, B5 e B6 e minerais como potássio, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, selênio, sódio, entre outros, que ajudam a:

  • Emagrecer;
  • Nutrir e hidratar o corpo;
  • Controlar a tireoide;
  • Prevenir a obesidade;
  • Evitar câimbras;
  • Regular o intestino;
  • Fornecer mais energia ao corpo;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Controlar o colesterol;
  • Prevenir doenças cardíacas;
  • Hidratar e nutrir a pele e cabelos;
  • Melhorar a digestão;
  • Controlar o metabolismo.

Com tantos benefícios que o coco oferece à saúde e beleza, não é difícil imaginar que o sabão de coco também possa trazer efeitos benéficos para as nossas madeixas, certo? No entanto, há um porém nessa história toda, que você vai entender melhor nos próximos parágrafos…



Sabão de coco faz bem para o cabelo?

A resposta é simples: DEPENDE. O produto poderá fazer bem ou mal os fios, o que vai depender exclusivamente do tipo de sabão de coco que você vai comprar.

O sabão de coco comprado em supermercados traz em sua fórmula componentes químicos agressivos, que podem ser prejudiciais à saúde das nossas madeixas, especialmente se usados com frequência na rotina de beleza. Dentre os ingredientes está a soda cáustica (hidróxido de sódio), geralmente utilizada na fabricação de produtos de limpeza doméstica.

Por isso, eles costumam retirar oleosidade e resíduos de maneira muito potente do cabelo quando o lavamos. Como nossos fios precisam de um processo de limpeza mais equilibrado, o uso contínuo de sabão de coco industrializado pode provocar ressecamento, o motivo de muitas pessoas afirmarem que o sabão de coco faz mal para o cabelo.

Por outro lado, o sabão de coco 100% natural, fabricado para a higiene corporal e do cabelo, pode fazer muito bem à saúde e beleza das madeixas, já que é feito a partir do próprio coco ou óleo de coco, além de possuir em sua composição a adição de outros óleos benéficos aos fios.

Principalmente no caso de quem sofre com fios oleosos, ele pode ajudar no controle da oleosidade e redução da caspa, agindo como uma espécie de antirresíduo, devido ao seu pH alto, capaz de abrir as cutículas do cabelo, promovendo uma maior limpeza.

Por esta razão, o sabão de coco natural pode ser usado antes de um tratamento químico, no lugar do shampoo antirresíduos, ou para lavar os fios após a realização de uma umectação (nutrição) capilar. Geralmente, ele é vendido em casas de produtos e cosméticos naturais.

Como usar?

Além de prestar atenção no modo de fabricação do sabão de coco na hora da compra, para ter bons resultados no cabelo também é essencial ficar atenta à aplicação desse produto. Como falamos nos parágrafos anteriores, o sabão de coco 100% natural, que é o mais indicado para a higiene da pele e cabelos, contém um pH alto em relação ao pH das madeixas (entre 4,5 e 5,5), o que o torna incompatível com os nossos fios.

Quando utilizado em excesso, ele pode abrir as cutículas do cabelo e torná-lo ressecado, agredindo a fibra capilar e impedindo a restauração dos fios. Portanto, o ideal é que você aplique o sabão de coco somente uma vez por semana, seguindo de uma hidratação leve com máscara ou creme, durante o banho mesmo.

Outra dica é evitar esfregar o sabão diretamente no couro cabeludo na hora da lavagem. Em vez disso, espalhe primeiramente o produto nas mãos até que faça espuma, para só depois aplicá-la no couro cabeludo já úmido. Finalize massageando todo o local suavemente e deixe o produto agir por um minuto antes de enxaguar. Prontinho!

E aí? Você já utilizou sabão de coco alguma vez para lavar os seus fios? Conta pra gente nos comentários!

Até a próxima!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */