Casa

Sabonete líquido: vantagens, desvantagens e 3 receitas caseiras

O sabonete líquido sempre se destaca como uma opção mais atraente, a partir de sua embalagem, passando pelo aroma e consistência. Além disso, ele oferece uma sensação de frescor intenso na pele.

Vantagens gerais do sabonete líquido

  • O sabonete líquido é mais higiênico, pois o usuário só tem contato com a dose que dispôs na mão. O resto que fica na embalagem sempre será novo, em contraste com a barra, onde várias pessoas têm contato com ele. Isso pode causar uma cadeia de transmissão de bactérias;
  • Além disso, o sabonete líquido é mais limpo, pois não suja as superfícies onde está localizado;
  • É mais pratico para carregar em viagens.

Benefícios do sabonete líquido para a pele

  • Os ingredientes do sabonete líquido tendem a ser mais suaves para a pele, embora isso não afete a questão da limpeza. Ele também tem uma espuma mais leve. Isso faz com que a lavagem seja melhor e nenhum resíduo permaneça no corpo;
  • Outro fator é que a pele deve ser mantida com um pH balanceado de aproximadamente 5.7. Os sabonetes líquidos ajudam a manter o equilíbrio, pois suas fórmulas tendem mais para a acidez.

Desvantagens do uso do sabonete líquido

Como a sua composição traz produtos menos agressivos, e a embalagem muitas vezes é bastante atrativa, o sabonete líquido acaba se tornando demasiadamente caro.

Sabonete líquido versus sabonete em barra

Há tempos o sabonete líquido deixou de ser apenas um produto de higiene para as mãos. Nos dias de hoje muitas pessoas aderiram seu uso para o banho. Mas ainda há aquelas que não largam a opção do sabonete em barra.

Os sabonetes líquidos são geralmente privilegiados, pois supostamente as bactérias permanecem menos impregnadas após o uso. Já com o sabonete em barra é diferente. No entanto, podemos dizer que ambos os produtos estão igualmente expostos à proliferação. A bomba de sucção da embalagem do líquido acaba facilitando a sua entrada na embalagem.

Quanto ao que é melhor para a pele, o que importa são os ingredientes que contêm ambos os produtos. Se for feito com óleos em porcentagens adequadas, eles não causarão nenhum problema. Ao contrário, eles irão hidratar a pele e nutri-la.



Um dos benefícios do sabonete líquido é que ele não deixa aquela sensação de ressecamento que permanece com a barra. Contudo, em termos de limpeza, a eficácia é a mesma.

Então, nesse caso, você pode decidir entre um ou outro, usando o que for mais confortável.

As 3 melhores receitas caseiras de sabonete líquido

Receita 1

Ingredientes:

  • 1 recipiente com dispenser;
  • Sabonete (da sua preferência e em barra);
  • Água destilada (três xícaras por sabonete ralado);
  • 2 colheres de glicerina líquida ou azeite.

Modo de preparo:

Rale bem o sabonete escolhido (por exemplo, com um ralador de queijo.Caso não tenha um ralador, pode cortá-lo em pedaços pequenos e finos).

Em uma caçarola, deixe a água aquecer, introduzindo todo o sabonete ralado. Mantenha a caçarola em fogo baixo. Vá misturando lentamente e com cuidado até obter uma mistura homogênea, com o sabonete completamente dissolvido.

Em seguida, após desligar o fogo, você poderá adicionar as 2 colheres da glicerina vegetal para que a mistura fique mais hidratante. Se você não tiver glicerina, use a mesma quantidade de azeite em seu lugar. Ambos dão certo.

Se você preferir adicionar aroma,  pode incorporar algumas gotinhas de óleo essencial. Algumas das fragrâncias mais usadas são: lavanda ou gerânio. Isso adicionará ao sabonete líquido as propriedades desses óleos. Tente escolher o perfume para complementar ou use um sabonete sem nenhum cheiro.

Deixe a mistura ir esfriando, até que ela tenha a consistência de gel. Se você notar que o sabonete está muito espesso, isso pode ser resolvido aquecendo-o novamente e adicionando um pouco de água.

Coloque a solução dentro de um recipiente apropriado para sabonetes líquidos.

Dicas extras

É possível armazenar o sabonete em uma jarra de vidro à temperatura ambiente. É recomendável que você agite o produto de vez em quando, caso veja que ele começou a gelificar.

Receita 2

Uma ótima maneira de fazer sabonete líquido sem ter que aquecer a mistura é a que vamos mostrar a seguir.

Ingredientes:

  • 330 ml de água destilada;
  • 70 gramas de sabonete natural (que você vai ralar);
  • 30 ml de óleos de amêndoas (para hidratação extra se tiver pele seca);
  • 20 gotas de óleos essenciais (escolha a que for da sua preferência).

Modo de preparo:

Rale bem o sabonete que está em forma de barra, adicionando junto com os outros ingredientes no liquidificador. Bata e pronto para usar.

Receita 3

Ingredientes:

  • 14 gramas de extrato de aveia;
  • 185 gramas de sabonete facial líquido;
  • Tintura líquida solúvel em água;
  • 10 gotas de essência aromática;
  • Frasco de 200 ml com dispenser.

Modo de preparo:

A coloração e essência são de sua escolha, opcionais. Você pode optar tanto pelo aroma quanto pela cor que você mais gostar. Lembre-se de que bastam algumas gotículas de ambos para ser suficiente, mas vai muito do seu gosto. É possível também escolher por adicionar uma pitada de mica ou perolado para ter um belo toque de brilho.

Antes de iniciar a receita, é importante esterilizar os utensílios com os quais vai trabalhar. Para isso, recomenda-se colocá-los em um vasilhame com água muito quente. Em seguida, seque-os com um pano impregnado em um pouco de álcool.

Coloque seu sabonete em um recipiente, adicionando a essência, o extrato de aveia e a coloração. Integre bem, mexendo sem parar os ingredientes da listagem.

Encha o frasco escolhido com o auxílio de um funil. Desta maneira, será mais tranquilo não deixar que o sabonete derrame para os lados.

Para dar o toque final, você pode decorar a embalagem com os diversos tipos de adesivos que se têm disponíveis no mercado.

Prontinho! Você acabou de aprender como fazer sabonete liquido, assim como aprendeu um pouco sobre suas vantagens e desvantagens. E então, gostou do artigo? Deixe sua resposta nos comentários, mas não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Mais pessoas poderão ver e se interessar também.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */