Especiarias Receitas

Sal de bacon: você sabe o que é? Como fazer? Benefícios e muito mais!

Adora aquela carne assada, não consegue imagina sequer a hipótese de viver como vegetariana, se inebria com o odor agradável na grelha nos churrascos de fim de semana que já viraram tradição, gosta de saber todas as novidades referentes a como melhorar uma experiência tão agradável que é reunir os amigos e familiares em volta de uma churrasqueira e bater um papo apreciando carne saborosa; faz coraçõezinhos com bacon? O assunto que tratamos hoje vai ser do seu interesse. Sal de bacon. Já ouviu falar de sal de bacon?

Não, talvez diga, mas soou bem, soou legal, o que não soa legal com bacon? Bacon é vida afinal. Com toda certeza é bom, o que não é bom com bacon?

Como fazer? Quero estrear essa novidade já neste final de semana!

Calma, contenha o ânimo, vamos explicar direitinho como fazer sal de bacon e vamos fazer mais, vamos fazer justiça ao bacon, apontar que ele não é esse vilão todo que pintam dele sobre questões de saúde. Ele tem suas virtudes.

Porém novamente se segure aí. Não quer dizer que liberou geral e poderá se entupir de bacon até ficar rosada e chafurdar na lama. Tudo, tudo, tudo em excesso faz mal.

Ok, menos feriado. Nunca são excessivos.

Certo, livros também não. Quanto mais, melhor.



Beleza, verão prolongado também é bacana. Frio ninguém merece.

Tá, quase tudo em excesso faz mal, ok? Bacon é um caso. Mas apreciando moderadamente, em quantidade aprovada pelos critérios sensatos do bom senso, pode comer sem medo de ser feliz.

Para saber o que é sal de bacon, para saber como fazer sal de bacon, para saber o que o bacon tem de bom, além do gosto adorável, claro, siga firme na leitura.

Bacon e a saúde

Sabe aquele parente que sempre faz questão de fazer as piores previsões possíveis sobre a sua saúde ao te ver comendo algo considerado “perigoso”? Da próxima vez que ele vier fazer uma suave reprimenda, adotar o tom passivo agressivo sobre o fato de estar, supostamente, se arriscando ao consumir carne com colesterol, com gordura, diga:

– Não tem problema a gordura, tia Maricota, bacon, ou sal de bacon, tem 40% de gordura monoinsaturada.

– Monoinque?!

– Saturada.

– E daí?

– E daí, alma pia que fica policiando todos que querem ser feliz, que gordura monoinsaturada é constituída por ácido oleico.

– Ácido o quê?!

– Oleico. Que é o mesmo ácido encontrado no azeite de oliva, tão exaltado por ser considerado um produto saudável para o coração. Sem contar o ácido palmiloteico.

-Ácido o quê?!

Palmiloteico. Cerca de 3% da gordura do bacon é formada por esse ácido, um lipídio moninsaturado com valiosas propriedades antimicrobianas.

– E os nitratos que tem tanto no Bacon, como por tabela no sal de bacon, não é cancerígeno?

– Não, esse é um alarde sem fundamento, nossos corpos são carregados de nitratos e os legumes tão reverenciados também são carregados de nitratos. Os temores publicados são de que o nitrato quando aquecidos no processo de produção do bacon podem formar compostos chamados nitrosaminas, agentes cancerígenos conhecidos. Mas a preocupação não faz sentido, já que a vitamina C é adicionada no processo de cura da carne, o que reduz de maneira eficaz o teor da nitrosamina.

O que é sal de bacon?

A questão sobre o que é sal de bacon é muito fácil de ser respondida: é o enlace matrimonial tão bem sucedido como o do queijo com a goiabada, o morango com o chocolate, o pastel com o caldo de cana, a bisteca com o limão, o Bolsonaro com o Mourão, ops, quer dizer, não, esqueça o último. É outra categoria de enlace.

É a união do sal, sempre bem vindo, com a vida, com o bacon.

Beleza, mas como fazer essa união de bacon e sal? Como fazer sal de bacon? É muito trampo? Precisa ter uma indústria, precisar torrar uma grana que poderia comprar uma vida inteira de bacon?

Que nada.

É simples de fazer e não precisa de nada muito sofisticado.

Confira a seguir o passo a passo para fazer sal de bacon e tenha a sua conclusão.

Como fazer sal de bacon?

Confira o que você vai precisar para fazer sal de bacon:

  • 4 a 6 fatias de Bacon;
  • 100 gramas de Sal grosso;
  • 1 colher de chá de Páprica (ou de colorau);
  • Alho;
  • Micro ondas;
  • Forno.

Certo, anotou? Agora vamos fazer um time campeão com essa escalação de itens.

  • Primeiro, pegue um prato e o revista com papel toalha, umas 3, 4 folhas dá pro gasto, e coloque as fatias de bacon por cima;
  • Leve ao micro-ondas;
  • Escolha a potência máxima e, para não correr o risco de passar do ponto, selecione “sessões de esquenta” de 1 minuto. Para ficar mais claro: esquentar de 1 em 1 minuto até perceber que ficou no ponto ideal, bem crocante e douradinho;
  • Outra opção é colocar os bacons no forno e aguardar até que fiquem dourados;
  • Não importa o meio, o fato é que precisará deixá-los esfriando;
  • Depois, pegue as fatias, não tem problema se em pedaços quebrados, e coloque-as no liquidificador;
  • Adicione as 100 gramas de sal grosso;
  • Misture-os até o ponto que desejar, com aspecto mais grosso ou mais fininho;
  • Se não quiser colocar o alho, a páprica ou o colorau basta deixar o sal na geladeira para durar mais tempo;
  • Mas se for do seu gosto misturá-los ou apenas um dos três, faça uma boa mistura, coloque em um vidro com tampa e geladeira nele.

Pronto! Agora é só usar o sal de bacon onde preferir.

Considerações finais

O bacon é um alimento que, se consumido em quantidade razoável, não traz prejuízos a saúde, pelo contrário, ao se constatar que tem 40% de gordura monoinsaturada, gordura composta por ácido palmiloteico, o mesmo encontrado no azeite de oliva, concluir-se que pode fazer bem para a saúde do coração.

O sal de bacon é a mistura de sal grosso com fatias de bacon douradas e crocantes no liquidificador. É possível adicionar páprica, colorau e alho no sal de bacon.

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe, opine. Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de nutrição.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */