Cabelos

Selagem alisa o cabelo? Entenda de uma vez

O cabelo levemente ondulado, com movimento e volume, está ganhando popularidade pouco a pouco ao invés do extremamente liso. Portanto, os novos tratamentos para “disciplinar” o cabelo, como a selagem, tornaram-se um sucesso. Mas é aí que vem a dúvida: selagem alisa o cabelo ou somente diminuiu o frizz? É o que saberemos neste artigo.

O que é uma selagem?

A selagem consiste no fechamento dos fios das cutículas, processo muito importante após a hidratação do cabelo. Como o próprio nome indica, esta técnica sela os cabelos danificados, restaurando e protegendo contra danos futuros.

Em certos casos, a selagem capilar é feita nos institutos de beleza com produtos químicos em sua formulação. Assim, muitas mulheres preferem opções mais naturais e que não representem um risco para a saúde dos fios.

Hoje em dia é possível fazer uma selagem, usando produtos naturais que também oferecerão bons resultados.

Como fazer uma selagem capilar

Antes de sanar a dúvida “selagem alisa o cabelo?” vamos entender como é o passo a passo da técnica.

O procedimento de selagem consiste em etapas e requer cuidado ao ser feito, no entanto, não é nada complicado. O primeiro passo é a lavagem com um shampoo que efetivará a limpeza profunda no intuito de deixar as cutículas dos fios abertas. Em seguida, aplica-se o selante e as cutículas são fechadas, com o auxílio do vapor quente do secador.

A melhor maneira para conseguir um bom resultado é distribuir o produto no momento da aplicação, não esquecendo de nenhuma partezinha sequer. Dê uma olhada na forma mais simples de selagem, passo a passo, que preparamos logo abaixo:

  • Faça a lavagem do cabelo com shampoo antiresidual;
  • Com a ajuda de uma toalha, retire todo excesso de água;
  • Faça a aplicação do selante em toda a extensão dos fios;
  • Seque o cabelo com a ajuda do secador;
  • Faça outra lavagem no cabelo para remover o produto;
  • Aplique um pouco de protetor térmico e seque os fios com o secador novamente.

Devido ao número grande de etapas, o procedimento pode demorar um pouco. O tempo da selagem completa dependerá em grande parte do tamanho do cabelo e de sua quantidade. Em média, você provavelmente gastará 1:30 minutos.

Selagem capilar com produto caseiro simples

A selagem capilar caseira usa apenas dois ingredientes: um condicionador para cabelos e vinagre branco.

O primeiro passo é colocar aproximadamente dois dedos de vinagre branco no frasco de condicionador e sacudir para misturar bem. Use toda vez que o cabelo for lavado. Aplique logo após o uso do shampoo e deixe agindo por 3 minutos. O enxágue deve ser feito com água fria ou morna.

Esta técnica baseia-se no pH dos produtos. A alta acidez do vinagre serve para selar o cabelo depois que ele é hidratado pelo condicionador Portanto, essa selagem ajuda a reter as propriedades de hidratação dos fios, deixando o cabelo sedoso e bonito por mais tempo.

Selagem alisa o cabelo? Diferença entre técnicas de selagem

Confusão com técnicas de selagem, como cauterização e escova progressiva é bastante comum. No entanto, os procedimentos são diferentes, pois não se usa os mesmos tipos de produtos, assim como suas finalidades não são condizentes uma com a outra.

O conhecimento dessas técnicas é essencial para escolher o mais adequado que vá garantir que o cabelo fique exatamente o jeito que você deseja.

Uma das diferenças entre a selagem e a progressiva é a finalidade: enquanto o tratamento com o selador reestrutura, a progressiva apenas alisa.

As composições dos produtos também se diferem. O selador é feito de queratina. A progressiva possui formaldeído, substância que, em geral, danifica os fios. Além do mais, os objetivos das escovas alisadoras são de modificar a estrutura capilar, o que não ocorre na selagem.

A cauterização já tem algo relacionado com a selagem, sendo um procedimento para fazer as madeixas mais bonitas e saudáveis. É uma técnica mais similar e que também não estraga o cabelo, ao contrário.

A cauterização funciona como método de recuperação da elasticidade, como uma capa protetora das cutículas, no interior do fio. Isto é, hidrata profundamente selando as escamas do cabelo e suavizando pontas espigadas, eliminando a aparência do cabelo frizzado.

A diferença entre os dois procedimentos é que a selagem mantém os cabelos bem macios; já a cauterização só desempenha hidratação interna.

Selagem alisa o cabelo: mito ou verdade?

A selagem capilar tem a função de fechar as cutículas dos fios, selando a estrutura e tratando o cabelo danificado por processos químicos. Uma das maiores vantagens do procedimento é a obtenção de recuperação da saúde de suas madeixas, o que proporcionará mais disciplina, hidratação, brilho e força.

No entanto, muitos tratamentos são chamados de selagem, mas podem ser, de fato, uma escova progressiva. Isto ocorre quando o produto contém na sua formulação – além da queratina utilizada para selar – uma quantidade de formaldeído.

Este composto pode estar presente apenas em concentrações de 0,2% no produto; mais do que isso pode causar vários efeitos colaterais. Contudo, geralmente, esse tipo de concentração não fornece o efeito liso desejado. Sendo assim, quantidades maiores acabam sendo usadas. Isso descaracteriza o real significado da selagem. Portanto, como resposta à pergunta “selagem alisa o cabelo?” a resposta é: não, tecnicamente.

A selagem apenas disciplina os fios, restaura e hidrata. Em alguns casos, dependendo do tipo de cabelo, o efeito liso surgirá como reação da própria restauração capilar, isso, se a estrutura dele já for lisa. Não adianta querer que um cabelo cacheado alise apenas com esse procedimento.

Se por ventura encontrar um profissional que prometa alisamento somente com a selagem, desconfie, pois provavelmente na formulação do produto conterá boas doses de formol.

Com as informações que passamos você conseguiu tirar as suas dúvidas sobre se a selagem alisa o cabelo ou não? Agora você poderá escolher o melhor procedimento para executar nas suas madeixas conforme o efeito que desejar. Mas lembre-se de optar sempre por tratamentos que restaurem seus fios e não que os danifique.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.