Nutrição Saúde

Selênio: qual sua importância e benefícios? Como consumir?

Esse é um nutriente que é extremamente importante para toda e qualquer forma de vida. É um ótimo antioxidante, anti-inflamatório, contando efeito protetivo e o melhor, pode ser encontrado em diversos tipos de alimentos e, neste artigo, você saberá um pouco mais sobre o selênio.

Prontas para começar e, consequentemente, adicionar esse alimento tão importante em rico em nossa dieta? Antes de adentrarmos no assunto, nada melhor do que deixar claro que, tudo que comemos para um determinado fim, deve ser respeitado a quantidade necessária, exagerar pode trazer algumas complicações e resultados indesejados.

Você sabe o que é Selênio?

É um micronutriente que está presente nas plantas, no solo e, em uma quantidade menor, na água. É de suma importância para todos os seres vivos, devido ao fato de ajudar na prevenção de algumas doenças, isso sem mencionar o fortalecimento do sistema imunológico e a proteção de alguns de nossos órgãos. A ausência desse nutriente em nosso organismo pode acarretar alguns males, como por exemplo: dificuldades no crescimento, pancreatite, distúrbios de fertilidade.

Qual sua importância para o corpo?

Por estarmos falando de um nutriente que é um poderoso antioxidante, vale destacar que tem como finalidade prevenir e evitar a degeneração celular que costuma causar algumas doenças, entre elas: o câncer. Também é utilizada para proteger as articulações, tireoide, cérebro, além de melhorar os níveis e a qualidade do sangue. Também ajuda a equilibrar os níveis de hormônios e, ainda, ajuda no metabolismo.

Uma das coisas mais interessantes do selênio é que não precisa de uma quantidade enorme de nutrientes para obter suas vantagens. Uma quantidade mínima garantirá todos seus benefícios. Por isso, nada melhor do que conversar com algum profissional para estipular uma quantidade de selênio para ser consumido diariamente, infelizmente, uma quantidade maior pode ser prejudicial para saúde.

Os benefícios do selênio para a saúde

Consumir regularmente o selênio e dentro de suas limitações (geralmente é recomendado cerca de 55gr) garantirá uma ótima quantidade de nutrientes que lhe deixarão ainda mais disposta e com mais saúde. Veja abaixo, detalhadamente, os benefícios que esse nutriente pode trazer para nossa saúde.

  • Previne o câncer: como dissemos, o selênio conta com propriedades antioxidantes e, por essa razão, é ótimo para tornar as células saudáveis, devido a menor incidência de radicais livres, que são os responsáveis pela degeneração das células. Isso indica um menor número de formações e mutações nas células doentes que podem causar tal enfermidade, principalmente na próstata, mama, pulmão e fígado.
  • Protege o coração: é um ótimo aliado para combater problemas no coração, também devido as suas propriedades antioxidantes que, além de ajudar no fluxo sanguíneo, ainda ajuda no combate à inflamações.
  • Fortalece o sistema imunológico: como ajuda a tornar o organismo mais forte e saudável, nada mais natural para auxiliar na formação de anticorpos para combater diversas doenças;
  • Articulações: por se tratar de um ótimo anti-inflamatório o selênio atua na proteção das articulações;
  • Equilíbrio hormonal: Para quem não sabe, a tireoide é um órgão que armazena uma grande quantidade de selênio e, por isso, também podemos dizer que o selênio é ótimo para gerar um controle hormonal, além de proteger diversos tipos de doenças degenerativas como: mal de Parkinson, Alzheimer, que podem simplesmente ser evitadas com o consumo mínimo de selênio.
  • Envelhecimento precoce: os radicais livres são os grandes inimigos de nossa saúde e o selênio por ser rico em antioxidante os combate, e por essa razão, além da prevenção de câncer, o selênio ajuda a combater o envelhecimento precoce.
  • Ajuda a perder peso: e como é um ótimo nutriente para o equilíbrio hormonal, o selênio ajuda na manutenção e na perda de peso.
  • Aumenta a fertilidade: por se tratar de um nutriente que ajuda muito o fluxo sanguíneo, o selênio tem um papel importante no combate contra a infertilidade. O selênio é incorporado ao esperma que pode mudar seu comportamento enquanto viaja pelo canal vaginal. Outro detalhe importante sobre o selênio e fertilidade é a possibilidade da redução de riscos de aborto.
  • Reduz os sintomas da asma: foi observado que em alguns pacientes com asma crônica há um nível menor de selênio, portanto, se o nutriente for ingerido, seja através dos alimentos ou dos suplementos, pode trazer ótimos benefícios ao paciente.

Quais alimentos contam com selênio?

Bom, você deve estar curioso para saber quais são os alimentos que contam com esse nutriente que faz tão bem para nosso organismo, não? Abaixo, uma lista com diversos alimentos que poderão ser inseridos em sua dieta, lembrando que é preciso não cometer exageros, ok? Tudo bem que o selênio faz bem, mas em excesso, pode acarretar efeitos contrários.

  • Semente de girassol ou chia;
  • Ostras;
  • Castanha-do-pará;
  • Peixes, como salmão ou atum;
  • Peito de frango;
  • Ovos;
  • Fígado;
  • Alho;
  • Cogumelo.

Orientações finais

Compartilhe com seus amigos e familiares sobre os benefícios do selênio. ?Afinal de contas, existem alguns benefícios indispensáveis para uma vida mais saudável e feliz. Lembrando que jamais é bom exagerar em nada nesta vida, nem mesmo nos nutrientes. Tudo que é em demasia não traz ótimos resultados para nós, por isso, nada melhor do que ingerir somente a quantidade necessária para termos acesso aos benefícios.

E agora que você sabe um pouco mais a respeito e que observou que não tem nenhum alimento que faça parte de sua alimentação. Vá inserindo-os lentamente e sempre observe como seu corpo se comporta, se por ventura sentir alguma diferença ou algum mal que comece a sentir depois de ter inserido esse nutriente, nada melhor do que procurar um profissional da área.

Outro detalhe: existem diversos suplementos que contam com uma determinada quantidade de selênio, de preferência, para os produtos naturais. Até porque os naturais sempre contam com a quantidade exata de nutrientes que precisamos. Agora, se você preferir adquirir o selênio através de um suplemento, nada melhor do que certificar-se com um profissional sobre a quantidade que deve ser ingerida para evitar ingestão em demasia e acabar lhe fazendo mal, ok?

/* ]]> */