Infográficos Nutrição Suplementos

Semente de abóbora e seus 15 benefícios para a saúde

Benefícios da semente de abóbora

Você sabia que as sementes de abóbora podem trazer coisas maravilhosas para a nossa saúde? Não? Então, continue conosco neste artigo onde falaremos a respeito da semente de abóbora e seus 15 benefícios para a saúde. 

Mas, antes de você sair por aí comprando abóboras, tirando suas sementes e jogando o resto fora. Saiba que existem deliciosas receitas que podem ser feitas com esse fruto. Peraí, fruto? A abóbora não seria um legume? Bom, não, geralmente, quem tem sementes são considerados frutos pela botânica.

Continuando… Você pode fazer receitas incríveis com abóbora, isso sem mencionar os doces, sopas, tortas, entre outras deliciosas receitas que encontramos por aí. Algo muito interessante para deixar bem claro a respeito das abóboras é: seu baixo teor calórico e sua alta concentração de vitaminas.

Por que as sementes de abóbora são boas para nossa saúde?

Como já foi escrito, a abóbora conta com diversas vitaminas, entre elas: triptofano, manganês, fósforo, magnésio, cobre, ferro, zinco e proteína. Isso sem mencionar as vitaminas A, do complexo B e os fitosteróis. E não encontramos somente na abóbora em si, como também em suas sementes que podem ser de grande valor para as pessoas que curtem saídas naturais para evitar determinados males.

Semente de Abóbora: 15 benefícios para a saúde [Infográfico]

Semente de Abóbora: 15 benefícios para a saúde [Infográfico]

A semente de abóbora e o sistema imunológico

Você sabia que o zinco é responsável pela proteção e pelo combate à inúmeras doenças que podem instalar-se em nosso organismo? Pois é, eu não sabia também… Segundo o Instituto Nacional de Saúde, a quantidade ideal de ingestão de zinco seria de 8 mg para uma mulher adulta. Tudo bem, existem vitaminas que contam com o zinco e que parecem uma solução mais simples. Não é mesmo?

Não! Claro que não. Geralmente essas vitaminas industrializadas acabam trazendo alguns efeitos colaterais indesejáveis, como por exemplo: ganho de peso devido à combinação de outras vitaminas. Por isso, nada melhor do que apostar em saídas naturais, por exemplo, em 100gr de semente de abóbora você obtêm 10mg de Zinco. Entendeu?



Benefícios da semente de abóbora

As sementes de abóbora e suas propriedades antimicrobianas

As sementes de abóbora contam com proteínas lignanas que atuam em nosso organismo prevenindo e combatendo infecções virais, fúngicas e bacterianas.

As sementes de abóbora e sua influência na Próstata

As sementes de abóbora também são ótimas para a saúde do homem, particularmente, em sua próstata. Tal benefício se dá pela presença dos fitosterois que atua na prevenção e transformação da testosterona em di-hidrotestosterona, que é a responsável pela hiperplasia prostática, ou simplesmente, aumento da próstata.

As sementes de abóbora e sua influência nas pedras nos rins

As sementes de abóbora desempenham um papel importante na redução das toxinas de nosso organismo, além de conter características diuréticas e antioxidantes, estimulam o funcionamento dos rins e fígado, gerando uma desintoxicação do corpo, acabando com a possibilidade de formação de pedras nos rins, artrite ou gota.

As sementes de abóbora no combate contra insônia e ansiedade

Para tais problemas, as pessoas acabam recorrendo para remédios prescritos que pode trazer um grave dano colateral: dependência. E se te falasse que a semente de abóbora pode lhe ajudar a combater sua ansiedade e insônia?

Por serem ricas em triptofano e magnésio, as sementes de abóbora contam com substâncias relacionadas à sedação e calmantes que podem nos ajudar com estes problemas. E o mais interessante, por ser algo natural, não é contra-indicado e ainda não causa dependência.

As sementes de abóbora são boas para o coração?

Já mencionamos que as sementes de abóbora contam com fitoesterois que é uma substância ótima para o coração também, e sabe por que? Pelo simples fato de reduzir o colesterol ruim e, consequentemente, impedindo na formação de coágulos no sangue e aterosclerose que são os vilões em derrames e ataques cardíacos.

As sementes de abóbora ainda contam com baixo teor de sódio que melhoram a saúde do coração através da redução da pressão sanguínea. Além do sódio, contam com níveis altos de cobre que ajudam no aumento da contagem das células vermelhas no sangue.

As sementes de abóbora e a saúde óssea

Hoje em dia diversos estudos estão sendo realizados com sementes de abóbora devido aos diversos benefícios que trazem para nossa saúde. Entre eles estão os efeitos positivos sobre a osteoporose devido sua alta concentração de cálcio, zinco, cobre, entre outros minerais que estão relacionados com nossos ossos. O consumo das sementes de abóbora diariamente podem reduzir os sintomas da osteoporose e a fragilidade óssea.

As sementes de abóbora contra o câncer

Sabemos que uma das doenças mais temidas pela humanidade é o câncer. Diversos estudos buscam uma maneira de tratar a doença de uma maneira mais eficaz. Tudo que se refere a doença é especulativo, contudo, segundo pesquisas, as sementes de abóbora tem influência positiva na redução de possibilidades do desenvolvimento da doença.

O extrato da semente de abóbora já se tornou foco de estudos com cobaias e os resultados foram positivos. Talvez pela riqueza das substâncias e de seu poderoso antioxidante que livra nosso corpo dos radicais livres, inimigos de nosso metabolismo e que podem desenvolver tal mal.

As sementes de abóbora para o bom humor

Se você está precisando de uma injeção de bom humor na sua vida, uma boa dica é que encha a mão e mande para dentro algumas sementes de abóbora. São ótimas e atuam positivamente em nossa psique, ajudando até mesmo acabar com aquele transtorno de humor que, em muitos casos, não sabemos exatamente de onde vem.

As sementes de abóbora e outras maravilhas

  • É um ótimo antidepressivo natural por conter L – triptofano;
  • Também é recomendado para quem tem problemas de prisão de ventre;
  • Por suas características anti-inflamatórias, são recomendadas para pessoas que sofrem com artrite;
  • As sementes de abóbora além de sua riqueza em proteínas, ainda, ajudam na estabilização de açúcar no sangue quando consumido ao longo do dia, em pequenas quantidades é claro. E, se é ótimo para a estabilização de açúcar, também é ótimo para a perda de peso.

Considerações finais

Não sei quanto a vocês, mas estou saindo do computador agora para comprar alguns punhados de semente de abóbora. Não esqueça de comentar nossa publicação, qualquer crítica é super bem-vinda, qualquer compartilhamento é de muito orgulho, sinal que nossa intenção fora alcançada: de informar. Até a próxima!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */