Nutrição Vegetais

Serralha: como plantar, como é usada e seus benefícios

Serralha

A serralha é um tipo de planta que você certamente não conhece todos os benefícios e nem sequer pensou que seria um alimento com fortes propriedades medicinais, além, é claro, de ser possível ter um plantio próprio… Ficou curiosa quanto a esta planta poderosa? Pois então, esta matéria pretende mostrar os aspectos mais importantes desta PANC e como ela só pode trazer coisas boas à saúde, no fim, você já estará colocando ela na sua dieta.

Conheça um pouco a serralha

Comumente encontrada no norte da África, Ásia, na Europa e aqui no sul do Brasil, a serralha costuma ser confundida com um dente de leão, o que já nos dá algumas dicas quanto a sua aparência: pequena, pouco ramificada e com raízes profundas que perfuram bem o solo em que se encontra.

Ela prospera bem em qualquer tipo de solos, talvez seja por isso que a classificam como uma erva daninha qualquer, descartando uma planta muito boa sem nem ao menos considerar suas propriedades particulares. O maior erro, com certeza, é este, já que tachando ela como uma erva daninha, ignoram que é uma PANC muito importante.

Mas o que é uma PANC? Nada mais é que uma planta alimentícia não convencional, ou seja, podemos nos alimentar dela tranquilamente, só que não o fazemos por conta de convenções sociais e culturais que nos ensinaram que aquilo era apenas “mato”, diferente de vegetais e hortaliças como o alface ou a rúcula, por exemplo.

Propriedades da planta

Usada para fins alimentícios e medicinais, a serralha oferece uma farta lista de nutrientes e ações que muitos alimentos convencionais não conseguem suprir com tanta eficácia em poucas porções. Geralmente usada em forma de chá, ela pode oferecer os valores listados a seguir:

  1. Vitamina A;
  2. Ação anti-inflamatória;
  3. Cálcio;
  4. Vitaminas do complexo B;
  5. Antioxidante;
  6. Vitamina C;
  7. Vitamina D;
  8. Ferro;
  9. Ação adstringente;
  10. Vitamina E;
  11. Fósforo;
  12. Propriedade anticancerígena.

Como ela só apresenta bons níveis de vitamina e nutrientes, não há contraindicações para o uso da planta, o que é positivo, considerando que não causará infecções ou alergias em crianças e adultos. Vale ressaltar que nem toda PANC é livre de efeitos colaterais, algumas devem ser usadas com moderação e somente sob orientação de um nutricionista qualificado, ok? Pesquise bastante antes de sair se alimento de qualquer “matinho”.

Os usos mais comuns

Por ter ricas propriedades, a erva costuma ter ação cicatrizante, fortalecer a vista, curar a psoríase, ser usada no tratamento do vitiligo e cuidar de problemas hepáticos, intestinais, reumáticos e de circulação.

Podendo ser consumida como chá, de forma refogada ou em saladas, cai bem em pratos frios ou quentes, como sopas e molhos. Quando bem preparada pode dar um toque especial e, se bem trabalhada, serve como um lindo ornamento em pratos mais elaborados.

Conheça agora alguns chás e emplastros caseiros preparados a base de serralha, que podem tratar problemas de saúde com eficácia surpreendente.

Problemas estomacais, digestivos e hepáticos

Coloque uma colher de sobremesa da planta picada em uma xícara de chá de água e ferva por 15 minutos ou até a água borbulhar, deixe abafar por mais dez minutos depois de desligar o fogo e coe antes de beber. Para este fim, é recomendado que se beba uma xícara antes de uma refeição principal, como o almoço.

Problemas urinários e dor nos rins

Ferva um litro e meio de água e depois adicione duas colheres de sopa da erva bem picada. Deixe a mistura no fogo por mais cinco minuto e depois é só coar antes de tomar a qualquer hora do dia, sem restrições.

Problemas com perda de apetite e anemia

Essa é a receita mais longa de se preparar, devido ao tempo de preparo e só deve ser utilizada por adultos devido ao teor alcóolico presente na receita. Sendo assim, adicione em uma garrafa comum de vinho branco três colheres de sopa de serralha picada e deixe macerar de 10 a 15 dias antes de coar. Pode beber antes de qualquer refeição, porém, é melhor deixar para tomar uma taça antes das duas principais.

Feridas e acne

Coloque em um recipiente três colheres de sopa da planta bem picada e uma colher de sopa de glicerina, depois disso, amasse com força e por bastante tempo, até que comece a ficar consistente, homogêneo e ficar parecido com uma pasta. Coloque em um pano fino e aplique como uma compressa na localidade machucada três vezes por dia até a melhora total da pele.

Como ter uma serralha para chamar de sua

Como é uma erva resistente e que cresce com rapidez surpreendente, é fácil de ser cuidada quando colocada em um jardim doméstico. Assim sendo, ela não necessita de agrotóxicos ou pesticidas para manutenção, apenas água e clima ameno, nem mesmo o solo precisa ser perfeito, pois suas raízes se adaptam bem a qualquer lugar, urbano ou rural.

Por isso, essas dicas podem ser úteis para você começar uma plantação de serralha em sua casa.

  1. Clima: como já dito acima, ela precisa de clima ameno, sem mudanças climáticas bruscas e nada extremo como um sol escaldante ou geada.
  2. Luminosidade: apesar de não se dar bem com sol forte, é necessário que ela esteja em contato direto com luz solar pelo menos quatro horas ao dia para prosperar bem sem perder nutrientes essenciais.
  3. Solo: mesmo não precisando de um solo bem cuidado para se começar a plantar, é sempre bom ter em mente que o pH ideal é algo entre 5,5 e 6,5 e sempre bastante úmido, o que fará com que você não enfrente muitas dificuldades durante o cultivo.
  4. Plantio: pode ser feito através de sementes ou transplante de mudas, estas só devem ser feitas quando a muda tiver quatro folhas no mínimo. Se plantar mais de uma em seu jardim, o espaçamento sugerido é de 30 centímetros entre elas.

Como você acabou de conhecer as propriedades e características principais da serralha, é bem provável que você esteja querendo incluir esta pequena planta em sua gastronomia. Saiba que isso é possível sim e com grande facilidade, basta pesquisar algumas receitas e não hesitar no momento em que precisar se aventurar por novos sabores.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.