Beleza Cabelos

Shampoo de café faz o cabelo crescer? Saiba tudo aqui

Cuidar dos cabelos é quase um ritual que a maioria de nós mulheres segue religiosamente. Para muitas, para conseguir madeixas bonitas, sedosas e longas, vale tudo! Tudo mesmo… Desde produtos e procedimentos químicos até aquelas famosas misturinhas caseiras que prometem melhorar a saúde dos fios e promover o crescimento em curto espaço de tempo.

Dentre estas últimas está o shampoo de café. Como assim? É isso mesmo. Trata-se de uma mistura feita em casa colocando o café em pó dentro de um shampoo sem sal para acelerar o crescimento capilar, além de deixar os cabelos mais brilhosos e macios. A misturinha está fazendo o maior sucesso na internet, principalmente depois que a ciência comprovou o resultado dos efeitos da cafeína no bulbo capilar e nos fios.

O shampoo de café promete acelerar o crescimento dos cabelos em até cinco vezes mais que o normal, ou seja, 5 centímetros por mês, uma vez que os nossos fios crescem aproximadamente 1 centímetro mensalmente. Mas, afinal, será que ele funciona mesmo? Será um produto “milagroso” para o crescimento capilar?

Se você ficou interessada e quer saber mais sobre o shampoo de café, continue lendo esse artigo até o final e conheça mais sobre o assunto.

Shampoo de café faz mesmo o cabelo crescer?

shampoo-de-cafe-faz-o-cabelo-crescer

Na verdade, não é o café em si que pode fazer bem para os cabelos e acelerar o seu crescimento, mas sim, a cafeína. Segundo um estudo divulgado por cientistas da Universidade Lübeck, na Alemanha, a cafeína é capaz de tratar a queda e, ainda, estimular o crescimento dos fios de maneira rápida e eficiente.

De acordo com os pesquisadores, foram realizados diversos experimentos com a aplicação de uma solução com cafeína em pessoas com os folículos capilares fragilizados e os resultados foram impressionantes. Os cientistas notaram um aumento considerável no crescimento dos cabelos de 25%.



O motivo disso é que a cafeína tem em sua composição substâncias capazes de prevenir que as células capilares morram ou entrem em estado de dormência. O resultado é de menos queda e nascimento de novos fios resistentes e saudáveis.

Por isso, a combinação de um shampoo (de preferência, sem sal, para potencilizar os resultados) e a cafeína pode sim fazer muito bem aos cabelos, auxiliando de maneira eficaz no seu crescimento.

Posso usar o café de cozinha nos cabelos?

Não. Essa é uma maneira equivocada que a maior parte das mulheres entendeu sobre o método aplicado pelos cientistas alemães. Como dissemos acima, é a cafeína a responsável por trazer benefícios aos cabelos, e não o café em si.

E tem mais… De acordo com uma publicação do Jornal Internacional de Tricologia, a cafeína indicada pelos especialistas é a anidra, que é um tipo puro e sintetizado da cafeína, sem água na molécula.

Ao contrário do café que temos em casa, que além de possuir água na molécula, ainda não possui a quantidade indicada pelos cientistas para fazer o efeito esperado nos cabelos. Para se ter uma ideia, para conseguir os resultados de que os especialistas falam, seria preciso cerca de 50 copos de café por dia para estimular os folículos capilares.

Como fazer – Passo a passo

shampoo-de-cafe

A melhor forma de conseguir que os cabelos cresçam usando o shampoo de café é recorrer a um produto manipulado para conseguir a fórmula ideal sugerida pelos pesquisadores alemães. Você mesma pode mandar fazer em uma farmácia de manipulação ou comprar produtos manipulados no exterior, como a Plantur 39 Caffeine, que vende uma linha completa com esse tipo de produto na Europa.

A outra opção é fazer o shampo de café caseiro, na qual você pode obter os mesmos resultados que os produtos manipulados. Basta seguir o passo a passo que nós vamos ensinar a seguir e tomar alguns cuidados necessários para não danificar os fios.

Como dissemos acima, você não deve usar o café de cozinha para fazer o produto, pois ele não trará os resultados desejados. Neste caso, você pode utilizar a cafeína em pó ou o guaraná em pó, que são facilmente encontrados em lojas e supermercados de produtos naturais.

Você vai precisar de:

  • 3 colheres (sopa) de cafeína em pó ou guaraná em pó;
  • 1 frasco de shampoo com 250 ml (de preferência, sem sal).

Como fazer:

  • Passo 1: Despeje todo o frasco de shampoo em um recipiente de plástico.
  • Passo 2: Em seguida, adicione as 3 colheres da cafeína ou do guaraná em pó e misture bem com uma colher.
  • Passo 3: Depois de diluir toda a cafeína ou o guaraná em pó no shampoo, devolva o conteúdo ao frasco. Isso facilitará a aplicação do shampoo de café nos cabelos.

Como usar?

O shampoo de café não tem segredo para ser utilizado. Isso porque ele pode ser aplicado como qualquer outro shampoo comum. Basta aplicar uma pequena quantidade nos cabelos e massagear o couro cabeludo delicadamente com os dedos.

Espere o produto agir por alguns minutos nos fios e enxágue como de costume. Depois, pode usar o condicionador nos cabelos normalmente e finalizar do modo que preferir.

A dica é usar o shampoo de café de duas à três vezes na semana, sempre dando uma pauta de um dia e nunca utilizando-o em dias seguidos para não ressecar demais os fios. Substitua o seu shampoo comum por ele nos dias em que for lavar os cabelos.

Perguntas frequentes

shampoo-de-cabelo-crescer-os-cabelos

Por que usar shampoo sem sal?

O shampoo sem sal é o mais indicado para fazer o shampoo de café porque não contém sulfato em sua composição, que é uma substância que costuma agredir muito os fios e deixá-los bem ressecados. E a cafeína ou o guaraná em pó também costumam ressecar os cabelos. Portanto, se misturados a um shampoo comum (com sal) podem deixar as madeixas demasiadamente secas, o que não queremos por aqui, certo?

Pode usar shampoo de café em cabelos loiros?

A mistura do shampoo de café costuma alterar a tonalidade dos fios, escurecendo-os devido à coloração presente na cafeína. Por isso, apesar de não ser uma modificação definitiva, ele não é muito indicado para quem tem fios loiros. Mas, se você é dona de madeixas loiras e não se importa em ficar temporariamente com os fios um pouco escurecidos, pode ficar à vontade para usar o shampoo de café.

Qual condicionador devo usar?

Não há restrições para que tipo de condicionador usar depois de lavar os cabelos com o shampoo de café. Você pode utilizar qualquer um. No entanto, como os fios costumam ficar mais ressecados com o shampoo de café, uma boa dica é optar por condicionadores hidratantes, que darão mais vida e maciez às madeixas.

Por quanto tempo devo usar o shampoo de café?

Isso vai variar de cabelo para cabelo. Como a cafeína ou o guaraná em pó utilizados para fazer o shampoo não são vitaminas, não há riscos de provocar uma hipervitaminose. No entanto, duas coisas podem acontecer: ou o seu cabelo ressecar muito ou não responder mais ao crescimento proporcionado pela mistura.

Neste caso, caberá a você avaliar a situação das suas madeixas. Caso você perceba que elas estão muito secas devido ao shampoo, suspenda o uso por um tempo até que elas voltem ao normal.

Ou, ainda, se você perceber que os fios não estão mais crescendo como deveriam, dê uma pausa e volte a usar depois, pois eles podem ter se acostumado com os efeitos do shampoo de café e, por isso, não respondem mais de maneira positiva ao tratamento.

E você? Já experimentou o shampoo de café nos seus cabelos? Compartilhe!

Confira, também, outros sugestões de posts que já publicamos sobre shampoos:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */