Cabelos

Shampoo de camomila: benefícios e propriedades

Toda mulher aprecia cuidar de seus cabelos para mantê-los sedosos e sempre bonitos. Para assegurar a saúde dos fios, é necessário implementar cuidados em uma base diária. Nesse sentido, a escolha dos produtos certos é tão importante que não deve, de forma alguma, ser negligenciada. O shampoo de camomila, por exemplo, é o mais indicado para quem deseja fios mais claros e radiantes.

Em pleno verão, é natural que você deseje aproveitar esse período de muito sol e iluminar as suas madeixas, deixando-as com a cara da estação. Todavia, utilizar tinturas ou descolorantes pode não ser a melhor alternativa, uma vez que envolvem elementos químicos que podem danificar os fios.

Portanto, uma excelente opção é investir em soluções tradicionais que contribuem efetivamente para que os cabelos fiquem mais iluminados e brilhantes: o shampoo de camomila.

Se está considerando utilizar esse shampoo e, a partir do clareamento visual, garantir um visual ainda mais belo, não perca as diversas informações sobre o assunto que trazemos ao longo deste artigo. Boa leitura!

Por que o shampoo de camomila é tão popular?

O uso do shampoo de camomila é bastante disseminado no Brasil, uma vez que é comprovadamente eficaz para a limpeza capilar, além de fazer com que os fios que já são claros fiquem cada vez mais iluminados.

Quais são os principais benefícios?

O shampoo de camomila é, geralmente, produzido apenas com ingredientes e elementos naturais, podendo ser encontrado, também, na versão orgânica. Como é mais natural do que outros shampoos, ele pode evitar o ressecamento dos fios durante as lavagens, auxiliando a mantê-los hidratados por mais tempo.



A camomila deixa os fios mais macios, uma vez que possui propriedades fortemente hidratantes. Contudo, a vantagem mais atrativa para a maioria das mulheres consiste em seu poder iluminador e clareador. Entretanto, essa forma de claramente funciona somente para as pessoas que são naturalmente loiras.

Nesses casos, os resultados clareadores passam a se evidenciar após o uso continuado do shampoo de camomila, isto é, seus efeitos não são imediatos.

Após alguns meses de utilização do shampoo de camomila, as mulheres loiras poderão notar o clareamento em alguns tons e uma iluminação maior dos fios. Todavia, o clareamento a partir do shampoo de camomila não ocorre para as pessoas que ainda têm resíduos de produtos químicos nos cabelos.

Isso se dá porque os efeitos clareadores da camomila dependem da atuação de dois tipos de pigmentos:

  • Apigenina: que deixa uma tonalidade amarelada ao se depositar nos fios;
  • Azuleno: que age como um neutralizador dos tons amarelados.

Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios do uso contínuo do shampoo de camomila:

Brilho intenso

Quase todo shampoo de camomila faz com que os fios adquiram tons dourados e, consequentemente, mais cheios de vida e brilhosos!

Realce natural

Outro benefício formidável do shampoo de camomila é o efeito natural, pois, diferente das colorações químicas, ele clareia as madeixas, deixando-as com um aspecto bem mais iluminado!

Redução da oleosidade

A redução da oleosidade pode ser considerada como uma propriedade comum a todos shampoos de camomila, à medida que eles tratam os fios e realizam uma limpeza realmente profunda que diminui a oleosidade do couro cabeludo e dos fios.

Alternativa econômica

Se você deseja garantir uma maior luminosidade aos seus cabelos, que tal aderir a um método totalmente natural?

Dessa maneira, você economizará bem mais do que com várias visitas ao salão de beleza e aquisição de produtos voltados a matizar as colorações. Além disso, terá o benefício adicional de evitar um indesejável aspecto amarelado.

Clareamento dos fios

O shampoo de camomila é, de fato, capaz de clarear os seus cabelos. Usá-lo diariamente fará com que se abram alguns tons, sobretudo em cabelos loiros. Convém ressaltar, contudo, que o shampoo de camomila, sozinho, não será capaz de fazer com que um cabelo preto ou castanho fique loiro, apenas poderá clareá-lo.

Método não agressivo

A camomila é um elemento natural e, portanto, ela não danificará os seus fios como, por exemplo, a amônia e a água oxigenada. Sendo assim, é necessário ter alguma paciência para perceber os resultados e usar o shampoo de camomila com certa frequência.

Todavia, caso você queira potencializar os efeitos, o sol pode ser o seu grande aliado, pois a exposição aos raios ultravioletas (UV) eleva a oxidação dos pigmentos em cada fio.

Morenas podem ficar loiras ao utilizar o shampoo de camomila?

Algumas mulheres que têm cabelos escuros desejam aproveitar, também, todas as vantagens da utilização do shampoo de camomila e, assim, acreditam ser possível clarear as madeixas ao manter um uso constante.

Não obstante, a camomila não é capaz de descolorir as madeixas, uma vez que é natural. Isso significa que ela não age dessa forma sobre os cabelos escuros, podendo somente realçar a cor naturalmente loira e realçar o brilho.

Em outras palavras, os efeitos do shampoo de camomila tendem a ser mais discretos em cabelos castanhos. Quanto aos cabelos pretos e castanhos escuros, ele não apresenta nenhum efeito.

Aproveite o sol

Se a tonalidade natural dos seus cabelos é mais clara (loiro claro, loiro escuro ou castanho claro) poderá aproveitar o sol para incrementar os efeitos clareadores da camomila.

Sem embargo, é imprescindível tomar todas as precauções possíveis para não danificar as suas madeixas. Logo, se você deixar os fios expostos ao sol, a fim de obter auxílio ao clareamento natural com shampoo de camomila, você deverá intensificar as hidratações, bem como outros cuidados com os fios. Desse modo, é possível ter cabelos radiantes e iluminados.

Há quem diga que shampoo de camomila pode preservar os tons loiros das tinturas, enquanto outras pessoas afirmam que isso não passa de um mito. Existem fotos e relatos de algumas pessoas que comprovam que isso realmente aconteceu com elas.

Lembre-se que o efeito do shampoo de camomila varia de acordo com os cabelos e as tintas usadas. Portanto, se você tinge os cabelos e deseja experimentar, não há nenhuma contraindicação: o extrato de camomila que está presente nos shampoos não estragam a química da tintura e, na “pior” das hipóteses, propiciará mais brilho às suas madeixas.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.