Recomendados para você
Cabelos

Shampoo de pimenta serve para qual tipo de cabelo? Quais os benefícios?

Você já ouviu falar sobre o shampoo de pimenta? Um produto que está revolucionando o mercado brasileiro e que promete deixar o cabelo mais forte e também fazer ele crescer mais rápido.

Mas será que ele faz isso tudo mesmo? Se faz, pra que tipo de cabelo ele é recomendado? Aqui você terá todas as respostas para essas e outras dúvidas.

A pimenta sempre foi um condimento muito utilizado na culinária brasileira, principalmente na região nordeste do Brasil.

Uma outra utilização dela é na preparação de simpatias e amuletos, sendo a pimenta sempre vista como algo que afasta energias e pessoas negativas, sem contar que um pé de pimenta é algo muito bonito para se ter em casa.

Esse condimento também passou a ser utilizado em outras áreas da culinária com o passar do tempo. Hoje é possível encontrar até mesmo doces, geleias e sorvetes que utilizam pimenta em sua composição.

Todas as pimentas são originarias do México, da América Central ou da América do Sul e apesar de já terem sido catalogadas mais de 30 espécies diferentes, apenas 5 foram ‘domesticadas’ pelos seres humanos.

Existem registros arqueológicos que mostram que a pimenta já era cultivada por humanos a 7500 anos.

Um condimento tão versátil não é surpresa que fosse encontrado outras formas de utilizá-lo, trazendo ainda mais benefícios para as pessoas, pois agora chegou a vez do shampoo de pimenta.

Para que tipo de cabelo serve o shampoo de pimenta?

O shampoo de pimenta não é feito completamente de pimenta mas leva um pouco do condimento na sua fórmula.

A maioria deles servem para todos os tipos de cabelos, do ressecado até o oleoso, seja liso, ondulado ou que tenha produtos neles, como tinturas ou alisantes.

Porém, alguns deles são específicos para alguns tipos de cabelo então sempre vale a pena dar uma conferida antes de comprar o shampoo.

O importante é saber que a pimenta em si pode ser utilizada em qualquer tipo de cabelo, sem contraindicações, claro, a menos que você seja alérgico a pimenta, nesse caso não utilize o produto.

Benefícios do shampoo de pimenta

Os benefícios do shampoo de pimenta são vastos e reais, então esse não é um daqueles produtos que você paga mais caro mas que não faz diferença alguma.

Os nutrientes presentes na pimenta são:

  • Vitamina K;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Acido fólico;
  • Magnésio;
  • Manganês;
  • Ferro;
  • Potássio;
  • Capsaicina.

Entre os principais benefícios podemos citar:

  1. Fortalecimento;
  2. Brilho;
  3. Acelera o crescimento;
  4. Reduz a queda de cabelo;
  5. Evita o envelhecimento precoce do cabelo;
  6. Elimina a caspa.

Abaixo vamos falar um pouco mais sobre cada um desses benefícios.

1. Fortalecimento

O fortalecimento dos fios, tanto dos novos, quanto dos velhos é real.

A pimenta fortalece também o bulbo capilar, tornando assim os fios mais fortes desde o nascimento deles.

2. Brilho

Se você tem os cabelos ressecados, o shampoo de pimenta devolve o brilho aos seus fios, tornando eles mais belos e com mais vida.

Se você tem o cabelo oleoso, aquele aspecto pegajoso dos cabelos, principalmente junto ao couro cabeludo também somem com a utilização frequente do shampoo, devolvendo o brilho natural ao cabelo.

3. Acelera o crescimento

A Capsaicina aumenta o fluxo sanguíneo do couro cabeludo e também dos folículos capilares, levando mais oxigênio a essas áreas e acelerando o crescimento.

O ácido fólico também estimula a divisão celular, acelerando o crescimento do cabelo.

4. Reduz a queda de cabelo

O shampoo de pimenta também reduz a queda de cabelo, uma vez que torna mais forte tanto os fios quando a raiz deles.

Com a utilização frequente desse produto, você perceberá com o passar das semanas a diminuição dos fios perdidos no banho e na hora de pentear os cabelos.

5. Evita o envelhecimento precoce do cabelo

A pimenta também possui antioxidantes que reduzem o envelhecimento precoce dos fios de cabelo provocados pelos radicias livres decorrentes de alimentação e da poluição presente no ar.

Utilizar a pimenta na alimentação também auxilia na sua saúde de forma em geral pelo mesmo motivo.

6. Elimina a caspa

O shampoo de pimenta também combate a caspa e outros problemas do couro cabeludo, como a seborreia.

Esqueça aquela coceira chata na cabeça e até mesmo a caspa que traz constrangimentos em muitos momentos.

Como citado em alguns dos benefícios acima, somente com a utilização frequente desse produto que os resultados vão começar a aparecer.

De nada adianta utilizar o produto poucas vezes ou por poucas semanas, que você não obterá nenhum resultado satisfatório.

Utilize esse shampoo com outros produtos que também contenham pimenta em sua composição para intensificar os benefícios e também ter resultados mais rápido.

Considerações finais

Se você pesquisar na internet vai encontrar várias páginas e vídeos mostrando como se faz o shampoo de pimenta caseiro.

Não aconselhamos a utilizar esse produto de forma caseira pois as consequências podem ser prejudiciais.

Fazendo esse produto de forma caseira você pode ter problemas como:

  • Irritação no couro cabeludo;
  • Aumento da caspa;
  • Deixar o cabelo quebradiço;
  • Machucar seus olhos.

Isso acontece pois sem saber a quantidade certa de quanto pimenta você vai colocar no produto, pode trazer um efeito oposto ao desejado.

Sem contar que dependendo da qualidade do shampoo que você escolher para fazer o shampoo de pimenta caseiro, a combinação de ambos os produtos podem trazer muitos efeitos adversos.

Para não correr riscos evite fazer isso, a diferença de valor de um shampoo de pimenta para o caseiro não é grande e o risco não vale a pena.

Se você tiver que comprar outro produto ou remédio para combater algum problema do produto caseiro, vai sair mais caro do que comprar um shampoo de pimenta certificado.

Da mesma forma não utilize a pimenta, pó de pimenta ou outras variações do condimento para utilizar direto em seus cabelos. Os problemas para seus cabelos e saúde podem ser ainda maiores do que o shampoo caseiro.

Porém, mesmo se você comprar o produto original e situações adversas acontecerem, suspenda a utilização dele para evitar complicações mais sérias.

Se o problema persistir consulte um médico.

Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */