Beleza Cabelos

Shampoo hidratante e seus benefícios

Shampoo hidratante

Cabelos secos podem parecer frágeis e sem vida e geralmente são mais propensos a danos. Quando seu couro cabeludo está seco, com coceira ou escamoso, escolher o shampoo hidratante pode ser sua primeira linha de defesa contra as condições desconfortáveis, às vezes embaraçosas, que podem ocorrer. É importante adotar um produto que não acrescente ao problema quando você tem um couro cabeludo seco.

Felizmente, graças ao shampoo hidratante, é fácil nutrir os fios para que fiquem macios e brilhantes novamente. Ele age no momento que é usado e já pode ser possível sentir os resultados na aplicação e remoção do produto.

Suas propriedades dão ao cabelo uma aparência muito melhor caso ele esteja bastante ressecado. No entanto, saiba desde já que só o seu uso não é suficiente para resolver o problema. Cabelo seco pode vir de diversas causas diferentes e pode vir acompanhado de caspa. Por isso, muitas vezes, apenas ele não vai adiantar.

O uso acompanhado de uma rotina de hidratação com óleos naturais vai potencializar bastante os resultados. Eles vão trabalhar mais a fundo na estrutura do seu cabelo, e garantir uma solução mais completa do problema.

Por isso, se você quer saber mais sobre shampoo hidratante, seus efeitos, como funciona, quando usar e seus benefícios, continue lendo esse conteúdo.

Shampoo hidratante

Shampoo é um produto fundamental na nossa rotina hoje em dia. Ele é um dos responsáveis por nossa higiene capilar e provavelmente você não consegue indicar uma só pessoa com quem conviva que não o use.

Dentre os tipos mais famosos de shampoo, temos:



  • Anti-resíduo;
  • Detox;
  • Esfoliante;
  • Transparente;
  • Perolado.

Ou seja, existem produtos para diversas finalidades e o ideal sempre vai depender do seu tipo de cabelo e o que você quer tratar. Dentre eles, o shampoo hidratante é usado por muitos pois dá um efeito muito positivo ao ser usado no dia a dia.

Ele é geralmente usado por quem tem cabelo ressecado e precisa manter uma rotina de tratamento para combater isso. Para conseguir resultados mais concretos seria necessário uma hidratação de fato. Mas, usando o shampoo, é possível dar início a esse processo e fazer bastante progresso.

Shampoo hidratante

Para que serve?

Como dito antes, o shampoo hidratante faz justamente esse papel nas madeixas. Ele contribui para combater o ressecamento enquanto faz a higiene do cabelo e couro cabeludo. Por isso, é um dos primeiros itens para se ter quando seu cabelo já é seco.

Se você sonha em ter o cabelo luxuoso e sedoso, como os das modelos em propagandas, o processo não é tão simples. Compreender a causa do cabelo seco e agir pode ser tudo o que você precisa para obter o que deseja. Porém, apesar do shampoo hidratante ser bastante eficiente e trazer resultados, ele não é suficiente para resolver de fato o ressecamento.

Como funciona?

Para fazer esse papel, o shampoo hidratante deve sempre manter o nível natural de pH do seu cabelo. Este nível de pH seria em torno de 5,0. O cabelo com alto nível de pH é submetido a fragilidade e secura à medida que as cutículas se abrem, tornando-o assim alcalino. Enquanto isso, cabelos com baixo nível de pH geralmente tendem a embaraçar com facilidade.

Nesse caso, um bom shampoo deve hidratar o cabelo para facilitar o manejo e manter as cutículas em um tamanho ideal. Dessa forma, ele evita que a aparência do seu cabelo fique ressecada enquanto espera uma hidratação mais potente.

Quando é necessário usar?

Seu cabelo pode secar porque seu couro cabeludo não produz óleo suficiente para hidratar os fios. Nesse caso, pelo fato de os fios dependerem dessa oleosidade natural, pode ser que estejam sendo prejudicados. É ela quem mantém seu cabelo hidratado e com um aspecto brilhante.

Isso pode acontecer por ser uma característica natural do seu cabelo ou porque, quando envelhecemos, o couro cabeludo naturalmente produz menos óleo. Em ambos os casos, não só os cabelos ficam secos como também o próprio couro. Isso pode provocar alguns outros problemas como caspa, que também precisa de produtos especiais para ser resolvida.

No entanto, pode ser que, na verdade, o fio esteja deixando a umidade escapar. Cada fio de cabelo saudável tem uma camada protetora chamada cutícula.

Assim como as telhas protegem sua casa dos danos causados ​​pela chuva e pelo sol, a cutícula protege seu cabelo do calor e do dano solar. Em uma cutícula saudável, as camadas ficam bem juntas e mantêm a umidade. Quando as camadas de uma cutícula se separam e se soltam do cabelo, sua capacidade de reter a umidade fica comprometida.

Ambos os casos precisam de cuidados específicos, mas podem também ser tratados juntamente com um shampoo hidratante. Ele vai melhorar imediatamente a imagem do cabelo.

Shampoo hidratante

Os problemas

Várias coisas podem danificar seu cabelo:

  • A lavagem excessiva ou o uso de um shampoo áspero retiram os óleos naturais do seu cabelo;
  • Secar o cabelo com muita frequência, especialmente quando você aplica produtos de modelagem à base de álcool primeiro;
  • Usar muito o secador ou a prancha alisadora;
  • Expor seu cabelo a muito sol, vento ou ar seco;
  • Aplicação de tratamentos químicos, incluindo corantes, permanentes e relaxantes.

Benefícios do shampoo hidratante

A facilidade e praticidade são as principais vantagens de usar um shampoo hidratante. Isso porque muitos de nós não temos muito tempo para dar atenção para as madeixas, mas, ainda assim, queremos mantê-las bonitas. E, diante disso, esse produto é capaz de tratar o cabelo enquanto o limpa. Ou seja, não exige cuidados nem tempo a mais da pessoa que o usar.

Dependendo do shampoo hidratante, os resultados podem ser bastante satisfatórios e resolver boa parte de seu problema. Muitas de nós só precisamos de uma ajuda na rotina para evitar o ressecamento e o produto certo pode fazer isso por você. Dessa forma, talvez você nunca nem precise fazer uma hidratação.

No entanto, é necessário conhecer a raiz do problema. Além disso, se seu ressecamento é mais intenso, apenas o shampoo hidratante não é capaz de resolver tudo. Nesse caso, é melhor entrar com óleos naturais e/ou máscaras hidratantes para garantir a saúde dos fios.

Gostou do nosso texto sobre shampoo hidratante? Comente conosco e compartilhe nas redes sociais.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */