Beleza Cabelos

Shampoo micelar: o que é, como funciona e quais são seus benefícios?

O shampoo micelar é um produto interessante porque ajuda a aliviar a barra de uma das partes do nosso corpo que mais sofre na vida moderna: a cabeça.

Não, não estamos falando de problemas de origem emocional, embora seja outro fator que possa contribuir para maltratar essa região específica que apontamos, as preocupações com o trabalho, com a casa, com o liquidificador (graças a Deus agora podemos instruir nossas crianças a retirar a arma do cofre e fuzilar esse perigoso eletrodoméstico caso tente aprontar uma das suas). Estamos falando do couro cabeludo e consequentemente de nossas queridas e graciosas madeixas.

Pense bem, para podermos mantê-las na forma, textura e cor que desejamos, precisamos submetê-las a procedimentos estéticos de temperaturas elevadíssimas e que manipulam produtos químicos altamente agressivos para a estrutura dos fios.

Para secá-los com praticidade, recorremos ao secador, cuja temperatura tira mais força de nossa “peruca”.

Para escapar do frio, não hesitamos em colocar o chuveiro no grau 5, ou 7 se morarmos em apartamento, o que significa mais uma sessão de tortura breve.

O sol cada vez mais escaldante e o sal da água do mar são outros agentes com potencial lesivo.

E, para completar, os produtos de limpeza que usamos também contém substâncias agressivas, como o shampoo.

Ou seja, até na hora de, em tese, revitalizar o cabelo, os fios sofrem algum desgaste. Isso explica a necessidade quase que diária de cronogramas capilares, medidas de prevenção para as madeixas não jogarem a toalha com essa rotina pesada ou para colocá-las de volta ao ringue.

E onde entra o shampoo micelar nessa história?

Ele é uma variação do produto que estamos acostumados a utilizar para higienizar nossos cachos, mais “amigável”, que diminui os danos aos cabelos responsáveis pelo ressecamento, pontas duplas, perda de brilho, porosidade, fios quebradiços e queda livre.

Mas qual é a diferença do shampoo micelar para o tradicional? Como e por que é tido como um produto menos agressivo e quais são suas vantagens?

Tire todas essas dúvidas sobre shampoo micelar a seguir.

Confira!

O shampoo micelar

O que difere o shampoo micelar do tradicional são os componentes de sua fórmula. Na verdade, a ausência de alguns componentes nocivos em comparação ao produto mais comum nas gôndolas dos supermercados.

O shampoo micelar tem 96% de ingredientes de origem natural e não apresenta elementos como:

  • Sulfato;
  • Silicones;
  • Parabenos.

O que são micelas?

Além de ser um produto mais natural, portanto, menos agressivo ao nosso couro cabeludo, o shampoo micelar investe na tecnologia de moléculas solúveis em água e óleo que se transformam nas tais micelas, moléculas carregadas negativamente que têm como função atrair as partículas de gordura e os resíduos para fora do tecido capilar, uma espécie de imãs que atraem a sujeira incrustada no cabelo.

Por não conter os componentes químicos listados acima, como já expresso, trata-se de um shampoo mais light, mais suave, no entanto, não significa que seja ineficiente quanto a limpeza do cabelo. Recomenda-se que, ao fazer uso do shampoo micelar, aplique na sequência o condicionador para conferir maciez e brilho.

É para todo tipo de cabelo?

O shampoo micelar é mais indicado para as pessoas que tenham cabelo menos oleoso, já que, por ser uma solução mais fraca, um cabelo oleoso pode requerer uma limpeza mais profunda.

Na dúvida se deve ou não usar um shampoo micelar, pergunte ao seu profissional de confiança se considera seu cabelo adequado para esse produto.

As vantagens

A vantagem, que já devem ter ficado claras com as informações expostas, incluem, entre outras, as possibilidade de:

  • Higienizar os fios proporcionando menos desgastes, o que é ótimo para a estrutura capilar (lembrando que é tão eficiente quanto o shampoo clássico no quesito limpeza);
  • Os ativos da fórmula são mais ricos em nutrientes. Por conter ampla maioria de elementos naturais na fórmula, tal composição beneficia as pessoas com cabelos mais sensíveis;
  • É capaz de proporcionar leveza e maciez sem gerar qualquer tipo de dano ao cabelo;
  • Por ser mais suave, é possível usá-lo sem prejuízo da saúde dos fios todos os dias;
  • Garante brilho e maciez por 48 horas.

O shampoo micelar é melhor do que o tradicional?

Tudo irá depender das especificidades de seu cabelo. Ele anda muito maltratado, ressecado, sem brilho, desfiado, quebradiço?

O melhor a se fazer nesse caso é evitar o máximo possível o contato com substâncias agressivas, ou diminuir sensivelmente a dose diária. Com esse contexto, é possível afirmar que o shampoo micelar é a escolha mais favorável.

Contudo, se seus fios aparentam ótimo estado, são bem resistentes e você está habituada com o produto clássico, então não dá para afirmar que deixa de ser uma boa escolha, ainda que seja ponto pacífico que o shampoo micelar seja menos agressivo.

Tudo depende da sua realidade.

Mas de uma coisa fique certa: a mudança não gerará danos irreparáveis, no máximo preservará a qualidade presente de suas madeixas.

Considerações finais

Em uma época que a resistência dos fios capilares é desafiada diariamente pela dosagem de produtos químicos em procedimentos estéticos, e por ocorrências externas como clima e objetos de uso doméstico, produtos como o shampoo micelar são bem-vindos, pois apresentam no teor de suas fórmulas mais substâncias naturais do que químicas, no caso do shampoo micelar, 96% delas.

Essa é a grande diferença em relação ao produto clássico de higienização capilar. Além de conter maior porcentagem de elementos naturais, o miclear não apresenta na sua composição elementos nocivos à fibra dos fios como:

  • Sulfato;
  • Silicones;
  • Parabenos.

Dessa forma, é possível classificar o shampoo micelar como uma versão mais light do modelo popular, porém, nem por isso deixa de ser eficiente no que mais esperamos de um produto do tipo: a limpeza.

O shampoo micelar investe na tecnologia de moléculas negativas, que se originam de solução de água e óleo, que se transforma em micelas. As micelas, ou moléculas negativas, têm a capacidade atrair, feito um imã, as partículas, resíduos, gordura capilar (sujeira mesmo!) para fora da fibra.

As vantagens do shampoo micelar são:

  • Limpeza sem danos aos fios;
  • Ativos da fórmula mais ricos em nutrientes;
  • Indicado para cabelos sensíveis;
  • É possível usá-lo todos os dias sem prejuízo a integridade dos fios;
  • Maciez e brilho por 48 horas.

Gostou do conteúdo? Então curta, compartilhe, avalie.

Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de cabelos.

/* ]]> */