Cabelos

Shampoo perolado: características, propriedades e benefícios

As opções de shampoos disponíveis no mercado aumenta a cada ano. Em meio a tamanha variedade, o shampoo perolado se destaca, abrindo novas possibilidades para que os consumidores encontrem o produto adequado para manter os cabelos sempre brilhantes e bonitos.

Abordamos, ao longo deste post, as principais informações sobre o shampoo perolado, a fim de ajudar você a tomar a decisão certa na hora de comprar e cuidar da sua beleza. Boa leitura!

Características

O shampoo perolado apresenta uma textura densa, devendo ser utilizado com os cabelos já limpos, uma vez que sua principal função é tratar os fios. Além disso, ele é altamente recomendável a cabelos secos e tingidos, devido à sua alta capacidade de hidratação.

Propriedades

Enquanto produto destinado ao tratamento capilar, o shampoo perolado possui diversos agentes condicionantes em sua composição, proporcionando uma limpeza suave e eficaz.

Quando comparado à maioria dos outros tipos de shampoos, o perolado, além de mais denso, hidrata mais profundamente os fios.

Benefícios

Embora o shampoo perolado também limpe adequadamente as madeixas, a sua ação é menos agressiva que a dos shampoos transparentes. Por tal motivo, ele é indicado para as pessoas que tem cabelos moderadamente oleosos, normais ou, até mesmo, secos.

Convém ressaltar que o shampoo perolado não é recomendável a quem tem os fios mais oleosos, pois a densidade de sua textura pode gerar uma aparência pesada e elevar os níveis de oleosidade dos fios.

Se você tem cabelos crespos e cacheados ou sofre com o excessivo ressecamento dos fios, o shampoo perolado é a opção ideal. Ele também é uma excelente alternativa para quem colore, alisa ou relaxa os fios.

Caso você tenha cabelos oleosos e deseja usar o shampoo perolado, lembre-se de aplicar, antes, um shampoo transparente, para evitar que os fios pareçam mais pesados que o normal.

Dito de outra forma, se você os seus fios são tingidos ou secos, isso significa que eles necessitam de hidratação já no processo de lavagem. Para estes casos, não há shampoo melhor que o perolado!

Passo a passo para uma lavagem perfeita com o seu shampoo perolado

A lavagem interfere decisivamente no aspecto geral dos cabelos. Tanto que, quando ela não é adequadamente feita, os fios tendem a manter uma aparência suja, perdendo o brilho e o movimento natural dos cabelos.

A forma de aplicação dos produtos também é importante para obter os resultados esperados. Para evitar maiores riscos, confira o passo a passo que preparamos para você:

  1. Aplique o shampoo perolado diretamente no couro cabeludo (fique atenta para não usar quantidades exageradas). Massageie a área com a ponta dos dedos, removendo suavemente as impurezas;
  2. Enxágue o cabelo com água morna ou fria, até que toda a espuma seja retirada;
  3. Aplique novamente o shampoo perolado – na mesma quantidade – e repita o primeiro e o segundo passo;
  4. A seguir, aplique um condicionador nas pontas e no comprimento, deixando-o agir pelo período recomendado pelo fabricante (vide embalagem). Depois, basta enxaguar e pronto!

Como escolher o shampoo certo para você?

Para deixar os cabelos sedosos e bonitos não existem truques. Independentemente de ter fios tingidos, oleosos, secos, crespos, cacheados ou lisos, há certas regras básicas que devem ser observados para cuidar adequadamente dos fios.

Além de garantir uma hidratação regular, repor os nutrientes perdidos pelos processos químicos, a capacidade de selecionar o shampoo mais apropriado, segundo o seu tipo de cabelo é fundamental.

Cabelos lisos

Os cabelos lisos têm curvatura perfeita, isto é, a hidratação é natural e, devido a isso, eles não precisam repor nutrientes com tanta frequência e intensidade quanto outros tipos de fios.

O mais adequado é que você observe atentamente os rótulos para verificar se o produto em questão é recomendado para fios finos ou grossos: essas classificações podem gerar efeitos diferentes do esperado.

Para deixar o cabelo mais encorpado e impedir que ele pese, priorize os shampoos perolados que contenham proteínas e bálsamo em sua formulação.

Uma boa dica para cabelos lisos consiste em abster-se de lavar os fios com água quente – essa medida potencializa a ação preventiva do shampoo perolado contra a oleosidade.

Caso não seja possível (ou viável) limpar os seus cabelos com água fria, comprometa-se a realizar, pelo menos, o enxágue com água fria – essa medida simples deixará os seus fios mais brilhantes do que nunca.

Cabelos crespos

Lavar cabelos crespos com um shampoo inadequado pode impedir a correta definição dos cachos, além de gerar bastante frizz. Tenha em mente que os fios crespos precisam de produtos que hidratem e reforcem a sua natural beleza (procure por aqueles que contam com queratina e quinoa em suas fórmulas).

Cabelos cacheados

Há pessoas que pensam que os shampoos para cabelos lisos contribuem para alisar os cabelos cacheados. Trata-se de um erro bastante comum, porém, eles não provocam tal efeito.

Os fios cacheados, quando são malcuidados, tornam-se secos e sem vida. Você não deseja isso, certo? Então, saiba que os processos químicos não são os únicos fatores que podem comprometer a qualidade das suas madeixas: a exposição à poluição, à água salgada, ao vento e ao sol, também podem provocar o ressecamento.

Para cuidar e tratar dos seus fios cacheados, o mais indicado é optar por um shampoo perolado que contenha proteínas e pantenol, a fim de complementar a ação benéfica de uma máscara hidratante.

Se você estiver sofrendo com as pontas duplas, deve adquirir produtos que capazes de tratar os danos e promover a selagem das pontas.

Cabelos oleosos

É possível encontrar, no mercado, shampoos anti-resíduos que propiciam uma limpeza realmente profunda e controlam a oleosidade excessiva no couro cabeludo.

Se preferir, escolha um shampoo perolado que traga, em sua fórmula, elementos como menta, arnica, própolis, chá verde ou jojoba, pois todos estes itens são eficazes para prevenir e tratar esse problema.

Entretanto, se os seus cabelos tem oleosidade na raiz e pontas secas, não deixe, sob nenhuma condição, que um condicionar chegue ao seu couro cabeludo. O ideal, nesses casos, é aplicar um shampoo anti-frizz no comprimento e um anti-resíduos nas raízes.

Não se esqueça de que, caso a quantidade de sebo for excessivamente alta, maiores serão as chances de você ter caspa. Portanto, ao escolher um shampoo perolado, você deve ficar atenta a todos os elementos de sua composição.

/* ]]> */