Beleza Cabelos

Shampoo tonalizante: entenda como funciona e quando usar

Mulheres estão sempre se transformando e mudar a cor do cabelo é um desejo comum a todas elas. Mas quem sofre mesmo com esse estilo “camaleoa” são as madeixas, pois a química envolvida no processo de coloração pode ressecar muito o cabelo.

Porém, você sabia que se for para mudar sutilmente o tom dos cabelos, existem alternativas menos agressivas que as tinturas convencionais? É o caso do shampoo tonalizante!

Se você está pensando em mudar um pouco o visual, mas não quer usar uma tintura, conheça aqui esta alternativa e saiba como e em quais casos ela funciona. Confira!

O que é shampoo tonalizante e como ele funciona?

O shampoo tonalizante é uma excelente alternativa de coloração para mulheres que possuem cabelos quimicamente tratados ou querem mudar o tom dos fios de forma sutil. Diferente das tinturas convencionais, esses produtos possuem um período de ação curto, a coloração dura aproximadamente dez lavagens e as diferenças de tons que podem ser alcançadas são poucas, no máximo três.

Por outro lado, o shampoo tonalizante apresenta uma grande vantagem: é uma coloração menos agressiva e danifica as fibras capilares em menor escala se comparada a uma tintura convencional. Os shampoos tonalizantes também podem ser utilizados em conjunto com as tinturas, com o objetivo de manutenção da cor ou conferir um brilho extra na coloração.

Eles não possuem amônia em sua composição e não alteram a estrutura do fio. Seu funcionamento acontece através de extratos naturais que interagem com a fibra capilar depositando uma película colorida na superfície do fio.

Leia também:  Cabelos coloridos: técnicas, cores, cuidados e fotos



Para quem o produto é indicado?

Como dissemos acima, o shampoo tonalizante não é tão potente como a tintura convencional.

Portanto, não é indicado para mulheres que querem fazer mudanças radicais e modificar completamente a cor do fio, principalmente se os cabelos forem de cor escura.

Porém, ele pode ser muito eficiente para outras finalidades:

  • Cobertura de fios brancos: os shampoos tonalizantes oferecem uma ótima cobertura para cabelos brancos. É utilizado por jovens senhoras que estão começando a ter esse indesejados fios e querem evitar uma coloração permanente;
  • Disfarce do contraste de tons: quando a mulher resolve trocar a cor da coloração ou deseja voltar a usar a cor natural dos cabelos, o shampoo tonalizante ajuda a amenizar o contraste de cor entre o natural da raiz e o tingido das pontas;
  • Brilho e intensidade da cor: esse produto também é indicado para conferir brilho e reacender a cor de cabelos tingidos e desbotados devido a ação do tempo;
  • Coloração de cabelos danificados por tratamentos químicos: mulheres que fazem alisamento, relaxamento, selagem e outras químicas agressivas tendem a ficar com os fios mais porosos e sensíveis. Nestes casos, o shampoo tonalizante é o mais indicado, pois agride menos a fibra capilar e é menos nocivo a estes cabelos já fragilizados;
  • Clareamento de madeixas: procedimentos como luzes californianas e ombré hair podem ser feitos com shampoos tonalizantes com emulsão de volumagem maior em cabelos naturais. Mas lembre-se, o tom do cabelo deve ser próximo do tom pretendido com o clareamento;
  • Efeito matizador: algumas mulheres utilizam esses produtos para matizar os cabelos e neutralizar o efeito amarelo alaranjado da descoloração. Porém existem produtos específicos para isso e que são mais eficientes, como o shampoo matizador, por exemplo.

Dicas de uso do shampoo tonalizante

shampoo-tonalizante

Existe uma infinidade de marcas e tipos de shampoos tonalizantes disponíveis no mercado e cada uma tem suas particularidades de aplicação.

Mas de uma forma geral, eles funcionam realmente como um shampoo. Ao contrário das tinturas convencionais, devem ser aplicados nos cabelos úmidos e preferencialmente limpos. Isso porque o shampoo tonalizante não possui amônia e a oleosidade natural do cabelo pode prejudicar a penetração do pigmento.

Basicamente, a aplicação consiste em espalhar o produto nos cabelos uniformemente, aguardar o tempo recomendado na embalagem do produto e enxaguar.

Alguns shampoos vêm acompanhados de uma ampola de hidratação, que deve ser usada após a remoção do produto. Elas servem para hidratar o cabelo após o tratamento e intensificar o brilho e tom da coloração.

Apesar de o shampoo tonalizante ser menos agressivo que as tinturas, ainda assim ele pode ressecar e danificar seu cabelo caso você faça uso constante do produto. Por isso, tratamentos de hidratação e nutrição capilar são essenciais a fim de manter a saúde do cabelo.

Existe uma infinidade de marcas de shampoo tonalizante no mercado, mas todas possuem o mesmo princípio de aplicação e funcionamento. O importante é encontrar o produto que melhor se adapta às suas necessidades. Entre as marcas mais conhecidas estão Lóreal, Wella e Schwarzkopf, mas existem outras opções com bom preço e qualidade.

Preparada para mudar o visual ou cobrir aqueles indesejáveis fios brancos com um shampoo tonalizante? Experimente!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */