Cabelos

Shampoo translúcido: como usar? Quais os benefícios? Veja aqui!

Na hora de comprar um shampoo para seus cabelos, você toma uns minutos para pensar se o produto é ideal para seu cabelo? A verdade é que existem diversos tipos de shampoos, cada um com uma missão, como o shampoo translúcido!

Para tratar os seus cabelos da forma correta, é preciso utilizar produtos que trarão os resultados que você espera.

Geralmente, nós paramos para analisar as propriedades e funções dos condicionadores e máscaras de hidratação, mas e o shampoo? Ele também possui diferentes tipos e papéis que podem mudar completamente a forma de cuidar dos seus cabelos.

Neste post, você vai descobrir o que é o shampoo translúcido e como ele pode ajudar a fortalecer seus cabelos a cada lavagem.

Para que serve o shampoo translúcido?

O shampoo translúcido é conhecido por estar no meio do caminho entre uma solução hidrante e uma que faz limpeza profunda.

Sendo assim, ele é ideal para cabelos mistos, que não são tão secos ou oleosos. A solução equilibra este tipo de cabelo, já que limpa e hidrata em proporções saudáveis ao fio.

Por outro lado, o produto não é tão indicado para cabelos secos ou oleosos demais. Para os fios secos, o produto não oferece a hidratação adequada que o fio precisa.



Já para os cabelos oleosos, o shampoo translúcido pode ser um pouco mais pesado, aumentando ainda mais a oleosidade do couro cabeludo.

Shampoo transparente e translúcido são iguais?

Por mais que os nomes sejam extremamente parecidos, os shampoos transparentes e translúcidos possuem missões completamente diferentes!

Enquanto o shampoo translúcido possui uma textura mais leve, mas ainda hidratante, o shampoo transparente é utilizado para promover uma limpeza profunda.

Sendo assim, o shampoo transparente é mais indicado para os cabelos oleosos, já que limpa o couro cabeludo de forma mais intensa e traz leveza aos fios.

Por outro lado, quem possui cabelos secos precisa evitar o shampoo transparente ao máximo! Ele pode deixar os fios ainda mais fragilizados e quebradiços.

Vantagens do shampoo translúcido

Como o shampoo translúcido não é extremamente hidratante e não promove uma limpeza intensa demais, ele é ideal para o uso no dia-a-dia.

Caso você não tenha um problema específico que queira tratar nos seus cabelos, o produto é ideal para fazer parte da sua rotina, já que as hidratações e limpezas profundas podem ser feitas esporadicamente.

Os cabelos cacheados e crespos costumam ser mais secos, já que os cachos não permitem que a oleosidade se espalhe por todo fio. Para eles, o shampoo translúcido pode ser extremamente benéfico, assim como em cabelos moderadamente secos.

Além disso, o shampoo translúcido, também conhecido como perolado, é muito fácil de se encontrar nos mercados. Ele costuma estar em uma faixa de preço acessível e oferece baixos riscos ao cabelo.

Como escolher o shampoo ideal

Se a sua intenção é promover uma limpeza profunda aos cabelos, seja porque eles são oleosos ou porque você os sente pesados, é importante começar a lavagem com um shampoo transparente.

Mesmo em limpezas profundas, é preciso hidratar os cabelos. Opte por condicionadores ou máscaras leves, tônicos aquosos também são ótimas opções para hidratar cabelos oleosos.

Por outro lado, se você quer tratar os cabelos e construir uma rotina balanceada ao seu cabelo normal ou moderado, é recomendado começar com o shampoo translúcido. Como mencionamos anteriormente, ele é versátil e limpa e hidrata ao mesmo tempo.

O próximo passo é aplicar o condicionador na extensão dos fios. Se seus cabelos são moderadamente secos, você pode optar por uma máscara mais poderosa. Entretanto, se seus fios são moderadamente oleosos, opte por produtos mais leves.

Dicas para lavar e tratar os cabelos

Lavar os cabelos é um processo que fazemos frequentemente para tratar os cabelos, mas existem pequenas etapas da lavagem que podem danificar seu cabelo gravemente.

Confira as 5 dicas de ouro que reunimos para você tratar seus cabelos a cada lavagem!

Massageie com as pontas dos dedos

Na aplicação do shampoo, é preciso massagear o produto no couro cabeludo, para realmente limpar as impurezas e estimular o crescimento e absorção do shampoo.

Entretanto, é essencial que você massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos e não com as unhas! Massagear com as unhas pode arranhar e machucar a pele, além de nem ajudar na lavagem ou absorção do produto.

Prefira água morna ou fria

Fique longe dos banhos escaldantes na hora de lavar os cabelos! Opte por uma água com temperatura bem morna ou, de preferência, gelada.

A água quente abre as cutículas do cabelo e promove o ressecamento dos fios, tornando-os fracos e quebradiços.

Não lave os cabelos diariamente

Especialmente quem possui cabelos oleosos, acredita que a lavagem diária dos fios pode reduzir o óleo no cabelo, mas a verdade é que o hábito pode ter o efeito contrário.

A lavagem diária pode causar dermatite ou o famoso efeito rebote, em que o organismo entende que, por sempre estar limpo, o couro cabeludo precisa de mais óleo para ser hidratado.

Penteie cuidadosamente

Se você gosta de pentear seu cabelo durante o banho, tome muito cuidado! A água costuma deixar o fio um pouco mais elástico, o que pode facilitar a quebra.

Sendo assim, prefira pentear os cabelos secos ou quando estiverem um pouco úmidos.

Caso você ainda opte por pentear os cabelos no banho, prefira fazer isso com o auxílio de um condicionador ou creme de máscara, para amaciar o fio e facilitar o desembaraçar dos cabelos.

Além disso, é importante desmentir um grande tópico do mundo dos cabelos: o ato de pentear os cabelos antes da lavagem, não remove a sujeira do couro cabeludo.

Cuidado na hora de secar!

Primeiramente, é extremamente importante garantir que os fios estejam secos antes de dormir ou permanecer com os cabelos presos por muito tempo, como enrolados na toalha, por exemplo.

Os fios úmidos podem se tornar lar para a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, os fios se tornam mais sensíveis e quebradiços quando são abafados enquanto molhados.

Além disso, é importante não esfregar a toalha na cabeça para secar o cabelo, é preciso tomar cuidado na secagem para não quebrar os fios e prejudicá-los.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */