Mudar a cor do cabelo é um dos hobbies favoritos de toda mulher. No entanto, só quem investe em colorações nos fios sabe o quanto é difícil chegar ao tom certinho que se deseja. O cabelo pode ficar mais claro ou mais escuro, o que significa mais gastos com tempo e dinheiro em um salão de beleza para consertar o erro e, o pior, sem a garantia de que irá conseguir ter a cor que almeja nas madeixas, além de danificar ainda mais os fios.
Por isso, uma técnica bastante nova surgiu recentemente ao universo beauté e tem ganhado o coração de vários profissionais coloristas por ajudar a alterar a cor do cabelo descolorido ou já tingido sem agredir tanto a saúde capilar: a famosa shampoozada. Acredite você ou não, com apenas um shampoo que você tem em casa e produtos simples para descolorir o cabelo, você pode clarear os seus fios de maneira simples e rápida, sem deixá-los ressecados ou quebradiços.
Já imaginou? Reza a lenda que essa técnica pode clarear as suas madeixas em 2 ou até 3 tons! Quer saber do que ela se trata? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e aprenda como fazer shampoozada, com produtos que você já tem no banheiro, e deixar os cabelos lindos e iluminados! Vamos lá?
Veja também:
- Como clarear o cabelo com camomila? Confira passo a passo
- Como clarear o cabelo como canela? Veja dicas!
Assuntos
O que é a Shampoozada?
A Shampoozada nada mais é que uma técnica de clareamento capilar que ajuda a iluminar os fios de modo menos agressivo, já que é feita apenas com shampoo – como o próprio nome já diz -, água oxigenada e pó descolorante. Também conhecida como Soap Cap, ela pode ser usada para reparar algum erro de descoloração ou coloração, já que pode abrir até 2 tons nas madeixas, o que vai depender do tempo que você deixará agir a misturinha.
Se a ideia for usar a Shampoozada para esse último objetivo, na prática, a técnica irá fazer uma limpeza suave, mas ao mesmo tempo profunda, dos pigmentos indesejados, fazendo com que a cor ‘velha’ saia e deixe o cabelo preparado para receber a nova cor.
Sendo assim, ao apostar nesse tipo de clareamento, a maior vantagem é a de você pode mudar a cor do seu cabelo ou corrigir um tom que não gostou, só que sem causar agressões severas à fibra capilar. Se você fosse optar por outros procedimentos químicos comumente usados para isso, causaria danos quase que irreversíveis aos fios.
Quem pode investir nessa técnica?
Na prática, a Shampoozada é recomendada para fazer uma espécie de “limpeza” nos fios, removendo a cor anterior e preparando o cabelo para receber a nova coloração, além de ajudar para que essa permaneça por mais tempo. Por isso, geralmente, ela é indicada para mulheres com o cabelo loiro que tiveram o chamado efeito “chumbado”, que pode deixar os fios claros em tonalidades esverdeadas (como quando entram em contato com a água do mar ou cloro de piscinas), roxas ou acinzentadas.
Além disso, a técnica também é ideal para quem tem os cabelos coloridos, sem quaisquer desses problemas, mas precisa retocar a cor que já está desbotada. Para isso, antes de fazer o retoque, é recomendado fazer uma Shampoozada para remover os pigmentos que já estão nas madeixas e deixá-las livres para receber novamente a cor, fixando-a melhor.
Ela funciona em cabelos virgens?
Infelizmente, não! Isso porque a concentração de descolorante e peróxido contida na mistura de shampoo, pó descolorante e água oxigenada é muito baixa, em uma quantidade ineficiente para clarear cabelos naturais.
Portanto, se você tentar clarear o cabelo com a Shampoozada, o máximo que vai conseguir é danificar os fios, uma vez que a técnica conta com uma mistura de pH alcalino, que irá ressecar e causar a quebra dos seus fios, sem descolorir.
Em vez disso, a dica dos coloristas é para que mulheres com o cabelo virgem que queiram clarear o cabelo é para que se recorra à descoloração tradicional ou à tonalização. Afinal, mais uma vez, a Shampoozada serve apenas para fazer uma “limpeza” na cor de madeixas já tingidas ou descoloridas. Uma vez que não há cor nos fios, a técnica, então, não funcionará.
Como fazer a Shampoozada? Confira passo a passo
Como você leu anteriormente, a Shampoozada é bem simples e fácil de fazer, já que requer o uso de apenas 3 ingredientes! Veja:
Ingredientes:
- Água oxigenada;
- Shampoo neutro ou comum;
- Pó descolorante.
Como fazer:
- Passo 1: Utilizando um medidor, coloque em um recipiente duas medidas de água oxigenada (volumagem à sua escolha, sendo que 10 volumes é ideal para cabelos mais fragilizados e 20 volumes para cabelos saudáveis) para uma de pó descolorante.
- Passo 2: Em seguida, adicione ao mesmo recipiente duas medidas de shampoo, misturando bem.
- Passo 3: Depois, divida o cabelo molhado em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, massageando os fios por cerca de 15 a 30 minutos. Esse tempo não é uma regra, podendo variar de acordo com o tom que você pretende alcançar no seu cabelo.
- Passo 4: Enxágue normalmente e finalize com uma boa hidratação, de preferência, usando uma máscara específica para cabelos quimicamente tratados.
ATENÇÃO: Evite usar shampoo antirresíduos para realizar a técnica, pois ele poderá danificar as suas madeixas.
Usando apenas o shampoo
Além do modo tradicional que ensinamos acima, a Shampoozada também pode ser feita somente com o shampoo, que é a aposta ideal para quem não quer clarear demais o cabelo. Para isso, você vai precisar apenas de um shampoo antirresíduos ou qualquer outro que não tenha fator de proteção da cor.
Depois, é só seguir o passo a passo abaixo:
- Passo 1: Divida o cabelo seco e sujo em mechas e aplique o shampoo antirresíduos ou que não seja protetor da cor, massageando cada uma delas.
- Passo 2: Em seguida, coloque uma touca e deixe-o agir por cerca de 40 minutos. Uma dica é usar um secador para ajudar a desbotar a cor.
- Passo 3: Enxágue o cabelo em água quente. Sim! Apesar de parecer estranho, a alta temperatura da água servirá para abrir as cutículas dos fios e favorecer o desbotamento mais rápido da cor.
- Passo 4: Finalize aplicando o condicionador.
Observação: Esse tipo de Shampoozada pode ser feito quantas vezes você quiser, desde que não seja no mesmo dia. O ideal é você apostar na técnica somente quando for lavar o cabelo, para evitar o ressecamento excessivo dos fios.
Quando retocar?
Assim como o procedimento em si, a manutenção da Shampoozada também não tem segredo! Como a raiz não fica tão evidente, o retoque pode ser feito em intervalos superiores ao de um mês. E se você é daquelas apaixonadas pelo efeito da raiz esfumada na hora de fazer mechas, vai poder aproveitar a Shampoozada para deixar a raiz mais discreta naturalmente.
Shampoozada em cabelos ruivos
Apesar de muita gente achar que a Shampoozada serve apenas para quem quer ficar loira, a técnica também pode ser aplicada em quem tem cabelos vermelhos, mas quer atingir tons mais laranjados, para conseguir um visual mais próximo do ruivo natural.
Para isso, você precisará de:
Água oxigenada 30 volumes (90 ml);
90 ml de shampoo.
Como fazer:
Divida o cabelo seco e sujo em mechas e aplique a mistura, massageando bem. Deixe-a agir por cerca de 10 a 30 minutos ou até você perceber que chegou ao tom desejado.
Veja também:
Shampoozada em cabelos pretos ou escuros
Cabelos pretos ou em tons mais escuros podem chegar a um castanho médio apenas na primeira shampoozada. No entanto, pode ser necessária uma matização posteriormente para corrigir a cor. Neste caso, o shampoo pode ser neutro ou com ingredientes mais hidratantes, o que vai depender de cada cabelo.
Veja também:
Shampoozada em cabelos loiros
A chamada Shampoozada Matizadora, ou seja, a Shampoozada para cabelos loiros ou já claros pode ajudar a deixar o efeito platinado que muitas mulheres buscam. Você vai precisar de:
20g de pó descolorante azul;
40ml de shampoo matizante ou desamarelador;
20ml de água oxigenada 20 volumes;
20ml de água ou Bepantol líquido.
Como fazer:
Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Em seguida, divida o cabelo úmido em mechas e aplique a mistura, deixando-a agir por cerca de 10 minutos. A dica é ficar de olho no clareamento em um espelho. Assim, você poderá enxaguar assim que perceber que os seus fios chegaram ao tom desejado.
Finalize aplicando uma máscara matizadora. Prontinho!
E aí? Gostou de conhecer mais sobre a Shampoozada? Você já fez no seu cabelo? Compartilhe!
Até a próxima!