Shantala pode ajudar a aliviar as dores e desconfortos do seu bebê. Como conecta mãe e bebê promovendo o vínculo entre eles, essa massagem, se feita regularmente, pode trazer mais segurança e tranquilidade para o bebê.
Veja neste artigo o que é a Shantala, quais seus benefícios e como fazer essa massagem de maneira fácil.
Veja também: O Guia Imperdível Sobre o Sono do Bebê!
O que é shantala?
A Shantala é uma massagem milenar de origem indiana. Frédérick Leboyer, obstetra francês conheceu essa massagem em uma viagem para a Índia quando, em meio à condições de vida precários, num cenário de miséria e abandono, uma mulher massageava seu bebê numa calçada pública.
O médico ficou interessado pela maneira como a mulher conseguia transformar o ambiente desolador em carinho e afeição quando tocava seu bebê.
O nome dessa mulher era Shantala e ela mostrou a Leboyer tudo que sabia sobre a arte de massagear os bebês, que é uma prática cotidiana da cultura de seu país.
Quando retornou à Europa, o obstetra introduziu essa técnica no ocidente com o nome da mulher que o ensinou seus princípios, porque na Índia não há um nome para esse hábito.
Fortalecendo o vínculo:
O objetivo maior da prática da Shantala é o fortalecimento do vínculo materno. A calma e o alívio dos desconfortos são algumas outras consequências dessa tradição de conexão através do toque.
Segundo Leboyer:
“Sim, os bebês tem necessidade de leite. Mas muito mais de serem amados e receberem carinho; serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados”.
Segundo essa abordagem, quando mais estreito for o laço entre a mãe e o bebê, mais eles estarão em sintonia, facilitando a comunicação entre eles.
Como os bebês demoram para aprender a falar, toda a maneira de melhorar a comunicação com o pequeno é muito bem-vinda, certo?
Aprenda a fazer a Shantala:
A prática da Shantala deve ser um ato de carinho, um momento de curtir seu bebê, acariciá-lo e conversar com ele de maneira mansa e amistosa.
Dicas para prática da Shantala:
- Use um óleo corporal próprio para o bebê, que seja adequado a sua pele delicada e tenha uma fragrância suave;
- Com um pouco de óleo nas mãos, esfregue uma palma à outra para aquecê-las, faça isso várias vezes durante a massagem;
- Sente-se de maneira confortável e deite seu bebê em suas pernas;
- Converse com ele enquanto se prepara para iniciar a massagem;
- Inicie a massagem pelos pés, subindo para as pernas, barriga e braços;
- Faça movimentos circulares e suaves, sempre conversando e mantendo contato visual com seu bebê;
- Massageie generosamente a barriga em movimentos circulares em sentido horário;
- Sinta o corpo de seu bebê, observe cada detalhe, respire fundo: esse é um momento de vocês.
Não existe certo e errado quando o objetivo é curtir seu bebê e estar num momento de amor e conexão com ele, adapte e crie também detalhes só de vocês nesse ritual de carinho!