Você já ouviu falar do shiatsu?
Técnica de massagem oriental famosa no Japão e amplamente difundida no Ocidente – inclusive no Brasil – o shiatsu é muito mais do que uma simples massagem. É uma terapia completa que trabalha a saúde, o bem-estar e a felicidade interior de quem a recebe.
Quer saber mais sobre o shiatsu? Leia este post e conheça o funcionamento, benefícios, indicações e contraindicações desta terapia. Confira!
Assuntos
O que é shiatsu e como a terapia funciona
Shiatsu é uma palavra japonesa em que “shi” significa dedos e “atsu” significa pressão, ou seja, em tradução literal, shiatsu é realizar pressão com os dedos.
Leia também:
Ele associa as técnicas manuais de massagem japonesa com a teoria dos meridianos da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) segundo a qual existem linhas longitudinais pelo corpo que se conectam com pontos sensíveis ao toque. Esses pontos, ao serem estimulados, proporcionam uma sensação de conforto, tranquilidade e bem-estar.
Em outras palavras, o shiatsu baseia-se na ideia de que todos nós possuímos um corpo energético com canais pelos quais flui a energia vital ki, que é distribuída para diversos pontos do corpo e por segmentos específicos chamados meridianos.
O objetivo do shiatsu é perceber em quais pontos do corpo há acúmulo (jitsu) ou carência (kyo) de energia e atuar balanceando este fluxo energético a fim de restabelecer a saúde física, emocional e espiritual do paciente.
A aplicação da técnica
A aplicação do shiatsu é feita através de movimentos de pressão realizados com os dedos, polegares e palma das mãos em pontos localizados ao longo dos canais energéticos (meridianos).
Em alguns casos, pode-se utilizar também os cotovelos e joelhos na aplicação da técnica, no entanto, nunca se deve usar aparelhos mecânicos.
Essa pressão aplicada sobre a pele em uma sessão de shiatsu corrige o mau funcionamento do organismo, promovendo e mantendo a saúde.
Apesar de parecer uma simples massagem, o shiatsu é muito mais que isso. Enquanto uma massagem relaxante foca em um problema ou queixa específica do paciente, o shiatsu analisa todo o contexto de vida de quem recebe a terapia (como sua rotina, alimentação, estilo de vida) para proporcionar um atendimento que cuide do ser de forma integral.
Indicações e benefícios do shiatsu
Os benefícios do shiatsu vão desde a manutenção da saúde até a prevenção de doenças, integrando corpo, mente e espírito por meio de uma visão holística.
O foco do shiatsu – assim como o das práticas complementares e integrativas de saúde – é tentar retomar o estado de equilíbrio do organismo e não somente eliminar sintomas.
Por isso, ele pode ser utilizado de forma complementar no tratamento de diversas doenças, sendo especialmente indicado em casos de:
- Doenças renais;
- Desequilíbrios intestinais;
- Problemas digestivos;
- Depressão e ansiedade;
- Problemas de autoestima;
- Insônia e outros distúrbios do sono.
Veja os principais benefícios da técnica:
- Redução do estresse e tensão;
- Alívio de dores de cabeça;
- Alívio de dores musculares;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Melhora da circulação linfática;
- Sensação de bem-estar;
- Prevenção de doenças.
Contraindicações do shiatsu
Como todo tratamento, o shiatsu também suas contraindicações.
Não é recomendado realizar o tratamento nos seguintes casos:
- Mulheres até o terceiro mês de gestação
- Pessoas com osteoporose
- Pacientes com câncer
- Sobre fraturas, edemas ou varizes;
- Pessoas com processos inflamatórios agudos internos ou externos;
- Pacientes em período pós-cirúrgico.
Se você se interessou pelo shiatsu, essa terapia pode ser encontrada facilmente em clínicas de massagem oriental e até em spas. No entanto, é essencial buscar um profissional qualificado neste tipo de massagem oriental para garantir que os resultados do tratamento sejam satisfatórios.
Você já conhecia o shiatsu? Se você se interessou pelo assunto e quer conhecer outras terapias leia nosso post sobre Medicina Tradicional Chinesa!