Beleza Cabelos

Silicone para cabelo: aprenda a usar o produto corretamente

Você sabe para que serve cada produto finalizador que encontra nas prateleiras das lojas de cosméticos? Aposto que você deve ter uma ideia, mas não certeza de todos os benefícios e modo de usar cada um deles. E não é incomum! Com a grande quantidade de finalizadores capilares disponíveis atualmente no mercado beauté, fica mesmo uma tarefa difícil para que serve cada um deles, ainda mais quando as funcionalidades são parecidas.

Alguns deles você já conheceu melhor aqui no blog, como é o caso do sérumreparador de pontascerapomadadefrizanteleave-in e até perfume para cabelo. É muita coisa legal, concorda? No entanto, para aproveitar os benefícios de cada um deles, é preciso entender para eles servem e, é claro, o modo correto de dizer.

No nosso artigo de hoje, nós vamos falar sobre o silicone para cabelo, um dos produtinhos mais conhecidos entre as vaidosas, mas que poucas sabem realmente quando e como aplicá-lo nos fios. Ele surgiu na década de 70 e, desde então, não saiu mais da penteadeira das adeptas a tratamentos capilares.

Afinal, ele deve ser usado antes ou depois da escova? Faz mal para as nossas madeixas? Continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te conto tudinho!

O que é silicone capilar?

silicone capilar é um tipo de produto finalizador que tem a função de depositar uma película protetora e invisível na fibra capilar. Apesar de não hidratar e nem nutrir o cabelo, muitos outros produtos capilares, como é o caso dos shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento contêm esse ingrediente em sua composição, devido a sua flexibilidade e facilidade de se espalhar de maneira uniforme pela superfície dos fios.

Trata-se de um composto semiorgânico formado por cadeias de átomos (carbono) alternadas de silício e oxigênio. Por ser inerte, ou seja, não reagir com outros compostos espontaneamente – outro motivo que o leva a ser utilizado na fabricação de cosméticos -, possui resistência ao calor, podendo aguentar temperaturas de -40°C a 316°C.

Normalmente, muitas mulheres costumam utilizar o silicone para cabelo como reparador de pontas, como uma forma de eliminar os fiozinhos arrepiados no alto da cabeça, ou seja, o frizz, ou disfarçar o aspecto das pontas duplas. No entanto, por ter propriedades protetoras contra a alta temperatura, que impedem que o calor provoque a perda de umidade (água) dos fios, o silicone deve ser aplicado antes de escovar o cabelo com secador e chapinha.

Além de deixar as madeixas mais fáceis de pentear, evitando o embaraço, o produtinho finalizador também ajudará na hora de alisar os fios, combatendo os atritos que podem causar a quebra dos fios. Outros benefícios relacionados ao silicone capilar estão a redução do frizz e alinhamento, que resulta em um super brilho no cabelo, e proteção contra as agressões externas.

Esse finalizador trata o cabelo?

Infelizmente, não! Essa é uma dúvida comum entre a maioria das mulheres, que acabam utilizando o silicone para cabelo para tentar reparar o aspecto ressecado dos fios, como frizz e pontas duplas. No entanto, a função desse produto finalizador é preventiva, ou seja, ele deve ser aplicado antes da escova para evitar esses problemas.

Caso contrário, a única maneira de recuperar a saúde da fibra capilar, depois de danificada, é com tratamentos capilares dentro de um cronograma capilar, com hidratação, nutrição e reconstrução regulares dentro da rotina de cuidados com o cabelo.

Quem pode apostar nesse produtinho?

O silicone capilar é mais indicado para cabelos secos e ressecados, com características como pontas “espigadas” e frizz. Quando utilizado antes de usar o secador e a chapinha, ele forma uma película protetora em volta dos fios, evitando esses problemas. O resultado será de mais facilidade na hora de pentear, além de conferir um maior brilho.

Como usar silicone para cabelo?

O silicone para cabelo deve ser aplicado diretamente nos fios antes de escovar o cabelo com secador e chapinha, com os fios já lavados normalmente. A quantidade deve ser equivalente a, no máximo, uma moda de 50 centavos.

Aplique umas poucas gotas na palma da mão e esfregue-a na outra, a fim de aquecer o produto para que os fios absorvam melhor as suas propriedades, e aplique diretamente nos fios.

Como cuidar dos fios depois de usar silicone capilar?

Como o silicone para cabelo possui uma maior densidade, ou seja, tem uma consistência mais grossa, é possível que, ao utilizar o produto muitas vezes, os fios fiquem com um aspecto mais “pesado”.

Por isso, se você precisar aplicá-lo mais de uma vez na semana, a dica é apostar em um shampoo antirresíduos, pelo menos, a cada 15 dias, para evitar o efeito build-up, ou seja, o acúmulo de produtos nos fios. Assim, o seu cabelo estará sempre bonito e saudável!

E aí? Gostou de saber como usar silicone no cabelo? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que as suas amigas também aprendam!

Até a próxima…

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */