Saúde

Síndrome do intestino irritável: causas, sintomas e tratamentos

Síndrome-do-intestino-irritável

O intestino é um órgão que muitas pessoas só se dão conta de sua existência quando começa a doer. A síndrome do intestino irritável é muito comum entre os brasileiros e seus principais sintomas são as dores e os desconfortos. Você vai entender a seguir como tratar, quais as possíveis causas e os sintomas mais comuns.

Existem muitos órgãos no nosso corpo, que só damos contas da sua existência quando começam a doer e causar desconfortos. É o caso do intestino, muitas pessoas começam a tratar ele com carinho depois que ele começa a causar desconfortos.

Na antiga Medicina Tradicional Chinesa, o intestino é considerado o nosso segundo cérebro. Ele tem tanta importância que existem tratamentos específicos para a sua perfeita saúde e funcionamento.

Acredita-se que o seu mau funcionamento pode afetar de forma desastrosa praticamente todos os sistemas do organismo.

Entenda o que é a síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável era denominada antigamente como colite nervosa e atribuída principalmente as alterações emocionais que o indivíduo era portador.

Anos mais tarde a palavra colite foi substituída, pois na medicina o sufixo “ite” é utilizado para indicar inflamações. Essa síndrome é um evento do próprio organismo, ele não apresenta lesões inflamatórias como nas doenças.

Por conta disso, ela é caracterizada como uma síndrome e não uma doença. É síndrome por que suas principais características são o conjunto de sinais e sintomas que são manifestados mais especificamente na região do cólon, dando a impressão de algo irritado e nervoso.



Depois de muitas pesquisas chegou-se a conclusão que essa irritação estava relacionada as ondas peristálticas que o intestino apresenta de maneira anormal. Essa anormalidade não é vista apenas no intestino, mas em diversas regiões do tubo digestivo.

Como funciona o intestino? As emoções podem interferir no seu funcionamento?

O intestino é dividido em duas partes, uma denominada de intestino grosso e a outra de intestino delgado. Esse órgão faz parte do sistema digestório e tem como principal função, a absorção de água e nutrientes dos alimentos.

Na parte do intestino delgado ocorre a absorção dos nutrientes dos alimentos e na parte do intestino grosso é onde ocorre a absorção de água utilizada no processo de digestão.

O campo da medicina existem pesquisas feitas constantemente e muitas novidades ainda estão sendo descobertas sobre esse órgão.

O que se sabe sobre o intestino é que ele possui um segundo cérebro que é representado por mediadores e um sistema nervoso exclusivo. Esse sistema nervoso que o comanda é o nervoso vago, um dos principais nervos parassimpáticos comandados pelo hipotálamo que possui entre tantas funções a de estimular o impulso nervoso entre as emoções.

O nervo vago tem também uma função muito importante de estimular os impulsos nervosos das emoções, além de enervar todo o tubo digestivo, secreta ácidos importantes, de fatores digestivos, enzimas e a coordenação de todos os movimentos peristálticos do intestino.

Descobriu-se recentemente que o intestino também possui hormônios e receptores hormonais localizados especificamente no tubo digestivo bem semelhantes aos encontrados no sistema nervoso central, chamados de encefalinas.

Pode-se concluir que o tubo digestivo possui sistema nervoso e hormônios próprios que são capazes de controlar a sua motilidade e a sua capacidade de secretar. Isso quer dizer que existe sim, a relação entre as emoções integradas do hipotálamo e a motilidade do intestino.

Causas e fatores que podem provocar a síndrome do intestino irritável

Os músculos que revestem a parede do intestino se contraem e relaxam assim que o alimento é ingerido. Esses movimentos nas pessoas que possuem a síndrome do intestino irritável são mais fortes e duram um tempo mais prolongado.

Ainda não se sabe ao certo o que causa realmente o desenvolvimento dessa síndrome. A única certeza que a medicina tem é de que existem fatores importantes que sempre estão presentes nas portadores dessa síndrome.

Conheça alguns:

1 – Consumo de alguns alimentos

Alguns pacientes relatam o aparecimento de sintomas desagradáveis depois do consumo de determinados alimentos. Os que causam mais desconforto são: leite, brócolis, feijão, frutas, chocolate, bebidas gaseificadas, entre outros.

2 – Hormônios desregulados

Infelizmente, as mulheres são as que mais apresentam esse tipo de síndrome. Acredita-se que isso acontece por causa das mudanças hormonais que elas sentem constantemente.

3 – Episódios constantes de estresse

As emoções podem alterar as funções do intestino! Geralmente, as pessoas mais estressadas sentem os sintomas mais fortes.

Quais são os principais sintomas da síndrome do intestino irritável?

Os portadores da síndrome do intestino irritável relatam sintomas bem desagradáveis, acompanhados na maioria das vezes de muita dor, mas eles variam de pessoa para pessoa.

Muitas vezes esses sintomas são confundidos com outros tipos de doenças.

Veja a seguir alguns desses sintomas:

  • Cólicas e dores abdominais;
  • Sensação que a barriga está inchada por causa da quantidade de gases;
  • Constipação intestinal ou diarreia frequente, esses dois episódios podem se alternar;
  • Muco constante nas fezes.

Esses sintomas podem estar relacionados com a sua alimentação?

Os alimentos que ingerimos promovem de maneira natural um movimento peristáltico do intestino.

Assim que um alimento chega no estômago por ações hormonais e estímulos nervosos, existem comandos enviados ao intestino que promovem o aumento de sua motilidade.

Os reflexos de contrações são maiores quando ocorrem maiores períodos de jejum. Pessoas portadoras da síndrome do intestino irritável sentem mais necessidade de evacuar logo depois do consumo do café da manhã.

Cerca de 70% de pacientes apresentam diarreias e necessidade de evacuar várias vezes ao dia depois dessa refeição. Isso se dá por causa das longas horas de jejum que antecedeu o café da manhã.

Como é feito o tratamento?

Ainda não existem medicamentos específicos para a síndrome do intestino irritável, então os tratamentos mais indicados são aqueles que promovam o alívio dos sintomas.

Medicamentos antiespasmódicos, anticolinérgicos e antidepressivos são muito utilizados. Existe também a indicação de medicamentos específicos para os episódios de diarreias.

É muito indicado também que o paciente mude o seu estilo de vida, adequando a sua alimentação. Mudar o estilo de vida e adotar hábitos saudáveis são excelentes para esse tipo de síndrome.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */