Datas Comemorativas

Sino de Natal: entenda o significado

O Natal é uma celebração repleta de símbolos que carregam grandes significados religiosos e até mesmo sentimentais para cada família. Um dos principais ícones da celebração do nascimento de Jesus é o sino de natal!

O instrumento musical não está presenta apenas nas típicas canções natalinas, mas também na decoração do lar e até mesmo na história mais antiga da chegada de Cristo na Terra.

Neste post, você vai desvendar diversas curiosidades sobre este símbolo natalino, além de aprender a criar um sino de natal com materiais que você tem em casa, para dar seu próprio toque na festa mais esperada do ano!

A lenda do sino de Natal

Todos conhecem os sinos por conta do som particular que eles emitem. Eles sempre anunciam um acontecimento, atualmente, é mais comum ouvi-los para marcar as horas nas grandes igrejas ou reunir um grupo de pessoas para um grande acontecimento.

Entretanto, de acordo com a história do natal, os sinos anunciaram a chegada de Jesus e afastaram todo o mal. Com as badaladas dos sinos, toda a humanidade foi avisada da chegada do Salvador, trazendo uma nova esperança a todos os povos.

Ao mesmo tempo, o sino de natal também representa o início de uma nova era, em que um verdadeiro representante do bem traria forças para que toda a sociedade lutasse contra o mal.

Sino de Natal reciclável na decoração

Agora que você conhece o significado por trás do sino de natal, chegou a hora de dar o seu próprio toque na tradição! Junte toda a família e crie a sua própria decoração natalina, a técnica também é ideal para economizar no orçamento natalino.



Confira 4 materiais recicláveis que podem ser transformados em um belo sino de natal!

De garrafa pet

A garrafa pet é um dos materiais recicláveis mais versáteis que você pode encontrar em casa. Para criar o seu sino de natal, basta seguir os simples passos abaixo:

  • Corte a parte superior da garrafa com cuidado;
  • Lixe as bordas para evitar que alguém se corte e também para remover as rebarbas irregulares;
  • Pinte o plástico com a cor de sua preferência, para lembrar o sino de natal clássico você pode apostar no dourado;
  • Decore o sino como você preferir, com laços natalinos, miçangas e até mesmo glitter!

De latinha

Assim como a garrafa pet, as latinhas também podem funcionar como base para diversas criações sustentáveis, inclusivo um belo sino de natal! Aprenda a criar sua própria peça decorativa com as instruções abaixo:

  • Com cuidado, corte a parte inferior da latinha;
  • Lixe as bordas para remover as irregularidades e evitar cortes com as extremidades afiadas;
  • Pinte a latinha com a cor que mais combina com sua decoração;
  • Você pode utilizar o buraco da parte superior da latinha para amarrar um barbante e pendurar o seu sino de natal. Além disso, você também pode pendurar um guizo dentro da lata para simular o som do sino.

Com cápsulas de café expresso

Se você é um adepto das máquinas de café que precisam de cápsulas para fazer o café, há a possibilidade de reutilizar os recipientes para produzir um sino de natal decorativo! É só seguir os passos abaixo:

  • Higienize as cápsulas para eliminar qualquer resíduo do café;
  • Pinte as superfícies com a cor da sua preferência;
  • Adicione laços e um guizo para dar um toque especial ao sino.

Com caixa de ovo

É difícil imaginar que uma caixa de ovo pode se transformar em um sino de natal, mas com um pouco de criatividade e dedicação, você pode transformar um material reciclável em uma bela peça decorativa. Siga as instruções:

  • Corte as áreas arredondadas da caixa de ovo;
  • Pinte o papel com a cor que mais combina com sua decoração;
  • Divirta-se com laços, glitter e outros materiais para decorar seu sino de natal;
  • Faça um furo na base da peça para amarrar um barbante ou adicionar um guizo.

Músicas sobre os sinos de Natal

Os sinos são muito conhecidos pelo som particular que emitem, por isso eles não poderiam ficar de fora das músicas natalinas! Algumas usam o próprio som do instrumento na melodia, enquanto outras canções mencionam o sino de natal e o seu significado nas letras.

Conheça 5 músicas sobre o papel do sino na celebração e monte sua playlist natalina para uma ceia mais animada!

Jingle Bells

Alguns meses antes do natal já é possível ouvir as notas da música natalina mais conhecida no Brasil e no mundo. Também conhecida como “One Horse Open Sleigh”, a música foi composta em 1857 por James Lord Pierpont.

Originalmente, a canção era dedicada ao dia de ação de graças, um importante feriado dos Estados Unidos que antecipa o natal. Entretanto, acabou se tornando um dos grandes símbolos da celebração do nascimento de Jesus.

Sino de Belém

A música ficou conhecida como a versão brasileira de “Jingle Bells”, a letra foi adaptada pelo compositor Evaldo Rui e ganhou vida na voz de João Dias em 1941.

Desde então, a canção se tornou um ícone natalino, especialmente para as crianças que aguardam a chegada do bom velhinho Papai Noel na véspera de natal.

Bells Will Be Ringing

Também conhecida como “Please Come Home for Christmas”, a música foi lançada em 1960 pelo cantor e pianista Charles Brown.

A letra fala sobre a saudade que alguém sente de uma pessoa amada e como gostaria de passar as festas de fim de ano ao lado dela. Afinal das contas, o natal é uma época em que todos queremos estar ao lado das pessoas que amamos, dividindo alegrias e construindo novas memórias!

Silver Bells

A canção foi composta por Jay Livingston e Ray Evans, mas foi performada pela primeira vez na voz de Bob Hope and Marilyn Maxwell no filme “No Mato Sem Cachorro”, lançado em 1951. Fora das telas, a música foi gravada por Bing Crosby e Carol Richards.

A música fala sobre a chegada do natal em um cenário urbano, onde a cidade se enche de luzes e as ruas estão cheias de pessoas buscando pelos presentes ideais para aqueles que amam.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */