Doenças Saúde

Câncer de pele: conheça os principais sintomas

Sintomas do câncer de pele

A palavra “câncer” cada vez mais se faz presente, infelizmente. O crescimento dessa doença assusta, especialmente por seu alto grau de periculosidade.

Há diversos tipos de câncer, que podem atacar inúmeras partes do corpo. Dentre eles, está o câncer de pele.

Embora não seja do tipo que mais traz mortes, o câncer de pele pode ser muito perigoso.

Para evitar que seja tarde demais, o diagnóstico precoce pode ser essencial para o sucesso de um processo de cura.

Assim, é importante conhecer um pouco desta doença para saber identificar sinais o quanto antes.

O que é o câncer de pele?

Como diversos tipos de câncer, o de pele é um tumor que se desenvolve a partir de um crescimento anormal e desordenado das células da pele.

Não se têm estudos que concluam ao certo qual a razão para esta desordem celular, que gera os temidos tumores. De toda forma, o estudo da doença já permite listar alguns sintomas que podem ser observados para alertar sobre o aparecimento da doença.

Quais os principais sintomas do câncer de pele?

Os sintomas desta doença, como regra geral, são pequenas alterações na própria pele. Tais alterações podem surgir de diferentes formas, como novas manchas, pequenas deformações, ou novas pintas. Ainda, manchas ou pintas já existentes podem sofrer mutações, o que também pode ser um indício da doença.

Embora muito parecidos, cada tipo de câncer de pele costuma ter sintomas próprios.

Não melanoma carcinoma basocelular

Este tipo de câncer de pele é mais comum, e o menos agressivo. Estima-se que 70% dos diagnósticos sejam deste tipo de tumor. Felizmente, sua ação e progressão é lenta, o que costuma viabilizar a cura mais facilmente.

Costuma aparecer como um nódulo na pele, que normalmente tem uma coloração perolada ou mais rosada. O nódulo pode sangrar facilmente, e se apresenta como uma ferida que tem muita dificuldade em cicatrizar.

As partes mais expostas ao sol, como braços, pescoço e nariz, costumam ser os maiores alvos deste tipo de câncer.

Não melanoma carcinoma espinocelular

Outro tipo de câncer de pele, que costuma aparecer em mais ou menos 20% dos diagnósticos. Embora menos frequente, este tipo de tumor é um pouco mais agressivo e rápido.

Normalmente este tipo de câncer é notado a partir de manchas na pele, podendo também apresentar-se como nódulos. O local de manifestação costuma sofrer alteração na pigmentação, tornando-se mais avermelhado, e podendo criar um aspecto enrugado. É possível que haja descamação e até secreção no local.

Pode se manifestar em qualquer parte da pele e em mucosas, sendo mais comum nas áreas que mais sofrem exposição solar.

Melanoma

Menos comum e mais agressivo, este câncer costuma ter um rápido desenvolvimento e progressão no organismo, podendo facilmente chegar à temida metástase.

O melanoma costuma se revelar com uma mutação em alguma pinta pré-existente, ou em alguma manchinha, bem como pelo aparecimento repentino de mancha ou pinta, normalmente bem pigmentadas e com relevo. Ainda, coceiras frequentes e sangramento na região podem ser sintomas do câncer.

Estes são os tipos de câncer de pele mais comuns, e também seus sintomas mais relatados pelos estudos. No entanto, o câncer não é uma doença cujos estudos já se findaram, e é comum aparecerem novidades. Desta forma, não se deve deixar de observar qualquer alteração na pele, nem qualquer modificação que passe um pouco do comum.

Qualquer coisa suspeita deve ser motivo de visitar um médico, para se certificar a respeito de eventual doença e, se for o caso, tratar com a maior brevidade possível, evitando a progressão do tumor.

E claro: vale ressaltar que a prevenção é o melhor caminho. Então, abuse da proteção solar.

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */