Beleza Estética

Sobrancelha de henna: como fazer? Quais os benefícios e desvantagens?

Toda mulher conhece bem a importância de ter suas sobrancelhas em ordem. Quando acontece algum problema na hora de fazer, ele parece “gritar” prá todo mundo ouvir.

Isso porque a sobrancelha emoldura o olhar. As sobrancelhas também são responsáveis por boa parte da expressão facial. Por isso as mulheres – e muitos homens também – tomam muito cuidado com essa parte do rosto tão delicada.

Veja também – Como pintar a sobrancelha? 6 dicas para você não errar!

A busca de soluções para possíveis falhas nas sobrancelhas remete a um recurso velho conhecido das civilizações orientais: a sobrancelha de henna.

Por isso, se você quer aprender a fazer sobrancelha de henna, acompanhe este artigo até o final.



Mas o que é a henna e de onde ela vem?

A henna é uma planta de origem árabe, encontrada no norte da África e no sul da Ásia.



Seu extrato é feito a partir das folhas secas e dá origem a uma tinta muito utilizada na indústria da beleza oriental.

Inicialmente, os árabes aplicavam o extrato de henna na pele para se refrescar e amenizar os efeitos do calor da região.

Veja também – Microblading: sobrancelha natural e com muita perfeição!

Com o tempo, perceberam que o extrato deixava a pele marcada por algum tempo, então esse extrato passou a ser usado para decorar o corpo, especialmente em celebrações como o casamento e outros atos religiosos.

Até os dias atuais mulheres orientais costumam tatuar seus corpos usando tintura de henna.

Quem nunca ficou encantada com uma tatuagem de henna nas mãos de uma noiva indiana?

As mulheres marroquinas costumam enfeitar o corpo com tatuagens de henna para a noite de núpcias.

Já os povos antigos utilizavam a tintura de henna diluída num composto específico que não permitia que ela secasse. Essa tintura era aplicada em desenhos nos corpos das mulheres de forma que os desenhos se desfaziam se elas fossem tocadas.

Essas tatuagens são temporárias e costumam desaparecer em cerca de uma semana.

Com o passar do tempo, o extrato da henna passou a ser utilizado também para pintar cabelos e sobrancelhas.

Contraindicações

São raros os registros de pessoas alérgicas à planta, mas como eles existem, é muito importante você fazer um teste de sensibilidade antes de qualquer aplicação.

O teste é bem simples.

Aplique um pouco da tintura de henna numa pequena área da parte interna do seu braço e deixe por 12 horas. Se você tiver alergia, surgirá uma bolha, similar a uma queimadura, logo nas primeiras horas.

Veja também – Os diversos tipos de pinças para sobrancelhas e como cada um deles funciona

A tintura de henna não deve ser usada em crianças pequenas – embora seja de nosso conhecimento que algumas culturas orientais a utilizam.

Também não é recomendado seu uso por gestantes ou lactantes.

Vantagens da sobrancelha de henna

Atualmente a henna é largamente utilizada para preencher falhas nas sobrancelhas.

A grande vantagem da sobrancelha de henna é que ela permite uma visualização de qual será o efeito do procedimento se ele for a maquiagem definitiva.

Mas essa é apenas a maior.

A sobrancelha de henna permite que eventuais falhas nos pelos sejam preenchidas de forma natural e não agressiva.

A henna não penetra no fio, então a sobrancelha de henna é temporária. O pigmento fica na pele, entre os fios, dando a impressão de preenchimento.

Seus efeitos duram entre dez e quinze dias, dependendo do seu tipo de pele. Peles oleosas perdem o efeito da henna em cerca de dez dias, enquanto nas pelas normais a secas, ele dura aproximadamente quinze dias.

O uso da sobrancelha de henna também auxilia no crescimento dos fios.

Com o tempo e o uso frequente, o uso da henna na sobrancelha vai tornando os fios mais volumosos e estimulando o crescimento de novos fios.

A sobrancelha de henna pode ser usada por loiras?

Há uma crença de que loiras não podem usar henna nos cabelos ou nas sobrancelhas. Isso é mito. Especialmente nas sobrancelhas.

Para os cabelos, o cuidado com os fios loiros é diferente e a henna não é mesmo a tintura mais indicada.

Entretanto, para a sobrancelha, não há problema algum no uso da henna.

A sobrancelha de henna para loiras apenas requer cuidado com o tom da henna a ser aplicada.

Já é possível encontrar no mercado a tintura de sobrancelha de henna nos tons louro escuro, castanho claro ou marrom. A única restrição recomendada é para loiras platinadas.

Se for seu caso, o resultado pode não ficar harmonioso, já que a henna pende para os tons de dourado.

Como fazer a sobrancelha de henna

É interessante você fazer as primeiras aplicações com alguém especializado, tanto para conhecer um desenho que fique perfeito em você quanto para se familiarizar com a forma de aplicação.

Mas se você se sente segura e quer aplicar em casa, se joga!

Existem kits a venda nas melhores perfumarias.

Alguns kits contém apenas a tintura. Mas alguns kits são tão completos que incluem todo o aparato que você vai precisar para a aplicação.

É bem verdade que esses kits completos são muito mais caros, mas eles já tem tudo que você vai precisar e vai durar muitas aplicações.

Além disso, nas próximas compras, você já não precisará investir nesses aparatos.

Antes de começar a fazer sua sobrancelha de henna, uma boa dica é você fazer uma busca no youtube e assistir alguns vídeos de profissionais fazendo o procedimento.

O primeiro cuidado que você precisa ter é usar um lápis branco para desenhar o formato que você deseja dar para a sua sobrancelha de henna. Quando o desenho estiver pronto, retire o excesso de pelos usando uma pinça.

Veja também – Alisamento de sobrancelha: fios rebeldes nunca mais!

Prepare a henna seguindo a orientação do fabricante.

Lembre-se que você não vai precisar de uma quantidade muito grande, então a maioria dos kits irá render muitas aplicações se você usar com sabedoria.

Depois que a tintura estiver pronta, você vai começar a pintar sua sobrancelha de henna. Use um pincel bem fininho e aplique com calma, tomando cuidado para preencher os espaços entre os fios!

A maioria dos kits orienta que você deixe a henna agir por quarenta e cinco minutos, mas é importante conferir esse tempo no modo de usar.

Após passado o tempo recomendado, retire o excesso com um algodão embebido em água.

Não é recomendado que você utilize sabonete ou outros cosméticos na sobrancelha no dia da aplicação da sobrancelha de henna.

Conclusão

A henna já é utilizada há séculos por civilizações antigas, e seu uso é cada vez mais comum nos dias atuais.

A simplicidade de sua aplicação, somada a possibilidade de utilização por mulheres com tons de peles e cabelos cada vez mais diversos, faz com que muitas pessoas acabem optando por fazer sobrancelha de henna.

Você já usou henna para fazer a sobrancelha, ou nos cabelos? Deixe um comentário dizendo pra gente o que você achou.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.