Curiosidades Significado dos Sonhos

Qual o significado de sonhar com água? Descubra aqui!

Sonhar com água

Já não é de hoje que o mundo dos sonhos desperta a curiosidade da espécie humana. Os mistérios que esses fenômenos causam nas ondas cerebrais até hoje não são desvendados pela ciência. Desde a Grécia Antiga, um ser mitológico chamado Morfeu, aparecia nos sonhos de centenas de pessoas, e despertava a curiosidade de especialistas da época. Essa prática de desvendar sonhos é usada até hoje e um dos termos mais buscados é sobre sonhar com água. Conheça o significado desse símbolo no artigo de hoje e porque você sonhou com isso.

Diversos significados são dados aos sonhos sob os aspectos da religião, ciência e cultura. Cada área dá um significado diferente, por exemplo, para a ciência esse fenômeno nada mais é do que uma manifestação do nosso inconsciente, durante o processo de sono.

Veja também – Você sabe o que significa sonhar com carne? Veja algumas ideias aqui!

Para algumas tradições e religiões acreditam que os sonhos possuem significados muitas vezes premonitórios, promovendo muitas vezes a expansão da consciência. Acredita-se inclusive que esses fenômenos atinjam patamares espirituais.

De acordo com Freud, o pai da psicanálise, os sonhos nada mais são do que manifestações de desejos reprimidos que povoam o nosso inconsciente. É justamente nos sonhos que esses desejos podem ser realizados.

Já para Jung, psiquiatra suíço, os sonhos possuem um papel muito mais abrangente do que apenas uma revelação premonitória ou dos desejos ocultos. Para esse psiquiatra, os sonhos são uma poderosa ferramenta da psique humana e sua principal missão é manter o equilíbrio necessário através da compensação.

A maioria das pessoas relatam que sonhar com água é muito comum. Algumas inclusive sentem verdadeiro pavor dependendo do tipo de sonho. Você pode achar que apenas você sonha com determinado símbolo e isso não é verdade.



Por coincidência ou não, diversas pessoas estão sonhando com o mesmo símbolo que você, a única coisa que muda é o cenário diferente.

Segundo Freud, o que significa sonhar com água?

“Os sonhos são uma construção psíquica e como tal, são passíveis de interpretação”, essa é uma das frases mais famosas do pai da psicanálise Sigmund Freud.

De acordo com Freud, é possível utilizar uma técnica psicológica capaz de interpretar todos os tipos de sonhos e quando ela é utilizada, esses sonhos revelam uma estrutura psíquica muito bem organizada. Isso significa em outras palavras, que todos os sonhos nada mais são do que a realização de um desejo.

Você pode estar se perguntando, mas como isso faz sentido em sonhos que ocorrem a morte de pessoas que amamos, ou até em situações que ocorrem perseguições, tumultos, como podemos desejar esse tipo de sofrimento e aflição. Segundo Freud, os sonhos são a manifestação de desejos reprimidos.

Veja também – Qual o significado de sonhar com louça suja? Veja algumas teorias

Mesmo esses sonhos desagradáveis são nossos desejos reprimidos, mas precisamos estar atentos nas diferenças entre os conteúdos manifesto e latentes.

O conteúdo latente é o material que compõe o sonho e o conteúdo manifesto é o que sonhamos literalmente.

Segundo essa teoria de Freud, sonhar com água podem ser manifestações de nossos desejos reprimidos, por exemplo, se um indivíduo sonhou que estava bebendo água, ele provavelmente foi dormir com sede.

Sonhar com água

Segundo Jung, o que significa sonhar com água?

Jung era um psiquiatra que acreditava que os sonhos possuía um significado muito maior do que apenas desejos reprimidos, ou outros significados. Segundo ele, os sonhos eram como se fosse uma espécie de compensação, por exemplo, pessoas mais masculinizadas, sonhavam com mais frequência com símbolos e corpos femininos e assim por diante.

Segundo a sua teoria, todos os sonhos eram ferramentas importantes da nossa psique para manter o equilíbrio da mente.

Veja também – Sonhar com boi: Significado positivo ou negativo?

Para Jung, quando uma pessoa sonhava com água, ela não estava com desejos em relação a água e sim, estava sonhando com um símbolo presente dentro da sua psique.

Por exemplo, se uma pessoa acredita que a água tem um grande poder de proteção sonhar com água pode significar que essa pessoa pode estar protegida, ou precisa de proteção.

8 significados sobre sonhar com água

Juntando a teoria de diversos especialistas no assunto, reunimos 8 interessantes significados sobre sonhar com água. Veja a seguir e conheça o significado do seu sonho:

1 – Sonhar com água limpa

Sonhar com água limpa pode significar períodos de serenidade e tranquilidade na sua vida. Acredita-se também que pode representar períodos de prosperidade em todos os aspectos da sua vida profissional, pessoal, amorosa e familiar.

Esse tipo de significado também serve para as pessoas que sonharam com águas cristalinas, azuis e transparentes.

2 – Sonhar com água suja ou turva

Ao que tudo indica, quem sonha com água suja ou turva deve ficar atento para todas as adversidades que provavelmente irão surgir. Ao contrário do significado das águas limpas e transparentes, as águas sujas ou turvas podem indicar um excesso de pensamentos negativos que precisam ser liberados e trabalhados na sua vida.

3 – Sonhar com água do mar

Saber qual o significado de sonhar com água do mar vai depender de como este mar estava, por exemplo, águas agitadas é sinal de pensamentos e emoções agitadas, isso pode indicar verdadeiras agitações emocionais e familiares. Águas mais tranquilas podem significar emoções e pensamentos mais calmos e tranquilos.

4 – Sonhar que estava tomando banho

Sonhar que está tomando banho e água que cai do chuveiro é totalmente límpida pode significar abundância e fartura na sua vida. Se o banho for realizado em um lago o significado poderá ser de pequenos contratempos que acontecerão na sua vida.

Banhos de rio indicam alguma surpresa na sua vida, essa surpresa poderá não ser muito agradável.

5 – Sonhar que está bebendo a água

Sonhar com água pode ter vários significados como você observou acima. A cor da água que você está bebendo é que vai determinar o significado do seu sonho. Acredita-se que beber água suja pode indicar algum problema de saúde, diferente da água limpa que significa sucesso e superação.

6 – Sonhar com inundações

Os sonhos com inundações costumam indicar situações onde ocorrerão perdas financeiras, é preciso ficar atento para que isso não ocorra.

7 – Sonhar com água parada

A maioria dos significados dos sonhos que envolvem água, será interpretado de acordo com a cor que essa água se encontra. Quanto mais suja e poluída estiver essa água, maior serão os seus problemas. Quanto mais limpa estiver essa água, mais em paz estará o seu espírito.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */