Curiosidades Significado dos Sonhos

Sonhar com peixe: mergulho nas emoções

Muita gente tem aquário por causa da sensação de tranquilidade que seus pequenos habitantes transmitem. Uma paz que renova as energias depois de um dia exaustivo de trabalho, estudos, trânsito, etc.

Mas, sonhar com peixe… Será que também tem esse efeito revigorante? Qual o significado? Ou teria mais de um, assim como sonhar com casa ou sonhar com água limpa? E a cor do peixe? Teria relevância?

Conheça hoje possíveis interpretações de sonhos com esse animal, que aparenta tanta calma e harmonia.

Peixes simbolizam ênfase no lado emocional. Por essa estreita relação com o nosso inconsciente, o peixe é um dos símbolos mais ricos quando aparece nos sonhos, o que é justificado pelo fato dele viver na água. (Para saber mais sobre simbologia da água, confira o post “Sonhar com água limpa”).

Voltando…

De forma geral, sonhar com peixe demonstra satisfação em ter desejos realizados. Quando a criatura escamosa nada em águas transparentes, é um sinal de sabedoria e felicidade.

Como a água, por si só, já é uma forte representação dos conteúdos psíquicos e o peixe também, então, sonhar com o animal demostra que o sonhador está em uma fase bastante rica emocionalmente.

Eu explico: quer dizer que o protagonista do sonho passa por um período de pleno contato com seu íntimo. Isto é, o material que estava lá quietinho, longe da consciência, vem à tona.

Portanto, quando sonhamos com peixe, que é o tal “conteúdo reprimido”, é interessante prestar atenção às mensagens do sonho. Tudo indica que algo muito importante está sendo mostrado.

O caráter psicológico de sonhar com peixe encontra argumento no livro “Jung: O Homem Criativo”, de Luiz Paulo Grinberg. O autor diz, em outras palavras, que a energia psíquica represada é necessária para que haja desenvolvimento pessoal. Vem daí o motivo pelo qual o conteúdo reprimido tenta voltar à consciência.

Sonhar com peixe, portanto, pode indicar um período de mais proximidade com nosso propósito existencial. Ou seja, com o que nutre a nossa alma de verdade. Afinal, o peixe é também um alimento e, simbolicamente, representa o que nos alimenta de forma profunda.

Interessante notar ainda que, assim como outros símbolos, o peixe possui seu “lado negativo”, pois é um bicho arisco, difícil de segurar. Ao sonhar com peixe, a interpretação pode ser que o sonhador está fugindo, tentando escapar de algo.

Ao mesmo tempo que é sinal de contato maior com as emoções e conteúdos submersos no inconsciente, sonhar com peixe possivelmente quer dizer que a pessoa está evitando certas relações, situações ou experiências.

Interpretando o sonho com peixe: saiba mais

mulher-sonhando

• Sonhar comendo peixe: você está, de fato, interiorizando alguma crença, atitude ou emoção, tornando-a mais natural. Pode ser que certo comportamento, sentimento ou hábito esteja se integrando à sua personalidade.

• Sonhar nadando ao lado de peixes (fazendo parte do cardume ou só acompanhando): é sinal que você está se envolvendo mais naturalmente com o que existe em seu íntimo – e, possivelmente, está predisposto a olhar para o seu interior.

• Sonhar com peixes dourados, vermelhos ou multicoloridos: provavelmente, novos e intensos amores estejam chegando, mas talvez passem logo.

• Sonhar com peixes mortos (à beira de um rio, por exemplo): a interpretação é que decepções amorosas estão a caminho.

Depois do mergulho nos significados de sonhar com peixe, eu vou ficando por aqui… Até mais!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */