Curiosidades Significado dos Sonhos

Sonhar com trabalho: o que pode significar? Descubra aqui!

Sonhar-com-trabalho

Sonhar com trabalho significa algo ruim? A princípio a ideia não desperta muito agrado. Afinal você fica um dia inteiro no batente, sem contar as horas no trânsito, seja no carro ou no aperto do transporte público, passa 40, 44 horas semanais na labuta, para chegar em casa e na hora do seu merecido descanso sonhar com trabalho?

Imagine: é como você entrar mais cedo, horas mais cedo no seu turno e perceber que irá intercalar a “jornada” quando acordar pela manhã depois do sonho, já no horário de se levantar para trabalhar. Que terrível, não? Ninguém merece.

Mas sonhar com trabalho pode indicar aspectos positivos ou incentivar a tomar decisões que há muito vem adiando, afinal sonhos nada mais são do que uma tentativa do nosso inconsciente em transmitir ao nosso consciente tudo aquilo que tentamos ignorar ao longo de um período, que tentamos não dar a devida atenção, mas que representam algo importante para nós.

Durante o descanso nosso “policiamento” para manter afastado esses pensamentos que não queremos dedicar muita atenção se encontra mais brando, momento em que o inconsciente consegue transpor a barreira que impomos, mas não totalmente, porque “brando” não é o mesmo que “nulo”, por isso que os sonhos muitas vezes são confusos, distorcidos, incoerentes e que precisam ser interpretados.

Para compreender o significado de sonhar com trabalho é preciso ficar atento ao papel que desempenha na narrativa onírica, se tem papel ativo, passivo, isto é, executa uma ação, se observa, se é um mero expectador.

Há varias possibilidades e cada uma pode representar algo diferente, seja positivo ou negativo. Tente se lembrar ao despertar: você estava no seu atual local de trabalho? Fazia suas funções normalmente? Observava o trabalho dos outros colegas? Trabalhava em equipe ou sozinho? Procurava por um emprego? Pedia demissão? Trabalhava em algo completamente diferente? Demitia um funcionário?

Saiba a seguir o que significa sonhar com trabalho.



Confira!

Sonhar com trabalho

Primeiro vamos abordar o sonhar com trabalho de maneira mais ampla. O que esse tema pode representar, significar, dizer sobre você ou da situação que vive no momento?

Em uma análise preliminar, sonhar com trabalho pode refletir a sua maturidade, profissionalismo, responsabilidade, pois considera o trabalho algo indispensável, de suma importância para a sua vida, não só para você e os familiares que o cercam, mas para todos que de alguma forma interagem, se beneficiam com as atividades que exerce, seja um funcionário ou um cliente.

Por outro lado, sonhar com trabalho também pode revelar insegurança, insatisfação com algo ou alguma coisa que esteja ligado diretamente com o ofício.

Sonhar que está trabalhando

Se no sonho você estiver simplesmente trabalhando, talvez seja um sinal de que chegou a hora de fazer um balanço, avaliar quais foram suas realizações, se está no caminho que planejou de início, determinar um novo rumo, se for o caso, resolver algumas questões pendentes.

Sonhar que está recusando trabalho

Sonhar com trabalho onde se recusa fazer um serviço pode significar duas coisas: você acha que não vai dar conta, que não está preparada, é muita responsabilidade, que é um passo largo demais e poderá prejudica a carreira quando isso fica evidente e acabar no lho da rua ou reposicionada para um cargo menor. Ou seja, está extremamente insegura, instável; ou significa que não está satisfeita no lugar onde trabalha, não aguenta mais fazer o mesmo serviço e que deseja desesperadamente mudanças de ares.

No caso da primeira, o receio nem sempre tem fundamento. Pode se tratar de uma insegurança natural oriunda de grande expectativa, ansiedade, que faça a vacilar por um instante, mas quando percebe que não tem mais jeito, “vai ou racha”, e precisa respirar fundo, se acalmar, e começa a raciocinar, a colocar a mão na massa, descobre a real natureza do nervosismo conforme percebe o trabalho fluindo naturalmente ao “fazer acontecer”.

Porém se o temor tiver fundamento, esse estado de tensão pode ser benéfico se estimular a dedicação fervorosa da pessoa para evoluir, aprimorar conhecimentos, ficar a altura do desafio que se lhe oferece. Já ouviu a frase: “o medo é o maior combustível que existe”?

Sonhar que procura trabalho

Há também um significado duplo neste subtema de sonhar com trabalho. Se você estiver empregado, a procura de trabalho no sonho pode sugerir o seu atual estado de espírito: confuso, perdido, vacilante sobre quais decisões tomar. Não sabe se continuar no trabalho atual, se aceita uma proposta de outro lugar, se investe em determinada carreira, enfim, momento de encruzilhada, de definição de rumo, de vida.

Se estiver desempregada, a interpretação é mais óbvia. A necessidade de ocupação é o que ocupa mais a sua cabeça, suas preocupações. É o problema mais urgente.

Sonhar com demissão

Talvez pareça óbvio que sonhar com demissão é sinal que vive a tensão, o receio de que será demitida em breve, mas nem sempre esse tipo de sonho se manifesta quando a pessoa acredita que está próxima de ser desligada da atual empresa. Sonhar com demissão também pode ser reflexo de um sentimento de inferioridade, de rejeição, de insegurança quanto as suas habilidades no trabalho. Mas ocorre desses sentimentos não refletirem muitas vezes a realidade dos fatos, nem a visão dos colegas de trabalho ou dos empregadores.

Sonhar com trabalho forçado

Não se trata de trabalho escravo. É um aviso de seu subconsciente de que não adianta ficar adiando uma tarefa, uma obrigação que não está com muita disposição para fazer, se é algo necessário para o seu desenvolvimento como profissional e que tem plena consciência disso.

É comum quando se trata de estudos. A cidadã estudou uma vida inteira, ou parte significativa de uma, e não está muito a fim de voltar a sentar na carteira escolar. Mas essa história de arrumar emprego e ficar por décadas com a mesma rotina de casa-trabalho-casa e um rolêzinho qualquer no fim de semana é coisa do passado. Se não se atualizar, com um mercado de trabalho tão competitivo e implacável, logo se tornará descartável. É a realidade nua e crua e a pessoa sabe disso, mas fica adiando.

Considerações finais

Sonhar com trabalho pode ser revelador de um traço elogiável da personalidade da pessoa: maturidade, responsabilidade, profissionalismo, mas também possa externar insegurança, receio de não estar a altura do desafio que se lhe apresenta.

É preciso avaliar o papel que a pessoa executa no sonho para extrair um significado, se está desempenhando uma função ativa, trabalhando, procurando emprego, recusando serviço, ou ação passiva, sendo demitida, está sozinha, se observa outras pessoas trabalhando.

Artigos relacionados:

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe, avalie. Leia mais de nossa sessão de curiosidades.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */