Significado dos Sonhos

Sonhar que está dormindo: significados e interpretações

Você já acordou apenas para descobrir que ainda está sonhando? Este é um evento comum do sono conhecido como falso despertar. Embora, os falsos despertares geralmente ocorram sem motivo, existem certas condições que podem causá-los, incluindo distúrbios do sono que interrompem o sono REM.

É possível ainda que você tenha se visto dormindo no sonho em lugares diferentes, e todos esses detalhes são importantes para a análise do seu sonho.

Se você deseja saber o que significa sonhar que está dormindo, continue a leitura do texto, pois falaremos sobre o significado desse sonho e apresentaremos diferentes interpretações.

Vamos lá?

O que significa sonhar que está dormindo?

Sonhar que está dormindo pode estar ligado a um problema conhecido como “falso despertar”.

De acordo com cientistas do sono, esse “falso despertar” pode ser dividido em dois tipos:

  1. O falso despertar tipo 1 é um estado de sonho em que nada de especial acontece. A pessoa pode sonhar em fazer coisas rotineiras como levantar, tomar banho e se vestir. Em algum momento, o sonhador pode perceber que algo não está certo e acordar.
  2. O falso despertar tipo 2 é um estado de pesadelo que envolve imagens ou sentimentos tensos, ansiosos ou assustadores. O sonhador pode ou não ser acordado por um susto.

Tanto o tipo 1 quanto o tipo 2 envolvem sonhos vívidos nos quais os sentimentos, imagens e eventos são tão intensos e realistas que você sente que eles são reais e os lembra na manhã seguinte.

Veja também:

Interpretações sobre sonhar que está dormindo

Sendo observado por alguém enquanto dorme

Um sonho em que você está dormindo, mas sente a presença de outra pessoa observando você, pode ter conotações negativas na realidade.

Muitas vezes, esse símbolo esotérico reflete sentimentos de insegurança ou vulnerabilidade na realidade. Além disso, você pode sentir que seus amigos e familiares não o estão apoiando em seu momento de necessidade.

Sendo incomodado enquanto tenta dormir

Sentir-se aterrorizado, especialmente enquanto você está adormecendo, denota um problema pessoal profundamente arraigado. Você tem medo de baixar a guarda porque alguém pode se aproveitar de você.

Tentar acordar no sono enquanto é incomodado representa uma tentativa de poder.

Uma figura dominadora está forçando você a se tornar submisso. Isso pode estar ligado a um medo não resolvido dentro de você que você está reprimindo.

No entanto, quanto mais você o reprime, mais ele vem à tona, especialmente durante os momentos em que você está desprotegido.

Se esse é um problema recorrente de terror noturno ou sensação de que alguém está assediando você, talvez seja necessário consultar um profissional que o ajude a enfrentar seus demônios internos.

Dormindo no sofá

Sonhar que está dormindo no sofá, apesar de parecer algo ruim, pode significar que seu relacionamento está indo bem. Você e seu parceiro, provavelmente, são próximos o suficiente para compartilhar informações privadas ou íntimas um com o outro.

Isso também aponta para conforto e uma sensação de realização. Você, provavelmente, se sente em segurança e protegido sempre que está perto dele(a) e não tem nenhum problema em mostrar seu lado vulnerável a ele.

Pode ter demorado um pouco para suas paredes caírem, mas você sente que seu namorado(a) atual é alguém que está nele por um longo tempo.

Dormindo de bruços

Dormir com o rosto para baixo em um sonho significa perder o emprego, ou pode significar pobreza.

Dormir de bruços no chão em um sonho significa possuir uma terra, ser uma pessoa rica ou ter filhos.

Dormir de bruços para uma mulher solteira em um sonho significa que ela se casará em breve.

Dormir de bruços em um sonho também significa intoxicação da mente, êxtase, uma doença, negligenciar os deveres, desunião, humilhação ou morte.

Dormir de bruços debaixo de uma árvore em um sonho significa ter uma grande prole.

Sonhar que dorme sozinho

Sonhar em dormir sozinho significa apenas que você não está sobrecarregado pelo estresse da vida e por ser descuidado. Significa também que alguma pessoa ficará mais distante de você e que poderá inclusive sair de vez da sua vida.

Dormindo com um estranho

Se você sonhou que estava dormindo ao lado de um estranho, isso pode significar que você está tentando evitar muitas situações em sua vida.

O motivo para isso pode ser a sua fraqueza. Então, você não consegue ter coragem o suficiente para encarar muitas das coisas que estão ocorrendo em sua volta.

Além disso, outra provável interpretação é que você está escondendo alguma coisa ou que você está com medo de alguns aspectos negativos em sua vida. Por esse motivo, você está ignorando tudo o que está acontecendo em sua volta.

Dormindo com o inimigo

Sonhar que está dormindo ao lado do seu inimigo pode revelar que você tem inimigos no amor ou nos negócios.

Esse sonho também é um alerta para que você seja mais cuidadoso e tenha mais carinho com você mesmo, se cuidando mais.

Outra interpretação é de que pode haver muitos amigos falsos à sua volta. Então, fica o alerta para não confiar em todo mundo!

Sonhar que está dormindo com o inimigo, com uma pessoa irritante ou com um animal, em geral, possui o mesmo significado na interpretação de sonhos.

Dormindo em uma cama confortável

Se você sonhou que estava dormindo em uma cama limpa e confortável é um claro sinal de paz em sua vida pessoal.

Você está em um momento de paz e harmonia. Então, não há nada com o que se preocupar, pois nada está te atormentando no momento. O sentimento revelado pelo sonho é de se sentir amado e protegido.

Dormindo em uma cama desconfortável

Se você teve esse sonho, não é um bom sinal. Esse sonho sugere problemas de saúde. Por isso, é importante fazer uma visita ao médico em breve.

Outra interpretação para sonhar que está dormindo em uma cama desconfortável é que representa problemas e dificuldades no relacionamento ou em seu trabalho.

Agora que já sabe o que significa sonhar que está dormindo, compartilhe seu sonho nos comentários!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane