Significado dos Sonhos

Sonhar que está falando em outro idioma: o que pode ser?

Um fato muito comum no mundo dos sonhos é que, enquanto estamos sonhando e sem motivo, nos encontramos falando outro idioma. Agora, a pergunta é: estamos realmente falando em uma língua estrangeira “real” quando sonhamos?

Alguns cientistas dizem que a linguagem que ouvimos quando sonhamos nada mais é do que uma mistura de conceitos e ideias que são representados por sons que, então, interpretamos como linguagem.

Existem várias explicações sobre por que podemos sonhar em uma língua que não é nossa língua materna, que vão das mais esotéricas às científicas.

Mas, no artigo de hoje, vamos falar sobre as possíveis interpretações que esse tipo de sonho pode ter. Para saber os detalhes, basta continuar a leitura!

O que significa sonhar que está falando em outro idioma?

Os neurologistas acreditam que nossos sonhos são uma coleção de memórias e experiências que coletamos com o passar do tempo.

Quanto ao sonhar em línguas estrangeiras, pode ser que o interpretemos assim porque estamos mais abertos a um mundo onde não é estranho encontrarmos pessoas ou situações estrangeiras que passam a fazer parte de nossas experiências e memórias.

Alguns dizem que sonhar em outro idioma significa que somos pessoas abertas e educadas. No entanto, há também o caso oposto, em que sonhamos que estamos em um lugar onde não conseguimos entender ninguém, situação que pode ser tanto frustrante quanto assustadora.

Sonhar que está falando em outro idioma também revela influências de outras culturas sobre nós e como estamos imersos nisso. É comum que após uma longa maratona de filmes ou séries legendadas você se pegue revivendo algumas falas ou o som delas em seus sonhos e acredite estar realmente falando em outro idioma.

Veja também:

Significados de sonhar que está falando em outro idioma

Sonhar que está sendo ensinado a falar um outro idioma por um professor

Um sonho em que você está sendo ensinado um novo idioma por um professor de língua estrangeira, em uma sessão individual ou como parte de uma turma maior, pode ser um sinal de falta de comunicação ou falta de vontade de cooperar em tarefas relacionadas à equipe ou atividades.

Você, provavelmente, é independente ou prefere trabalhar sozinho. Então, pode entrar em conflito com outras pessoas quando colocado em um grupo para trabalhar em algo em equipe.

Em relação a isso, trabalhar de forma independente, na maioria das vezes, pode ter prejudicado sua capacidade de comunicar adequadamente suas intenções aos outros, a ponto de surgir um mal-entendido entre você e colegas ou mesmo com seus amigos.

Lendo um livro em outro idioma

Sonhar em encontrar ou ler um livro em um idioma desconhecido sugere uma descoberta agradável sobre si mesmo.

Você pode ter habilidades ou talentos ocultos que você descobriria em um futuro próximo. Um evento ou encontro significativo pode ser fundamental para essa descoberta.

Por exemplo, seu chefe pode lhe atribuir uma tarefa incomum que exigiria que você usasse outro conjunto de habilidades ou o forçaria a canalizar outro lado de sua personalidade.

No processo, você ficaria feliz em descobrir que é realmente muito bom nisso. Você pode até usar essa nova habilidade como alavanca em seu trabalho ou fazer novas conexões sociais com pessoas que compartilham o mesmo interesse ou paixão.

Falando fluentemente em outro idioma

Sonhar que está falando fluentemente em outro idioma e, mais do que isso, sonhar que está ensinando gramática, sintaxe e semântica de uma língua diferente da sua língua materna, pode ser seu próprio subconsciente ensinando sobre seu estilo de comunicação contundente.

Ser muito direto pode parecer insensível e imprudente para os outros. Isso pode até causar problemas, especialmente ao falar com pessoas de diferentes origens culturais, onde a franqueza e a entrega direta podem ser vistas como desrespeitosas ou indelicadas.

Lendo uma carta em outro idioma

Uma carta escrita em um idioma que você pode ler ou entender é, na verdade, um sinal de que você está a par de um segredo ou de alguma informação pouco conhecida.

Os detalhes recolhidos são, provavelmente, algo a que normalmente não teria acesso porque não fazia parte do grupo ou porque normalmente não frequenta o local onde soube desta notícia.

Embora este símbolo não forneça nenhuma informação sobre os resultados positivos ou negativos que podem ocorrer, você pode querer ser cauteloso ao usar o que aprendeu.

Sonhar que está em outro país falando em outro idioma

Se em seu sonho você se encontra em um país estrangeiro onde as pessoas estão falando em uma língua diferente da sua, isso pode sugerir um novo começo, possivelmente uma nova carreira.

Em conclusão, o idioma está ligado à forma como nos comunicamos com os outros e como nos comunicamos no dia a dia geral.

Sonhar que está falando inglês

Para quem está em contato constante com uma língua estrangeira, é comum que em algum momento comece a sonhar nessa língua e, depois, sonhar em falar nessa segunda língua, por exemplo, o inglês.

A língua que falamos em nossos sonhos tem sido tema de estudo em diversos centros de pesquisa ao redor do mundo.

Já na década de 1980, Joseph De Koninck, professor emérito do Departamento de Psicologia da Universidade de Ottawa, confirmou que os estudantes que falavam a língua que estudavam em seus sonhos tinham maiores avanços e mais rapidamente no estudo dessa língua.

Então, pode-se dizer que à medida que avançamos na proficiência de uma segunda língua, é natural que isso também seja incorporado aos nossos sonhos, ao nosso subconsciente.

Não é surpreendente, portanto, que quanto mais aprendemos inglês, por exemplo, no mundo real, mais sonhamos e mais falamos inglês nesses sonhos.

Sonhar em inglês também pode ter significados variados a depender do contexto geral do sonho, como: quem estava envolvido? O que foi falado no sonho? Onde aconteceu? E por aí vai… pois na maioria dos sonhos o fato de ele ser em inglês por si só, não tem um significado sozinho.

Agora que já sabe o que significa sonhar que está falando em outro idioma, comente aqui seu sonho da noite passada!

Sobre o autor

Raiane