Infográficos Nutrição

Sorgo: Conheça os benefícios do cereal para a saúde

Talvez você nunca tenha ouvido falar desse cereal e muito menos saiba a importância que ele tem para a saúde, não é mesmo? Pois é… Não se preocupe. A maioria das pessoas ainda não sabe para que serve esse alimento e quais os benefícios que ele pode trazer para o nosso corpo. Mas, afinal, o que é o sorgo?

Para quem não sabe, o sorgo é o quinto cereal mais importante do mundo, ficando atrás apenas para o trigo, arroz, milho e cevada, respectivamente. Antes ele era utilizado apenas na alimentação animal e vem sendo estudado por cientistas sobre os seus efeitos também na alimentação humana.

Os resultados das pesquisas têm sido surpreendentes. De acordo com especialistas, o sorgo pode ser um alimento importantíssimo para o desenvolvimento saudável humano, graças às suas propriedades antioxidantes.

Os benefícios variam desde a prevenção de doenças graves, como diabetes e cânceres, até a inibição de glúten no organismo. O glúten é uma proteína presente na maior parte dos alimentos e pode trazer várias consequências negativas ao nosso corpo, como inchaços, aumento de peso e retenção líquida.

Ou seja, sem a presença de glúten em sua composição, o sorgo pode ajudar a emagrecer de forma rápida e saudável e, ainda, trazer inúmeros benefícios para a saúde. Ficou curiosa? Quer saber mais sobre o sorgo e os seus benefícios para o corpo?

Leia o artigo até o final e entenda tudo sobre o alimento!

Benefícios do sorgo para a saúde

O sorgo é um cereal rico em antioxidantes, proteínas, carboidratos e gorduras – bem parecido com o milho, só que com menor quantidade de vitamina A. Portanto, a sua principal função no nosso organismo é de um alimento nutracêutico, que na nossa linguagem popular quer dizer que ele contém nutrientes que fazem bem ao nosso corpo.



Por ser livre de glúten, o sorgo pode ser uma ótima opção para quem quer fazer dietas restritas da proteína – que engorda bastante e nos deixa inchadas por reter muito líquido. Ou seja, se você está querendo emagrecer de forma rápida e saudável, aposte no sorgo para complementar a sua dieta. Vai ser tiro e queda!

Por esta mesma razão, a sua principal vantagem é servir como alimento alternativo para pacientes celíacos, que são alérgicos ao glúten.

Para quem não sabe, a doença celíaca é grave e pode trazer reações adversas e crônicas em quem é alérgico ao glúten, como o mau funcionamento do intestino delgado e dificuldades na absorção de nutrientes pelo corpo, como proteínas, vitaminas, sais minerais e até água. Os sintomas são fortes dores abdominais e outros problemas parecidos.

Somente no Brasil, cerca de duas milhões de pessoas são pacientes celíacos, segundo dados do Governo Federal. No mundo, a doença atinge entre 1% e 2% da população.

Ainda sobre os benefícios do sorgo, graças ao seu alto teor de antioxidantes, fibras e outros nutrientes importantes para o funcionamento do corpo, o cereal pode ajudar na redução do colesterol, tratar doenças crônicas, como a diabetes tipo 2, prevenir o câncer no cólon e prevenir doenças cardiovasculares. Não é ótimo?!

Confira abaixo detalhadamente os principais benefícios do sorgo para a saúde:

Sorgo infográfico: Benefícios do sorgo para a saúde

  • Devido à presença de magnésio em sua composição, o sorgo contribui para um tecido ósseo saudável, regulando os níveis de cálcio no corpo humano;
  • Por ser rico em cobre, o sorgo pode melhorar o nosso sistema imunológico;
  • O alimento ajuda a controlar o metabolismo, transformando os nutrientes em energia;
  • Como falamos acima, o sorgo é rico em antioxidantes e, por isso, pode contribuir para o controle de doenças crônicas (como a diabetes tipo 2) e suas complicações;
  • Também por sua ação antioxidante, o alimento auxilia em dietas restritas de glúten;
  • Graças ao seu alto teor de fibras, o sorgo apresenta grandes benefícios para saúde intestinal, redução de colesterol, menor incidência de câncer de cólon, controle da glicemia, etc;
  • O sorgo tem em sua composição nutricional a presença de substâncias como as antocianinas, as isoflavonas e os taninos, que são capazes de proteger o organismo de enfermidades cardiovasculares e tumores, com ênfase ao câncer de cólon e esôfago;
  • Por ser rico em fibras, o sorgo ajuda no emagrecimento rápido e saudável, proporcionando maior sensação de saciedade e regulando o intestino;
  • Graças aos seus antioxidantes, o sorgo previne o envelhecimento, atuando no combate aos radicais livres, causadores do desgaste das células.

O sorgo ajuda a emagrecer?

Woman measuring waist

Sim. Como dissemos anteriormente, o sorgo ajuda no emagrecimento rápido e saudável a partir da sua composição nutricional, que é rica em fibras e antioxidantes, auxiliando na perda de peso através do controle do metabolismo e do intestino, que são essenciais para emagrecer com saúde, além de aumentar a sensação de saciedade.

Devido à ausência do glúten, o sorgo controla o colesterol, o nível de açúcar no sangue e regula o intestino, eliminando a sensação de inchaço causada pela retenção líquida, que, por sua vez, é provocada pelo consumo de alimentos com a proteína.

Sorgo previne o envelhecimento precoce?

combate-ao-envelhecimento

Sim. A boa notícia é que, além de te ajudar a emagrecer de forma rápida e saudável, o sorgo também previne o envelhecimento da pele, eliminando do corpo os radicais que atuam no desgaste celular. Assim, você pode ficar magra e com a pele jovem ao mesmo tempo!

Isso acontece porque o cereal é rico em substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres causadores do desgaste das células da derma e, portanto, dando um aspecto mais saudável e firme à nossa pele.

Composição nutricional do sorgo

Como você já deve ter percebido, o sorgo tem em suas propriedades nutricionais uma série de ingredientes que são benéficos para o nosso corpo, inclusive para emagrecer e prevenir doenças graves.

As principais substâncias que tornam o cereal tão poderoso quando se fala em benefícios para o nosso organismo são antocianinas, isoflavonas e taninos, além de uma alta quantidade de vitamina – principalmente as lipossolúveis e do complexo B – além de minerais como o ferro, o fósforo, o potássio, o magnésio e o zinco.

Com uma composição tão rica em nutrientes, o sorgo não poderia ter um resultado diferente no nosso corpo, não é mesmo?

Veja a seguir os principais nutrientes presentes na composição do sorgo e que fazem bem à nossa saúde:

  • Energia – 344 calorias
  • Proteínas – 11,12 g
  • Gorduras – 3,74 g
  • Carboidratos – 67,43 g
  • Vitamina A (retinol) – 3 mcg
  • Vitamina B1 – 505 mcg
  • Vitamina B2 – 120 mcg
  • Vitamina B3 – 3,2 mg
  • Cálcio – 20 mg
  • Fósforo – 188 mg
  • Ferro – 2,7 mg

graos-de-sorgo

Onde comprar sorgo?

Na alimentação humana, o sorgo é consumido triturado para substituir a farinha de trigo ou outros cereais. No caso, quando você for comprar, deve procurar pela farinha de sorgo, que é feita do cereal na cor branca.

A farinha de sorgo pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, nas prateleiras onde estiverem os demais cereais e farinhas, principalmente se for na seção de alimentos sem glúten.

Outra opção é procurar em mercado ou feiras de comidas exóticas, onde provavelmente a farinha de sorgo estará com outros nomes usados por outros países, como “jowar atta”, como é chamado na Índia, ou Bob’s Red Mill.

Se você é daquelas que preferem fazer compras da própria casa, procure também na internet. Existem várias lojas virtuais que oferecem a farinha de sorgo a um bom preço.

Farinha de sorgo: como consumir?

A farinha de sorgo é usada para substituir a farinha de trigo nos alimentos. Portanto, geralmente ela é usada para fazer receitas de assados, como pães, bolos, biscoitos, panquecas, entre outros. Porém, você pode fazer alimentos de preparo no fogão normal, como mingaus, cuscuz e até bebidas, como cervejas.

Então, a resposta para a pergunta é: use o sorgo sempre que quiser preparar um alimento que tenha como requisito a farinha de trigo em sua receita. Mas, calma aí! O preparo de alimentos com sorgo requer algumas precauções.

Como o sorgo é um alimento sem glúten, ele tende a ser mais ressecado e, portanto, pode esfarelar – afinal, é a proteína que dá o aspecto espesso às comidas. Por isso, ao preparar algo com a farinha de sorgo, complemente a receita com alimentos que dêem mais consistência aos alimentos, como a maisena, por exemplo.

Outra dica interessante é aumentar a quantidade de óleo ou manteiga na hora de fazer as receitas, que ficarão mais úmidas e, consequentemente, mais resistentes.

Ah! Vale ressaltar que a farinha de sorgo, quando misturada a outros alimentos, não altera o gosto ou textura das receitas.

Veja abaixo detalhadamente as principais dicas para usar o sorgo no preparo dos seus alimentos:

  • Dica 1: Acrescente sempre meia colher de sopa de maisena por cada 140 gramas de farinha de sorgo, quando estiver preparando doces, bolos e bolachas, com a exceção do pão;
  • Dica 2: No caso do preparo do pão, adicione uma colher de sopa de maisena por cada 140 gramas de farinha de sorgo;
  • Dica 3: Além das sugestões acima, acrescente sempre 1,25 vezes mais a quantidade de gordura (óleo ou manteiga) que a receita pede. Isto fará com que a receita fique mais úmida;
  • Dica 4: Também é ideal adicionar 1,25 vezes mais a quantidade de fermento e pó – ou o ingrediente que você usa no lugar dele, que pode ser bicarbonato de sódio – que a receita pede. Isso vai garantir que o alimento inche no volume adequado;
  • Dica 5: Feito todos esses procedimentos, você pode cozinhar ou assar as suas receitas favoritas com sorgo sem se preocupar em esfarelar e, ainda, vai ter alimentos mais saudáveis e sem a presença de glúten.

Receitas com farinha de sorgo

receitas-com-sorgo

Existem várias receitas que podem ser feitas com farinha de sorgo, que – como falamos acima – variam entre bolos, pães, tortas, panquecas, biscoitos, mingaus, cuscuz, bolachas, entre outras.

Para te ajudar a começar a sua dieta livre de glúten e a partir do sorgo, nós mostraremos a seguir três dicas de receitas deliciosas para você comer com saúde.

Vamos lá?!

1 – Cookie sem glúten de sorgo com amendoim

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de farinha de sorgo integral;
  • 1 xícara (chá) de amido de milho (espessante);
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar de côco;
  • 1/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 1/2 xícara (chá) de amendoim torrado e moído;
  • 3 colheres (sopa) de manteiga Ghee;
  • 1 unidade de ovo.

Como fazer?

Misture bem todos os ingredientes secos. Depois, adicione a margarina e o ovo e amasse a mistura com as mãos até que os ingredientes fiquem totalmente agregados e virem uma massa homogênea.

Em seguida, forme bolinhas com as mãos, achate-as e coloque-as em uma assadeira untada. É ideal assar em temperatura amena, por cerca de 15 a 20 minutos, ou até que a base dos cookies fique dourada.

2 – Bolo sem glúten de sorgo com banana

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de açúcar de côco;
  • 1/2 xícara (chá) de óleo de côco;
  • 1 unidade de ovo
  • 1 pitada de sal
  • 4 unidades grandes de bananas (nanica)
  • 1 xícara (chá) de farinha de sorgo integral;
  • 1/2 xícara (chá) de polvilho doce (espessante);
  • 1/2 colher (chá) de canela em pó;
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó.

Como fazer?

Bata os quatro primeiros ingredientes da lista em um liquidificador. Em seguida, disponha a massa obtida em um recipiente adequado e adicione os demais ingredientes. Misture tudo muito bem e leve para assar em forno em temperatura branda, por aproximadamente 30 minutos.

3 – Bolo sem glúten de sorgo com cenoura

Ingredientes:

  • 3 unidades médias de cenoura sem pele picada;
  • 3 unidades de ovos;
  • 1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar de côco;
  • 1 xícara (chá) de óleo de côco;
  • 1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de sorgo integral;
  • 1/2 xícara (chá) de amido de milho;
  • 1 colher (sopa) cheia de fermento em pó;
  • 1 pitada de sal.

Como fazer?

Bata os quatro primeiros ingredientes da lista em um liquidificador, até ficar uma mistura bem homogênea com a cenoura bem triturada. Disponha a massa obtida em um recipiente adequado e adicione os demais ingredientes, mexendo bem. É recomendado assar em temperatura branda até que a superfície fique corada.

4 – Broinha de sorgo sem glúten

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de farinha integral de sorgo;
  • 2 xícaras (chá) de fécula de mandioca;
  • 4 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 colheres (sopa) de fermento em pó;
  • 3 colheres (sopa) de margarina;
  • 1 xícara (chá) de leite;
  • 2 ovos;
  • Erva doce a gosto.

Como fazer?

Coloque todos os ingredientes secos em uma tigela e misture bem. Feito isso, acrescente os demais ingredientes e mexa até que a massa fique homogênea. Com as mãos, enrole a massa em forma de bolinhas e coloque em uma assadeira levemente untada.

Pincele as bolinhas com gema de ovo e leve ao forno para assar em temperatura moderada e espere dourar. Pronto! Pode servir as broinhas à vontade.

Artigos relacionados:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */