Receitas

Como tirar o soro do creme de leite

Quer aprender como tirar o soro do creme de leite? Acompanhe e conheça um pouco mais sobre essa delícia que confere mais cremosidade às receitas!

Várias receitas, na maioria para preparar doces, pedem creme de leite sem soro. E, geralmente, não conseguimos tirá-lo totalmente o que acaba comprometendo o resultado final. Uma das dúvidas mais frequentes sobre o creme de leite é que se todas as suas formas de apresentação possuem, nem que em pequena quantidade, soro. Pois bem! Acompanhe a matéria e tire as suas dúvidas!

Tipos de creme de leite- versões brasileiras

Diferentemente de outros países como Estados Unidos e Portugal, a legislação brasileira divide o creme de leite em três versões de acordo com o seu teor de gordura e o processo térmico que foi submetido como pasteurização, esterilização ou UHT.

Creme de alto teor de gordura

Mais comum em food service, seu teor de gordura é de 50% e são pasteurizados.

Creme de baixo teor, leve ou semi creme

O teor de gordura fica entre 10 a 19% e, geralmente, são os cremes de leite de lata ou de caixa que são UHT.

Creme

O teor de gordura do creme fica entre 20 a 49,9%, podendo ser UHT ou pasteurizado.

Assim, quanto maior for o teor de gordura do creme de leite, maior será a sua consistência e a variação de sua utilização nas mais diferentes receitas. Conheça, a seguir, as suas diferenças.

Creme de leite fresco

Podemos dizer que “fresco” é um termo errôneo, pois não é verdadeiramente creme de leite fresco. Mas sim, pasteurizado, ou seja, passa por um processo térmico para eliminar parte bactérias (principalmente as patogênicas) do produto. Como somente uma parte das bactérias naturais do leite é retirada e a outra parte permanece, a validade do creme não é extensa, devendo, sempre, ficar sobre refrigeração.

Só a título de curiosidade, não é possível fazer creme de leite em casa. Primeiramente porque a legislação não permite a venda direta ao consumidor de leite e derivados crus. E, segundo, não existe uma maneira eficaz de separar a gordura do leite.

O creme de leite fresco pode vir associado a nomes diferentes dependendo do teor de gordura:

  • Superior a 35%: creme para bater chantilly;
  • Superior a 40%: duplo creme.

Creme de leite de lata ou caixa

O tratamento térmico recebido pelo creme de lata e de caixinha é o UHT (Ultra-High Temperature, Temperatura Ultra Alta) o que lhe garante uma maior durabilidade, bem como não necessitam de refrigeração.

De uns anos para cá, houve uma significativa redução do teor de gordura tanto nos cremes em lata, quanto nos de caixinha, atendendo às novas normas da legislação brasileira. Podemos encontrar algumas versões em lata com 25% de gordura e, caixas abaixo de 20%, sendo mais comuns 17%.

As versões light, com 10 a 12% de gordura, seguem as normas da legislação, porém, trata-se mais de uma manobra comercial do que uma preocupação real com a saúde. Isso porque, para manter a mesma consistência e sabor ao creme de leite, são acrescentados espessantes, aromatizantes e outros aditivos, alterando significativamente o produto final.

De acordo com a legislação brasileira, os aditivos permitidos são estabilizantes e espessantes, sendo eles a goma guar, carragena ou carragenina, em teor máximo de 0,5%. Além desses, podem ser utilizados gelatina e cloreto de sódio em teores não especificados.

Bom, agora vamos esclarecer o mito de que o creme de leite talha ao ser aquecido. As alterações das características do produto de lata e caixa podem fazer com que ele talhar em virtude dos aditivos acrescentados para manter a consistência e, não pelo teor de gordura em si.

Nata

A nata também é gordura retirada do leite. Podemos dizer que a nata é um creme de leite específico, com mais de 45% de gordura e que sofreu um processo de pasteurização. O seu alto teor de gordura faz com que ela seja leve, mas com consistência suficiente para passar em torradas e pães, bem como é utilizada para o preparo de chantilly e outras receitas, principalmente de origem portuguesa.

Vale ressaltar que o creme de leite pasteurizado com teor de gordura abaixo de 45%, não pode conter aditivos em sua formulação como espessantes ou estabilizantes. Fique atenta ao rótulo na hora da compra!

Substitutos do creme de leite: cremes vegetais e misturas

Os cremes vegetais e as misturas tornaram-se muito populares nos últimos anos principalmente por serem de baixo custo, não necessitarem de refrigeração, terem maior durabilidade e, como substitutos ao creme de leite fresco no preparo de chantilly. Porém, não chega aos seus pés no que diz respeito ao sabor.

Feitos à base de gorduras vegetais (óleos) e uma mistura de produtos que varia de acordo com o fabricante, os cremes vegetais podem conter lecitina de soja, estabilizantes caseinato de sódio, corantes naturais de urucum e cúrcuma, creme de leite, água, cloreto de cálcio e mais um milhão de ingredientes!

Os cremes vegetais e as misturas podem ser uma alternativa em substituição ao creme de leite fresco. Porém, o sabor e a diferença de gordura são gritantes!

Como tirar o soro do leite?

Bom, agora que já é um expert em creme de leite, que tal aprender como tirar o soro do creme de leite com facilidade? Veja essas dicas!

  • Higienize bem a lata e deixe no congelador por 20 min até ficar bem gelado. Tome cuidado para não congelar;
  • Retire do congelador, vire a lata de ponta-cabeça e faça dois pequenos furinhos com o abridor de latas;
  • Vire a lata com a parte dos furinhos em uma xícara ou pote e aguarde que o soro escorra. Pronto!

Detalhe: não tem como tirar o soro do creme de leite de caixinha porque ele já vem misturado com o produto o que justifica a sua espessura mais rala. O creme de leite fresco, a nata e os cremes vegetais não possuem soro, ok?

Creme de leite certo para cada receita

Cada receita pede um tipo de creme de leite específico de acordo com o seu teor de gordura. Veja algumas sugestões!

Creme de leite de caixinha

  • Pudins, manjar, mousses, ganaches e pratos salgados.

Creme de leite de lata

  • Ideal para o preparo de receitas que pedem creme de leite sem soro como cremes de pavês e ganaches.

Creme de leite fresco e nata

  • Chantilly, trufas, recheios de bolos trufados e molho para massas.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.