Receitas Sobremesas

Sorvete quente: aprenda 2 receitas fáceis e deliciosas!

Você ama sorvete até mesmo no inverno? Há sobremesas perfeitas para qualquer época do ano. E, se você achava que o sorvete, uma das guloseimas mais deliciosas e favoritas do mundo, só poderia ser degustado nos dias mais quentes do verão, está enganada.

A tendência do momento é o sorvete quente. O nome pode soar estranho, mas, não tenha dúvidas, é uma delícia! Pode ser que você esteja imaginando aí um sorvete que você leva ao forno e sai todo derretido, fazendo aquela sujeira. Mas não é nada disso…

O sorvete quente nada mais é que um sorvete tradicional, feito a partir de ingredientes como leite condensado e chocolate em pó, entre outros, que são misturados até obter uma receita geladinha. Depois, é finalizado com uma saborosa calda quente, que deixa o gosto do sorvete marcante!

Quer saber como fazer? Então, confira, a seguir, duas receitas de sorvete quente para degustar até nos dias mais frios do ano!

Veja também:

Sorvete de leite Ninho: 5 receitas fáceis e deliciosas!

1 – Receita de sorvete quente com groselha



Ingredientes:

  • 1 caixa de creme de leite;
  • 4 ovos (claras e gemas separadas);
  • 1 lata de leite condensado;
  • 4 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 lata de leite.

Como fazer:

Coloque o leite condensado, as gemas e o leite em um liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Depois, despeje a mistura em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo bem até que ela engrosse.

Você pode usar uma colher de silicone ou de pau para evitar que a receita grude ou que o fundo queime. Depois que mistura engrossar, desligue o fogo e espere esfriar. Enquanto isso, bata as claras em neve.

Assim que elas chegarem ao ponto, adicione o açúcar e bata novamente, até obter um merengue. Agora, misture, com muito cuidado, o merengue à mistura que você fez anteriormente, que precisa estar fria. Para finalizar, adicione o creme de leite.

O próximo passo é despejar a receita em uma fôrma com furo central e levá-la ao congelador por, aproximadamente, 12 horas. Passado esse tempo, desenforme cuidadosamente e espalhe a calda de groselha por cima.

Lembrando que, caso você não goste de groselha, pode substituí-la por outros sabores de caldas, como morango, caramelo, chocolate e até creme de avelã (Nutella).

Veja também:

Sorvete de gelatina: 4 receitas deliciosas!

2 – Receita de sorvete quente de creme

Ingredientes:

Ingredientes do sorvete:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 4 gemas;
  • 4 claras;
  • 1 lata de leite de vaca;
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 lata de creme de leite sem soro.

Ingredientes do caramelo:

  • 2 colheres de sopa de água;
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • 4 colheres de sopa de achocolatado.

Como fazer:

Sorvete:

Para preparar o sorvete, em um liquidificador, coloque o leite condensado, o leite e as gemas e bata bem, até obter uma mistura cremosa. Em seguida, despeje-a em uma panela e leve ao fogo em temperatura baixa. Mexa bem até que ela engrosse.

Desligue o fogo e espere esfriar. Enquanto isso, bata as claras em neve. Assim que atingirem o ponto, adicione o açúcar e bata novamente. Agora, despeje a mistura que você preparou anteriormente, já fria, em um recipiente e junte as claras em neve, com muito cuidado.

Por último, acrescente o creme de leite e leve tudo à geladeira. Enquanto isso, prepare a calda (caramelo).

Caramelo (calda):

Em uma forma com furo central, despeje o açúcar e leve para esquentar. Vá mexendo até que ele derreta por completo, formando um caramelo (calda). Em seguida, adicione a água e o achocolatado. Espere endurecer.

Quando isso acontecer, despeje o sorvete de creme por cima do caramelo na forma. Agora, leve a forma para esquentar até que o sorvete derreta um pouco (nada de exagerar, ok?). Depois, é só cortar o seu sorvete quente em fatias e servi-lo com a calda ainda quente.

Veja também:

11 receitas de sorvete de morango para o próximo verão

Gostou de aprender como fazer sorvete quente? Então, compartilhe esse post com as suas amigas boas de cozinha!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */