Casa

Sousplat: o que é, quando e como usar da maneira correta

Sofisticação, elegância e praticidade. Estes podem ser citados como os principais motivos para você utilizar o sousplat na organização de seu almoço ou jantar, de forma especial aqueles formais, como uma recepção importante para você, seja em buffets, festas ou casamentos. Além de item de sofisticação, ele é também muito prático.

A palavra sousplat vem de duas palavras francesas, sous, que significa abaixo, e plat, que é prato. Então, se pegarmos de forma literal, a tradução correta seria ‘abaixo do prato’. E é exatamente essa a função que o sousplat cumpre na etiqueta da mesa em grandes almoços ou jantares – é uma peça que fica abaixo do prato principal.

Não confundir com o jogo americano

Peça decorativa, porém, que cumpre papel de grande praticidade nestas recepções em que o cuidado com a etiqueta é de primordial importância. Portanto, se você deseja mesmo que tudo esteja perfeito na sua recepção, é bom ater-se a todos os detalhes sobre como utilizar o sousplat e, principalmente, para não cometer algumas gafes comuns a quem pretende utilizá-lo, mas, não tem muito conhecimento de etiquetas.

E por falar em gafes, preste muita atenção a um detalhe importante: muita gente confunde o sousplat com o jogo americano, aquelas pequenas toalhas que cumprem papel semelhante, porém, bem diferente do ponto-de-vista da etiqueta. Não vá cair em armadilhas.

Abaixo, como suporte aos pratos

Também é preciso saber exatamente não apenas como usar, mas, principalmente, em que ocasiões é recomendada a utilização dessa sofisticada e até cobiçada pecinha em recepções festivas e elegantes.

Em ambientes mais sofisticados, o sousplat é confeccionado em porcelana ou louça e tem a forma de um prato, porém, é bem maior do que todos os demais pratos – em média, ele deve ter 33 cm de diâmetro. Ele é colocado abaixo de todos os pratos, logo acima da toalha. A seu lado – e não em cima dele – são colocadas todas as demais peças que compõem a etiqueta, como talheres e guardanapos.



Peças decorativas devem combinar

Em alguns locais, o sousplat é confeccionado em outros materiais, como couro, tecido, crochê, plástico e até papelão, que são descartáveis. Estes de papel ou papelão podem, para quem nunca viu um deles, parecer grosseiros ou inadequados. Ao contrário, existem peças muito bonitas e sofisticadas feitas de papel, normalmente descartados logo após a refeição. Se não ficaram sujos, entretanto, também podem ser reaproveitados.

Sua aplicabilidade em baixo do prato visa cumprir algumas funções importantes durante a recepção. Em primeiro lugar, como peça decorativa, emoldurando as louças e trazendo charme ao ato de sentar-se à mesa. Por isso, é importante que você faça o uso de peças que se complementem como elementos decorativos e não sejam agressivos uns com os outros. Em cores, por exemplo, devem ser complementares, caso não sejam brancos.

Para sousplat de louça, use guardanapos

Outra de suas funções importante é a de proteger a toalha, para que não receba respingos dos alimentos e suje durante as refeições, o que traria sérios problemas quanto à observação da etiqueta no ambiente. Com o material de que é confeccionado, também, cumpre outra função importante, que é evitar que os pratos e louças escorreguem na toalha.

Por isso, se o sousplat for de louça ou porcelana, é importante colocar um guardanapo, de papel ou pano, entre ele e o prato principal, exatamente para evitar que fique escorregando ou até fazendo determinados ruídos que poderiam ser incômodos ao ambiente e à recepção como um todo. Trata de ato de etiqueta que poderia converte-se em gafe.

Além da aparência de muita elegância

Você também deve observar que, sempre, o sousplat já deve estar sobre a mesa quando seus convidados sentarem-se. Mesmo que os pratos ainda não estejam ali. Além de servir de suporte aos pratos, outra função importante que ele cumpre diz respeito à etiqueta – em uma refeição formal, almoço ou jantar, a mesa jamais deve ficar desguarnecida.

Além de dar essa aparência de elegância à mesa, o sousplat também cumpre o papel de marcar os lugares, bem em frente às cadeiras, onde cada um deve acomodar-se. Os pratos e demais utensílios, como os próprios talheres, podem ser colocados depois, já com os convidados à mesa.

Pode usar junto com jogo americano

Se a refeição for no estilo americano, em que a pessoa come em uma mesa e serve-se em um buffet, o sousplat também cumpre o papel de marcar o local já ocupado pela pessoa – normalmente fica ali algum objeto de uso pessoal. Depois que a pessoa fizer sua refeição principal e for servida a sobremesa, o sousplat deve ser retirado. A sobremesa nunca deve ser servida sobre este utensílio, que só deve ser usado como suporte ao prato principal.

Algumas pessoas têm o costume de utilizar jogos americanos em suas refeições. Mas, lembre-se que há diferenças fundamentais entre esses dois elementos, embora tenham alguma semelhança. O sousplat é utilizado como suporte apenas para o prato principal e outros que venham a compor a refeição principal.

A combinação é muito importante

Já o jogo americano é uma pequena toalha, normalmente redonda, e maior que o sousplat. Tanto que serve também para que os talheres e outros itens de importância, como o guardanapo, sejam colocados sobre ela. E se você quiser, também pode fazer o uso do jogo americano em baixo do sousplat.

Mais uma vez é preciso chamar a atenção para a combinação de detalhes, incluindo aí as cores. A combinação é fundamental quando estamos falando de uma recepção formal e sofisticada, quando a etiqueta precisa ser cumprida à risca. Isso vale para um casamento e também para a sua casa – afinal, é preciso fazer bonito também na própria casa, não é mesmo?

Nunca o coloque na borda da mesa

Outra coisa importante, dentro das recomendações da etiqueta: além da sobremesa, também os petiscos não devem ser servidos com o sousplat à mesa. Retire-o nestas ocasiões e volte a recolocá-lo após a rodada de petiscos. E se, durante a refeição, você perceber que algum deles sofreu os respingos da comida, efetue a troca – afinal, uma de suas principais funções é exatamente evitar sujeiras à mesa.

Bem, você deve usar o sousplat em todas as ocasiões em que o ambiente e a ocasião recomendar sofisticação e elegância. Isso pode ser em ambientes como buffets, restaurantes, locais de locação para festas ou, claro, na sua própria casa. Nunca coloque o sousplat na beirada da mesa, para evitar acidentes. Em média, deixe-o a uns três centímetros da borda da mesa.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */