Nutrição Saúde

Suco da fruta ou refrigerante: qual é o pior para a saúde?

Para a grande maioria das pessoas, o refrigerante é sempre o “vilão”, e o copo de suco é o “mocinho”. Por conta disso, em todo início de dieta, a dica que mais se ouve é trocar o refrigerante pelo suco de fruta. Mas, falando de sucos naturais e sucos não naturais, em alguns casos, o suco de fruta pode ser até pior para saúde do que o próprio refrigerante. Iremos explicar tudo para você logo abaixo.

Suco de fruta em caixinha é mais saudável que refrigerante?

O refrigerante costuma usar muito açúcar na sua fabricação, mas o suco de caixinha também. Ambos também utilizam muito aromatizantes e corantes e, por conta disso, a sua fabricação é muito parecida e as químicas que têm dentro dela também.

Com isso, ambos os produtos têm praticamente a mesma quantidade de calorias. Durante a fabricação dos sucos, não se pode manter os nutrientes e o mesmo sabor da fruta. Por isso, a solução encontrada pelas empresas é colocar aditivos que possam compensar essa perda.

Com essa adição, o suco de fruta de caixinha se torna praticamente um refrigerante com um sabor um pouco diferente, mas com os mesmos malefícios à saúde.

Então, a melhor solução é o suco de fruta natural, certo?

Nem tanto assim. A frutose, que é o açúcar derivado das frutas, pode ser, em alguns casos, até pior para saúde humana do que a glicose. O problema dele é que ser for consumido em grandes quantidades, pode fazer mais mal do que o açúcar convencional, aquele que você coloca no seu café.

A frutose em si não faz mal. Mas, quando faz o suco de fruta, geralmente tira totalmente as fibras e deixa somente o líquido da fruta. As fibras ajudam a absorver a frutose contida na fruta e, só com o líquido, você vai tirar boa parte das vitaminas e minerais que poderiam deixá-la muito mais saudável.



Então, o que eu devo tomar?

Consuma as frutas naturalmente. Assim, os minerais e as fibras contidas nelas irão ajudar a absorver a frutose. Também ajuda na hora de fazer o suco, tente não tirar totalmente as fibras, deixando o máximo que puder.

Imagine que você vai fazer um suco de maçã: para fazer dois copos de suco, você vai utilizar cerca de 3 à 4 maçãs. A quantidade de frutose que esse suco terá será bem grande, sem contar com o açúcar que você adiciona normalmente no suco.

Por isso, mais uma vez, a dica é comer a fruta naturalmente. Normalmente, uma pessoa vai comer no máximo duas maçãs e a quantidade de frutose vai diminuir de maneira significativa.

É importante se dar conta do que você coloca dentro do seu corpo diariamente. De início, até parece algo inofensivo, mas, com o passar do tempo, e a junção com outras porcarias que comemos normalmente, como gorduras e comida industrializada, pode fazer muito mal para a nossa saúde.

Tente reduzir ao máximo a frutose, mesmo que seja difícil acreditar que faz mal e, também, aproveite para fazer exercícios para manter a saúde sempre em perfeito estado.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */