Saúde

Suplementos para os ossos: fortaleça-os hoje mesmo com nossas dicas!

Suplementos para os ossos são, em suma, bons hábitos aplicados para fortalecer os ossos. O fortalecimento é essencial para precaver osteoporose e fraturas, bem como para a energia na caminhada e a correção da postura.

Quanto mais cedo essas medidas forem investidas para tonificar o esqueleto, mais alta será a probabilidade de precaver rupturas nos ossos. Para além disso, você contará com uma postura ereta e mais vigor para realizar passeios a pé.

Um dos maiores investimentos, durante a infância, é uma poupança de ossos vigorosos e resistentes. O rendimento, no futuro, virá em forma de esqueleto forte e saudável.

Mas como, exatamente, os suplementos para os ossos podem ser empregados no dia-a-dia? A herança de uma ossatura resistente é uma vantagem inegável. Contudo, uma reeducação consciente de dieta e atividade contam pontos preciosos.

É isso que vamos aprender a colocar em prática com as dicas e informações abaixo.

Cálcio

Dentre todos os suplementos para os ossos, o cálcio se destaca. O mineral é a matéria-prima para a saúde dos ossos do corpo. Ele é indispensável para a melhoria cíclica do esqueleto, podendo ser encontrado em grande concentração em derivados do leite.

O investimento em alimentos ricos em cálcio deve ser uma prioridade desde a gestação. Afinal, nos primeiros anos, uma quantidade apropriada de cálcio entra em cena para prevenir complicações na fase adulta.

É durante a infância e juventude que 90% da nossa massa óssea é desenvolvida. Por essa razão, é fundamental que o nutriente esteja presente na alimentação das crianças e adolescentes.

A mesma atenção deve ser dispensada aos idosos. Uma vez que o risco de osteoporose aumenta significativamente durante a terceira idade, essa fase pede cuidados redobrados.

Vitamina D

Tanto quanto o cálcio, a vitamina D é uma cúmplice quando o assunto é suplementos para os ossos. Nesse caso, para obter vitamina D, a alimentação não se classifica como o melhor artifício.

Para caprichar na vitamina, recomenda-se tomar sol diariamente. O sol é fonte de vitamina D. Desse modo, quinze minutos diários ajudam sua pele a absorver vitamina e fortalecer seus ossos.

Dieta e exercícios

Para precautelar a fraqueza dos ossos, é importante estar atento a uma dieta rica em cálcio, exercícios e exposição solar. Está cientificamente comprovado que o sedentarismo, tanto quanto as dietas muito rígidas, aumentam de forma expressiva o risco da doença.

A Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos, convocou 165 universitárias entre 18 e 30 anos para um estudo. As jovens foram submetidas à avaliação que revelou que 2% delas apresentavam osteoporose, ainda que não tivessem nenhuma pista disto.

O estudo, elaborado pela nutricionista Lori Turner, ainda revelou que 15% das estudantes possuíam osteopenia. Em termos simples, elas estavam a um passo da osteoporose na fase em que seus esqueletos deveriam estar mais fortes do que nunca.

Percebemos, a partir disso, o quanto os suplementos para os ossos se fazem necessários desde cedo. O quanto antes você souber com garantir sua saúde, melhor será o futuro dos seus ossos.

Dicas de suplementos para os ossos:

Exercícios: Como já colocado, o sedentarismo é um inimigo da saúde óssea. Para fortalecer seus ossos, invista em corridas, aulas de dança de salão, caminhadas e sessões de musculação. Atividades aquáticas, embora tragam benefícios, não são as mais apropriadas como suplementos para os ossos. Se você não tem tempo para esses exercícios, experimente remodelar sua rotina. Ir a pé até o trabalho, realizar passeios de bicicleta e usar escadas ao invés de elevadores são dicas preciosas.

Menstruação: A menstruação desregulada pode parecer algo banal, mas pede atenção e tratamento adequado. O ciclo irregular pode ser um sinal de menor densidade óssea. A conclusão se deu através de um estudo efetuado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Através de 865 voluntárias, o estudo concluiu que o ciclo irregular indica uma falta de estrogênio. O estrogênio é um hormônio que fortifica o metabolismo dos ossos, sendo fundamental para uma renovação saudável. A perda de estrogênio ganha força após a menopausa, etapa em que os ossos começam a enfraquecer. Se esse é o seu caso, procure regular seu ciclo e evitar que ele reflita negativamente sobre seus ossos.

Sol: A vitamina D é crucial para que o cálcio possa ser fixado em seus ossos. A melhor forma de absorvê-la é através de raios ultravioleta. A ação de 15 minutos de sol na pele pode ser um dos mais eficazes suplementos para os ossos. Em um país tropical, é irônico que a vitamina D esteja em baixa nas brasileiras, não é? Para não endossar esta estatística, organize sua rotina e busque tomar sol em horários recomendados.

Alimentação: A alimentação não se exclui da lista de melhores suplementos para os ossos.  Estima-se que 94% das mulheres que não consomem salmão, fígado, cereais enriquecidos,  óleos de peixe e gema de ovo, deixam de atingir o nível requerido. Para mudar essa realidade, é imprescindível utilizar do principal componente da massa óssea. O cálcio pode ser ingerido através do leite e seus derivados. Se você for intolerante a lactose, experimente investir na sardinha, salmão, espinafre e couve. Também são uma boa pedida: nozes, castanhas, tofu, sementes de gergelim e girassol e leguminosas. Além de adotar 1 copo de leite no café da manhã e 1 de iogurte à tarde, você pode se beneficiar de queijos. Uma alternativa inteligente é polvilhar gergelim ou parmesão na sua salada. Para o lanche no meio do dia, o sanduíche de sardinha pode ser um ótimo protagonista.

Chá: Para os intolerantes a lactose, o leite pode ser substituído pelo chá de cavalinha. O chá é um suplemento efetivo para os ossos, se tomado diariamente. Além de prevenir e tratar a osteoporose, esse chá caseiro é um remédio eficaz para artrite, reumatismo e artrose. O chá de cavalinha também é famoso por combater a Doença de Paget. A doença atua enfraquecendo os ossos e tornando-os vulneráveis às fraturas. Busque substituir o café pelo chá de cavalinha e você terá uma receita e tanto para complementar seus novos hábitos.

Conclusões finais

Com a combinação correta destas dicas, você terá todos os suplementos para os ossos ideais a um esqueleto forte e resistente. Aproveite e aplique na sua rotina hoje mesmo!

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */