Beleza Cabelos

Talco no cabelo: para que serve?

Talco no cabelo

Você já passou talco no cabelo? Por ser uma técnica caseira que está ficando comum entre mulheres que apresentam oleosidade excessiva nas madeixas e no couro cabeludo, ela precisa ser feita com informações corretas e uma boa dose de cuidado.

Essa moda tem se popularizado porque, muitas vezes, a rotina do dia a dia acaba deixando os fios sem o penteado e a estrutura que se quer, gerando uma oleosidade que fica aparente e incomoda tanto pela saúde quanto pela estética.

Neste artigo, vamos mostrar que cuidados são esses, além de apresentar informações sobre a ação do talco no cabelo e, principalmente, se ela é segura ou não para a realização desses tratamentos estéticos capilares.

Talco no cabelo remove mesmo a oleosidade?

Parece insano, mas é verdade. Mas, calma, pois o uso de talco cabelo só pode ser uma saída para casos emergenciais. Isso porque ele apenas absorve uma parte da umidade presente nos fios mais oleosos.

Além do mais, se usado de forma errônea, o talco no cabelo pode deixar seus fios e couro cabeludo brancos, melados e até piorar o aspecto, aumentando o visual “sujo”.

Antes de pensar neste truque, aprenda as seguintes dicas para evitar qualquer dano posterior.

  • Como ferramenta, use apenas um pincel para espalhar o talco no cabelo;
  • Aplique talco apenas em locais muito oleosos, como raiz e franja;
  • Espalhe bem para evitar o acúmulo de pó.

Talco no cabelo



A solução em casos de emergência

Se você já pensou em usar talco no cabelo, deve ter passado por aqueles dias em que as madeixas estão sujas, com a oleosidade saindo pelas pontas e grudando por toda a cabeça.

Para não ter que usar um penteado preso e nem recorrer a xampus secos, aprenda abaixo algumas dicas e macetes para resolver certas emergências antes de aplicar talco no cabelo.

A solução que vem da farmácia

Para puxar, sugar e até chupar parte da oleosidade, o talco ideal a ser usado pode ser encontrado em farmácias. O mesmo usado em bebês e crianças, ele ajuda a disfarçar o excesso de oleosidade nos fios de forma rápida e simples.

Para sua madeixa não ganhar aquele ar branco de “idosa”, nossa dica é você espalhar bem o talco no cabelo. Depois, com a ponta dos dedos, massageie suavemente os fios e o couro cabeludo. Finalize com um penteado rente aos fios para retirar todo o excesso do pó.

A hidratação depois do talco no cabelo

Por ser um processo impróprio, os resultados ao você passar talco no cabelo são possíveis ressecamento e endurecimento dos fios.

É por isso que, após cada processo, ao lavar as madeixas, é vital que lave muito bem a cabeça apenas com um xampu sem sal. Essa ação vai eliminar todos os resíduos do talco, assim como uma hidratação vai garantir que seus fios voltarão a ser brilhantes, macios e com o volume natural.

Recorrendo aos penteados

Se você está sem talco e sem xampu seco, é bom conhecer algumas de nossas dicas de penteados para disfarçar a situação.

Para casos de raízes oleosas, a melhor saída é apostar num penteado do tipo preso. Até mesmo um tipo de rabo-de-cavalo poderia dar conta do recado.

Entretanto, se você quiser aproveitar a oleosidade e preferir dar aquele efeito molhado, antes de prender as madeixas, aposte em um creme para pentear os fios ou óleo de argan.

São várias as possibilidades de disfarçar o excesso de oleosidade e ainda arrasar no look. Para as moçoilas descoladas e que amam looks mais bagunçados, nossa dica é criar um coque com os cabelos semipresos.

Cuidados com o talco no cabelo

É fato que alguns produtos específicos não devem faltar no banheiro de quem odeia o excesso de oleosidade nas madeixas. Claro que existem soluções provisórias que podem te ajudar a controlar a oleosidade de forma temporária, como o talco no cabelo.

Apenas tome certos cuidados, como exceder na quantidade de um produto que não foi idealizado para ser usado nos fios da cabeça e que pode gerar problemas para o couro cabeludo e madeixas. Confira abaixo alguns desses cuidados.

Talco no cabelo

Talco e xampu seco não são a mesma coisa

Tudo bem que na hora de absorver oleosidade dos fios, xampus secos e talco são bons, deixando até as madeixas com aquele look mais clean.

Entretanto, o talco no cabelo tem indicação apenas para aqueles casos emergenciais, como os momentos em você tem compromisso, mas fica impossível lavar os fios. Sem falar que nem nenhum dos dois produtos precisa ser aplicado com exagero.

Talco no cabelo e os problemas capilares

O maior problema aqui nem é tanto estético, mas relacionado aos danos no couro cabeludo. É bom ressaltar que produtos como talco não são adequados para cuidados estéticos, ainda mais para ser usado nas madeixas. Como resultado, ele pode deixar os fios com ar ainda mais sujo, esbranquiçados e até causar alergias.

Ainda se for usado em grande quantidade e regularmente, o produto pode deixar os fios pesados, alterar o movimento natural e contribuir para o entupimento dos poros capilares, trazendo malefícios a todo o couro cabeludo.

Dicas para evitar usar talco no cabelo

Como o melhor remédio para sua saúde sempre foi o de manter a oleosidade natural dos fios e couro cabeludo, evite usar talco no cabelo mantendo-o justamente sob controle. Citamos abaixo algumas para dicas para ajudar no processo.

  • Evite ficar passando sempre a mão nas suas madeixas;
  • Procure passar secadores longe da raiz, evitando a possível produção de oleosidade;
  • Lave os fios apenas com água morna, pois água gelada ou quente demais também ajuda na produção de oleosidade;
  • Mantenha a pele do rosto sempre muito limpa, para evitar contato da testa com os fios;
  • Melhore sua alimentação, comendo mais frutas e verduras e eliminando gorduras e frituras.

Para auxiliar você nesses cuidados, procure testar um tipo de xampu seco, pois ele é próprio para você não precisar molhar as madeixas e ainda otimizar seu tempo. Sem contar que ele ajuda na absorção e na limpeza do excesso de oleosidade.

Graças à presença de nutrientes como vitaminas, cereais e extrato de aveia, ainda tem a indicação para ser aplicado em cabelos sem volume e finos, proporcionando movimento e leveza além de recuperar o volume.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */