Remédios Saúde

Tamoxifeno: para que serve, quais as indicações e efeitos colaterais?

O post de hoje terá como o tema o medicamento Tamoxifeno. E para discorrermos sobre esse assunto é interessante colocar em vista os seguintes dados sobre um mal que vem afetando cada vez mais pessoas no Brasil e no mundo todo: o câncer.

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em fevereiro de 2018, estima-se que 1,2 milhão de novos casos da doença devam surgir no país entre este ano e 2019. Em 2018, a previsão de novos casos é de 582 mil: 300 mil homens e 282 mil mulheres.

Um dos aspectos inquietadores do câncer é o fato de ser uma espécie de “bomba relógio”, que pode surgir a qualquer momento e em qualquer pessoa, já que todo mundo tem células cancerígenas. Ocorre que em uns elas se multiplicam, se manifestam mais agressivamente, e em outros não. No entanto, é comprovado que fatores ambientais, de hábitos, estilo de vida, propiciam, estimulam, favorecem o desenvolvimento de determinados tipos de tumores. Outro dado preocupante levantado pelo Inca é que de cada 10 casos novos de câncer previstos, 3 estarão relacionados ao estilo de vida da pessoa.

Esses hábitos prejudiciais à saúde e que colaboram com o desenvolvimento da moléstia já são reconhecidos pela população em geral como práticas a se evitar, mas são difíceis de serem superados, abandonados, porque muitos têm origens em hábitos culturais ou são atrelados à supressão de carências emocionais, casos do tabagismo, da obesidade e do consumo de álcool. Outros, muitas vezes, se perpetuam em razão de uma necessidade imposta pelo ofício ou pela condição social, casos do sedentarismo e da exposição excessiva ao sol.

O câncer de pele, aliás, é o mais recorrente no Brasil, nada mais natural em um país tropical como o nosso. Em seguida, ao separar por gênero, o câncer de próstata no homem é que vem em maior crescente e, nas mulheres, o câncer de mama que se destaca.

O levantamento do estudo deixa bem claro uma mensagem: o uso, infelizmente, de medicamentos como o Tamoxifeno, tende a aumentar bastante, junto com tratamentos de quimioterapia, radioterapia e hormonoterapia.

Mas para quais casos o Tamoxifeno deve ser usado, como é a sua forma de atuação dentro de nosso organismo, quais os efeitos colaterais?

Esclareceremos essas questões sobre o Tamoxifeno a seguir no texto abaixo.

Continue na leitura!

O que é e para que serve o Tamoxifeno?

Tamoxifeno é uma medicação indicada para o tratamento e prevenção de câncer de mama. Outra situação que é bem comum o seu uso é no cuidado de pessoas que sofrem com ginecomastia (mais a respeito nos parágrafos abaixo).

Ele integra uma das medicações do tratamento chamado de hormonoterapia (também será aprofundado a seguir).

Nas mulheres, pode atuar tanto para promover a cura do câncer como para prevenir, evitar que quem já tenha sofrido desse mal volte a ser vítima dele.

Nos homens que sofrem de ginecomastia, o Tamoxifeno não cura, mas ajuda a impedir o desenvolvimento do transtorno.

Como o Tamoxifeno age no organismo?

Não deve causar espanto saber que nosso corpo é formado por milhões, melhor, trilhões de células, todas desempenhando função importante para manter em funcionamento nosso corpo. E para que consigam exercer bem suas tarefas elas precisam se comunicar, pois é um trabalho coletivo, uma depende da outra para garantir a sobrevivência. Essa comunicação é feita por meio de substâncias naturais chamadas hormônios, que são uma espécie de “vitaminas” que ajudam também essas células a se multiplicarem.

Um desequilíbrio hormonal tem como efeito a liberação excessiva de um hormônio chamado estrogênio. Uma das características do estrogênio é se ligar as células cancerígenas (lembra o comentário de que todo mundo tem células cancerígenas?) e fazê-las “bombar”, multiplicar, se reproduzirem em larga escala, favorecendo o quadro de formação de tumores cancerígenos.

A função do Tamoxifeno é bloquear os receptores de estrogênio, as células que se alimentam desse hormônio, especialmente nos tecidos da região mamária.

Quando o Tamoxifeno é receitado?

Esse medicamento é receitado depois de, claro, diagnosticado o câncer e dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia (embora a medicação pode ser determinada durante o tratamento desta última). Ele é prescrito durante o que seria o terceiro estágio, a chamada hormonoterapia.

O que é hormonoterapia?

De certo modo a explicação já foi dada, o princípio da hormonoterapia é o mesmo do Tamoxifeno, cuidar de impedir que determinados hormônios estimulem o crescimento das células cancerígenas. Para isso, utiliza-se de medicamentos como o Tamoxifeno, que podem ser ministrados por meio de comprimidos ou por injeções debaixo da pele.

O tratamento pode durar 10 anos, a depender do caso de cada pessoa.

O que é ginecomastia?

Trata-se de um distúrbio que ocorre em homens que tem por hábito o consumo de esteroides. A consequência desse transtorno é o aumento excessivo das mamas.

A ingestão de esteroides ocasiona a conversão de testosterona em estrogênio. E você já sabe que o estrogênio faz, certo? Esse fenômeno se dá o nome de aromatização.

O Tamoxifeno não promove a cura, mas impede que os receptores da mama onde os estrogênios estão acoplados façam ligação com os hormônios femininos.

Os efeitos colaterais do Tamoxifeno

As reclamações dos pacientes que tomam Tamoxifeno giram em torno dos seus efeitos colaterais. Um dos principais é o ganho de peso. Não que o remédio seja altamente calórico, mas um dos seus efeitos é o de reter líquido no corpo, o que gera inchaço, não necessariamente no abdômen, mas em outras partes do corpo, como os tornozelos.

Outros efeitos que pode gerar:

  • Diarreia;
  • Derrame;
  • Alergias;
  • Alteração dos triglicerídeos;
  • Formigamento de membros superiores e inferiores;
  • Fraqueza capilar;
  • Cirrose;
  • Enjoos;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Sangramento vaginal;
  • Alterações na temperatura corporal;
  • Dores no corpo;
  • Anemia;
  • Catarata;
  • Enxaquecas;
  • Problemas intestinais;
  • Insônia.

E outros de natureza mais grave a depender do caso do paciente. O médico pode receitar outras medicações para amenizar os sintomas do uso do Tamoxifeno. Meditação e atividades físicas são ótimos recursos naturais para controlar o ganho de peso e combater a insônia.

Considerações finais

Tamoxifeno é um medicamento para cura e tratamento de câncer de mama. Também é aplicado para os casos de ginecosmatia. Atua no organismo bloqueando células cancerígenas que se reproduzem com estrogênio.

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe, avalie. Leia mais de nossa sessão de saúde.

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */