Maternidade

Tudo sobre a gravidez: perda do tampão mucoso

Um dos sinais de que o trabalho de parto está começando é a perda do tampão mucoso. Mas logo que começa a sair o tampão devo correr para o hospital? Não necessariamente. Por isso é importante saber mais sobre esse sistema de proteção para o bebê que ainda está dentro da barriga.

Neste artigo, você vai saber o que é o tampão mucoso, qual a função dele durante a gestação e o que fazer quando perceber que ele está saindo.

O que é o tampão mucoso, afinal?

O tampão mucoso é uma secreção, semelhante à secreção produzida no nariz, que o corpo produz para selar a saída do útero. Ele é formado constantemente durante toda a gestação, por isso, mesmo que sua perda ocorra algumas semanas antes do trabalho de parto, não se preocupe, seu corpo irá repor essa proteção.

Qual a função do tampão?

O tampão mucoso possui a função de proteger o saco gestacional onde o feto se encontra. Ele cumpre esse papel porque, ao selar a saída do útero, ele impede que bactérias e outros micro-organismos entrem em contato com o bebê.

Como identificar se é o tampão?

É muito comum ocorrer dúvidas entre as gestante sobre como identificar o tampão. Como saber se não é um corrimento ou se minha bolsa rompeu?

O corrimento pode ocorrer durante todo o período de gestação, pois ele é a lubrificação natural da vagina. Se este corrimento é semelhante ao corrimento normal, que já ocorria naturalmente antes da gestação, não há com o que se preocupar.

No caso do rompimento da bolsa, o líquido que irá sair deverá ser incolor e aquoso, como a água mesmo. Caso o líquido esteja rosado ou marrom, pode ser sinal de sofrimento fetal, neste caso, procure auxílio médico o quanto antes.



O tampão tem uma textura gelatinosa e pegajosa, como o muco nasal. Ele pode ser incolor, esbranquiçado e até levemente esverdeado.

O que fazer quando perder o tampão?

Quando o tampão mucoso começar a sair, a gestante deve ficar atenta aos outros sinais do início do trabalho de parto. Veja aqui como identificar o início do trabalho de parto.

Você pode interpretar o aspecto do tampão!

Segundo a doula Samara Barth, a coloração e a textura do tampão podem indicar se o início do trabalho de parto está mais próximo. Entenda:

  • muco em pequena quantidade e ainda transparente: pode ser que o parto demore algumas semanas para se iniciar;
  • muco ainda em pequena quantidade e com coloração marrom: o corpo está se preparando, mas ainda não é sinal de parto iminente;
  • muco em grande quantidade e sem sinal de sangue: o seu corpo segue se preparando e provavelmente o trabalho de parto ocorra na próxima semana;
  • muco em grande quantidade e com sangue: é sinal de que o colo do útero já está em processo avançado de dilatação, caso as contrações ainda não tenham começado, irão começar em breve, fique atenta!

 

O tampão mucoso é um dos sinais de que o trabalho de parto pode estar chegando, porém, existem outros sinais muito importantes. E lembre-se de sempre procurar seu obstetra em caso de dúvidas.

Para saber mais sobre como identificar o início do trabalho de parto, leia este artigos que preparamos para você!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Mariana Mendes

/* ]]> */