Casa

Tapete de crochê para cozinha: 5 dicas e ideias + 1 receita prática

O tapete de crochê para cozinha é um item importante para a beleza e o funcionamento deste espaço. Passamos grande parte do dia dentro da cozinha, este local de convivência e alimentação deve ser bonito, prático e aconchegante. Um bom tapete de crochê é aquele que além de embelezar auxilie na utilização da cozinha e manutenção da limpeza.

Além de beleza, o tapete da cozinha também deve oferecer conforto, segurança e praticidade. Leve estes requisitos em consideração na hora de escolher o novo tapete que irá encantar a sua cozinha. Cores, tipos e formatos das figuras são questões fundamentais para a harmonização do tapete com a decoração.

Veja as dicas e inspire-se nas lindas ideias para escolher o tapete ideal para sua cozinha. E acompanhe o passo a passo da receita que separamos para você fazer o seu tapete de crochê.

Tapete de crochê para cozinha: combine as cores

A utilização adequada das cores ajuda a elaborar um lindo tapete de crochê para cozinha. A combinação entre as cores do tapete e o estilo da cozinha criará um verdadeiro “casamento” em que um elemento complementará as características do outro.

Existem muitas possibilidades de combinação de cores que dependem do estilo da decoração e da personalidade dos moradores da casa. É possível criar desde versões de tapetes “calmos” baseados em tonalidades de cores claras e leves até modelos mais chamativos e vibrantes.

Um tapete de crochê colorido traz alegria e vida à cozinha. As cores transmitem sentimentos, influenciam o humor e complementam a decoração. Portanto, pesquise com cuidado quais são os tons mais adequados para o seu tapete da cozinha. Provavelmente, você descobrirá que aquelas cores que mais te satisfazem em outras situações também podem ser utilizadas no chão da sua cozinha.

Tapete de crochê para cozinha: figuras de frutas e outros alimentos

Frutas, legumes e outros alimentos são figuras comuns na decoração da cozinha. O contato constante com estes elementos, no preparo diário das refeições, faz com que ao nos lembrarmos de cozinha nos recordemos imediatamente destas imagens.

O tapete de crochê para cozinha também pode se valer deste tipo de recordação para criar uma atmosfera familiar e de acolhimento. Os alimentos podem ser dispostos de diferentes maneiras no tapete, de representações que buscam imitar as imagens originais até versões modernas e abstratas, a criatividade será o limite para estes desenhos.

Para que o tapete não fique com figuras em excesso opte por ter uma quantidade reduzida de desenhos, de preferência feitos em proporções de tamanho médio ou pequeno. Assim  você não corre o risco de “queimar” uma boa ideia que acaba por se transformar em uma composição exagerada e cansativa.

Tapete de crochê para cozinha: figuras de flores

Flores são figuras alegres que estão presentes em muitos itens de decoração. Elas também são elementos centrais em alguns tipos de tapete de crochê para cozinha. As diferentes cores e formatos das flores permitem a criação de lindas figuras que tornam os tapetes de crochês belos, únicos e criativos.

Da mesma maneira que você deve ter preferência por alguns tipos de flores, na hora de escolher aquelas que irão decorar o tapete da sua cozinha, pense como o formato e as cores influenciam no seu humor e no clima que você quer criar neste importante espaço da sua casa.

Existe ainda, a possibilidade de utilizar apliques de flores no tapete da cozinha. Esta estratégia permite utilizar flores mais elaboradas e bonitas, porém deve se considerar a questão do conforto na hora de usar o tapete. Alguns tipos de aplique ficam altos dificultando a movimentação ou tornando a permanência sobre o tapete desconfortável.

Tapete de crochê para cozinha: figuras geométricas

É possível criar um tapete de crochê para cozinha que não tenha o visual de algo antigo ou tradicional optando por utilizar composições com figuras geométricas. A enorme variedade de formas geométricas oferece inúmeras possibilidades de criações inovadoras e bonitas.

Figuras, como triângulos, retângulos e círculos, formam desenhos modernos e elegantes em tapetes que deixarão sua cozinha sintonizada com o que há de mais atual. A combinação correta entre figuras geométricas e cores bonitas farão com que sua cozinha tenha verdadeiras obras de arte. Neste formato o importante não é a quantidade de figuras, mas a maneira como as linhas e traços foram utilizados para se criar desenhos únicos.

Tapete de crochê para cozinha: combine com outros itens

O tapete de crochê para cozinha também pode fazer parte de um pacote de itens de decoração. Existem alguns elementos que também podem receber coberturas ou proteções feitas em crochê e que estejam combinando com o tapete da cozinha. Este é um tema controverso pois como a maioria erra nesta composição, o efeito acaba sendo mal visto por muitos, mas é possível encontrar soluções para este dilema sem abrir mão da beleza e do bom gosto.

Apoios para panela, passadeira, filtros de água e protetor de botijão são apenas alguns utensílios que podem ficar mais bonitos e protegidos, ao utilizarem capas feitas em crochê e, que combinem com as cores e estilo do tapete. O tipo do ponto do crochê e as cores utilizadas serão fundamentais para o sucesso desta combinação, em caso de dúvidas peça a opinião de outras pessoas.

O bom senso é o segredo para criar composições bonitas e harmoniosas que não pequem pelo excesso ou que não sejam vistas como cafonas. Lembre-se, a regra do “menos é mais” é uma lei poderosa em todos os aspectos da decoração. Avalie sempre se as cores, figuras e a combinação dos elementos não estejam tomando destaque demais na decoração.

Receita de tapete de crochê para cozinha

A criação de um tapete de crochê para cozinha é um processo relativamente fácil, mas que requer atenção para evitar erros e retrabalhos. Acompanhe  o roteiro do passo a passo da receita que trouxemos para você e prepare para conquistar muitos elogios quando souberem que foi você mesma que produziu o seu lindo tapete de cozinha. Tenha calma para criar o crochê sem erros e você ficará craque na criação de lindos tapetes de crochê.

Se você não fizer isso seu cabelo vai quebrar...


/* ]]> */