Artesanato

Tapete de crochê quadrado: receita fácil e ideias inspiradoras

Quem curte a onda de artesanatos e é adepto do DIY (sigla para faça você mesmo, em inglês), na maioria das vezes adorar trabalhar com crochê e tricô. Motivo para isso certamente não falta, afinal, esse tipo de trabalho rende lindas peças, como por exemplo, o tapete de crochê quadrado, que fica lindo na decoração de qualquer parte da casa.

Foi-se o tempo que os tapetes de crochê deixavam o ambiente com cara da casa de vó (nada contra, aliás). Atualmente eles deixam o ambiente com uma decoração mais moderna e aconchegante.

Se você é do tipo que ama trabalhos manuais e gosta de fazer suas próprias peças de decoração, portanto, é hora de conferir algumas dicas e receita para fazer uma peça quadrada extremamente chique. Confira!

Como decorar a casa com tapete de crochê quadrado

Esse tipo de tapete é uma peça que combina com a decoração de diferentes tipos de ambientes, sendo bem fácil de adicioná-lo à sua decoração. Uma dica para quem possui piso escuro, por exemplo, é usar tapete em tom claro, assim a peça ganha mais destaque na decoração

A outra dica é para quem possui um ambiente mais clean, ela consiste em adicionar à decoração um tapete colorido, assim ele ganha destaque e não entra em conflito com o restante da decoração.

Se preferir dar apenas um toque especial de cor ao lugar, use um tapete de crochê quadrado que tem apenas um toque de cor, como uma flor centralizada ou a última volta com uma cor mais viva.



No quarto

Um dos ambientes que mais combinam com esse modelo quadrado de tapete é o quarto, pois ele deixa o ambiente mais aconchegante, uma vez que seu material é suave e macio.

O tapete pode ser usado tanto no pé da cama como na frente do guarda roupas, dando um ar de conforto ao cômodo.

Na entrada

Outra opção para usar o tapete de crochê quadrado é na entrada da casa ou apartamento. Peças menores com alguns detalhes coloridos, como uma flor, garantem mais delicadeza à peça, atribuindo um toque mais feminino ao ambiente.

Banheiro

O banheiro também pode receber o tapete de crochê quadrado na decoração. Nesse caso você pode usar até um jogo de banheiro, com pequenas peças quadradas, sendo uma no pé da pia e outra na saída do box.

Cozinha

Na cozinha também é interessante usar um jogo de tapete desses, ele deixa o ambiente mais harmônico.

Os pontos para usar são na frente da geladeira, do balcão do armário e outro no fogão. Use cores que conversem com sua decoração ou uma neutra para que o ambiente não fique confuso.

Sala de estar

A sala de estar fica mais moderna e aconchegante com um grande tapete quadrado bem no centro a frente do sofá.

Assim, na hora de reunir a família para ver um filme alguns todos ficarão mais à vontade no tapete, uma vez que ele é macio e fofinho.

Ideias de tipos de tapete de crochê quadrado

Existem diferente tipos de tapetes quadrados. Você pode fazer com pontos mais abertos, ou com pontos mais fechados, seja com barbante grosso ou fino.

Outra variação possível diz respeito ao seu tamanho e suas cores. A seguir temos algumas ideias interessantes nesse sentido.

Colorido

Para confeccionar seu tapete de crochê colorido é muito simples, basta escolher o modelo e usar diferentes cores de barbate. Na hora de fazer basta usar uma cor de cada vez em cada carreira do tapete, ou a cada duas carreiras.

Simples

Se você é iniciante na arte do crochê, não se preocupe, pois também pode fazer seu tapete quadrado sem problemas Para isso basta começar no nível fácil, criando um tapete apenas com pontos altos e uma linha grossa. Rapidinho terá um tapete quadrado, pois esse é o modelo mais simples de fazer.

Com a ponta colorida

Se deseja fazer um tapete com tom neutro, mas também quer dar um toque de cor na sua decoração, há uma dica muito simples. Basta fazer o tapete na cor neutra do tamanho de sua preferência e na hora da finalização fazer as duas últimas voltas com uma linha colorida.

Com flor

Esse tipo de tapete de crochê quadrado é para quem já domina a arte do crochê, pois o trabalho é de um nível mais avançado e requer um pouco mais de prática.

O tapete é confeccionado normalmente, mas em seu centro ou nas bordas, são adicionadas as flores de crochê, que podem ser coloridas ou na mesma tonalidade do tapete em si.

Com desenhos e letras

O tapete de crochê quadrado também pode fazer parte da decoração do quarto das crianças. Nesse caso a ideia é escolher desenho que seu filho gosta e combinar com a decoração do quarto ou optar pelas letrinhas de seu nome.

Receita de tapete de crochê quadrado

Apresentadas as ideias e possibilidades, é hora de conferir aqui uma receita interessante que você pode começar a fazer agora mesmo em sua casa.

Esse será o resultado:

Ingredientes (materiais necessários)

De modo gera, esse tipo de tapete simples é fácil de fazer. Para isso, será preciso:

  • Uma tesoura;
  • Um rolo de barbante – escolha a cor, estilo e a espessura de sua preferência;
  • Agulha indicada para a espessura do barbate escolhido;
  • Gráfico do tapete.

Como fazer

Inicie a confecção de seu tapete com seis correntinhas e una umas às outras. Em seguida suba mais cinco correntinhas e faça três pontos altos. Depois mais duas correntinhas e três pontos altos, outras duas correntinhas e três pontos altos, e ainda mais duas correntinhas e agora dois pontos altos.

Também faça um ponto baixíssimo na terceira correntinha das 5 realizadas anteriormente para finalizar essa carreira.

Continue seguindo o que manda o gráfico até que seu tapete chegue ao tamanho desejado. Com esse gráfico você pode fazer o tamanho de tapete que desejar, seja ele pequeno para a porta ou grande o bastante para usar na sala ou quarto.

É possível fazer até mesmo um conjunto de tapetes para banheiro ou cozinha, você que irá escolher a quantidade e os tamanhos.

Se você tem interesse em começar a aprender crochê, clique aqui e veja dicas para iniciantes.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */