Decoração

Tapete de crochê redondo: receita fácil e ideias para sua decoração

Sabe como um tapete de crochê redondo pode deixar o seu dia mais alegre, mais quentinho e produtivo?

Digamos que você seja do time que detesta tempo frio e mora numa casa que remete a sensação térmica de um iglu, é bem vasta, espaçosa, mas tão grande que a mobília tradicional não consegue preencher satisfatoriamente os espaços, ou a residência se situe em região com pouca penetração de raios solares, facilitando o baixar de temperatura pelas correntes de ar que correm livres, leves e soltas. O tapete de crochê redondo pode ser uma ótima alternativa para deixar o ambiente mais aconchegante, com mais tecidos que ajudem a armazenar calor na casa.

Ou ainda: pode evitar o contato gélido e arrepiante dos seus pés no chão de cimento ou azulejado.

E se em dado momento você olhar para o visual de sua casa e não perceber nada marcante, que está se assemelhando a uma repartição pública, a uma sala de espera de dentista, a um estúdio qualquer da TV Gazeta, é sinal de que sua casa está, no mínimo, clean demais, com um visual opaco, insosso. O tapete de crochê redondo é uma solução para injetar mais cor, vivacidade, energia no ambiente, levantar o astral, trocar a Miriam Leitão pela “Maju” da previsão do tempo. Isto porque o tapete de crochê redondo pode ser feito em vários tamanhos, cores, fios e se adaptam em vários ambientes: na sala de estar, no quarto, especialmente de crianças, no hall de entrada, enfim, basta usar a criatividade que é possível conferir um tipo de decoração mais revigorada no ambiente.

O tapete de crochê redondo também é uma saída para incrementar a renda de casa, incentivar o empreendedorismo, pois por ser uma peça fácil de produzir de maneira caseira, torna-se viável o comércio as amigas, parentes, vizinhos etc.

A seguir vamos listar algumas ideias de tapete de crochê redondo para decoração e dicas básicas de confecção para iniciantes.

Antes, porém, vamos comentar sobre outro aspecto positivo de se dedicar ao trabalho de tricotar um tapete de crochê redondo.

Os benefícios neurológicos

Talvez questione “Por que fazer um tapete de crochê redondo se posso evitar esse trabalho comprando um pronto?” e a resposta é: se você estiver de bobeira em casa ou aflita com o que considera pequenos sinais de que a memória já não anda lá aquelas coisas, que sua capacidade de concentração anda péssima, que vem cometendo pequenos lapsos trocando uma e outra palavrinha, saiba que tricotar um tapete de crochê redondo  tem condições de lhe proporcionar benefícios neurológicos que pode ser justamente o que anda precisando.

É praticamente consenso na comunidade científica que trabalhos manuais são ótimos exercícios que ajudam a melhorar a capacidade de concentração, de estimular o sistema nervoso central. Quando nos concentramos em uma tarefa dessa natureza, a nossa tendência é ficar relaxada, ficar alheia a movimentação do entorno, externa, permitir a instalação de um clima de paz, tranquilidade, além de mexer com a nossa imaginação.

Estudos comprovam que a prática de atividades manuais como tricotar tapete de crochê redondo ajuda a reduzir os efeitos de doenças degenerativas como mal de Alzheimer e demência.

Benefícios de tricotar:

  • Diminui o estresse ao aumentar a sensação de relaxamento;
  • Melhora a capacidade de concentração;
  • Instiga a imaginação;
  • Reduz os efeitos de doenças cerebrais degenerativas.

Dicas para tricotar tapete de crochê redondo

Para iniciar o trabalho de produzir manualmente um tapete de crochê redondo é necessário ter a posse e o conhecimento do material base para desenvolver a peça. Para fazer um tapete de crochê redondo é preciso os seguintes itens:

  • Barbante (de preferência 6 mm);
  • Agulha para crochê (preferencialmente de 4 mm);
  • Agulha de tapeceiro (usada para unir os círculos);
  • Tesourinha (acabamentos).

Dicas básicas:

Na primeira carreira (fileira tricotada), que constituirá o núcleo do tapete, ou seja, o de menor diâmetro, faça 20 pontos altos.

Na segunda carreira, faça 2 pontos altos em cada ponto feito na primeira.

Já na terceira, o procedimento deve se repetir, no entanto, ao invés de fazer um ponto alto para cada um dos pontos inseridos na carreira anterior, você deverá alternar a sequência: 1 ponto, 2 pontos altos. Percebe que para cada fileira o número de pontos altos aumenta, estabelecendo uma crescente? Pois essa é a lógica que deve imperar nas carreiras posteriores que vier a fazer. Cabe a você definir o tamanho do tapete de crochê redondo que quer.

Uma dica é fazer o procedimento com um exemplar do tapete impresso em uma revista ou em outro tipo de imagem, para que não perca a referência.

Colocamos uma breve lista de abreviaturas de crochê aqui e um tutorial em vídeo de tapete de crochê redondo:

Ideias de tapete de crochê redondo

Estilo barroco

O tapete de crochê redondo barroco se diferencia das versões mais simples especialmente por causa da linha, barbante utilizado. É mais macio, felpudo e pode ser feita com qualquer tipo de ponto.

Estilo bordado

Esse exige um conhecimento de tricô, e experiência, mais avançado, porque além do crochê é preciso saber bordar. Quem domina a técnica tem possibilidades diversas de bordado para fazer peças únicas que se diferenciem da concorrência.

Estilo com flores

Mas para quem precisa de técnicas mais simples do que a opção de tapete de crochê redondo bordado, uma boa alternativa seria aplicar flores em crochê sobre a peça simples depois de finalizada.

Estilo russo

Essa versão de tapete também exigi conhecimentos apurados, já que necessita de mistura de pontos (abertos, fechados, altos, baixos, simples etc) e é repletos de pequenos detalhes.

Considerações finais

Um tapete de crochê redondo é útil para decorar ambientes que precisam de mais vivacidade, energia, alegria, pois suas diversas opções de tamanho e estilo combinam com vários ambientes da casa, como quartos, salas de estar, halls de entradas, banheiros etc. Também é útil para diminuir a sensação gélida da casa espaçosa e distante dos raios solares.

É uma possibilidade de incremento a renda mensal devido a facilidade de confecção, além de proporcionar benefícios neurológicos inestimáveis como aumento da capacidade de concentração, diminuição da ansiedade, relaxamento, fomento a criatividade e redução de sintomas de enfermidades cerebrais.

Apresentamos dicas básicas para iniciantes na arte do crochê e ideias de tapete de crochê redondo.

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe, opine. Leia mais de nossa sessão de decoração. Seu apoio faz a diferença!

/* ]]> */