Decoração

Tapetes de barbante são bonitos e funcionais; saiba como usá-los

Quer deixar os ambientes mais alegres e aconchegantes? Basta um tapete de barbante por ali, como quem não quer nada, e o espaço já ganha colorido e vida únicos.

Perto do fogão, da pia, no corredor, na sala, no quarto, varanda ou banheiro… o local você escolhe. Vem comigo se inspirar no artigo de hoje e deixar sua casa com tons e formas que são pura delicadeza…

A cozinha é um dos lugares preferidos de quem curte tapetes de barbante. Afinal, além da beleza, eles são funcionais; o cômodo precisa deles para dar uma forcinha na conservação de sua limpeza. E quem limpa o lugar agradece, claro.

Aliás, a cozinha merece um capítulo à parte, pois é um espaço de convivência, deve ser confortável e receptivo. E nada melhor do que tapetes de barbante com acabamentos impecáveis para deixar tudo mais agradável.

lindo-tapete-artesanal-em-barbante-cru-e-rosa-pink-589011-MLB20471467485_112015-F

É como um convite para entrar e saborear um bolo quentinho que acabou de sair do forno, tomar um café fresquinho e bater papo.

Sua característica artesanal faz do tapete de barbante uma daquelas peças com jeitinho de casa de avó, sabe? Ele é gracioso e acolhedor, passa longe da modernidade e sofisticação de outras peças encontradas em lojas requintadas de decoração.



Tapetes de barbante também transmitem uma mensagem de zelo – não que os proprietários de modelos mais sofisticados não possam ser cuidadosos, ok? Mas, com certeza, o “clima” é diferente. Parece que o tempo parou…

Para escolher um bom tapete de barbante, que orne bem com os objetos de decoração, a mobília e todo o resto, a dica é tentar equilibrar as cores. Se não houver exagero, fica mais fácil de notar todo o encanto que os tapetes de barbante podem oferecer.

E as vantagens destes itens não param por aí… Além de embelezar, eles evitam a sensação desconfortável do piso frio durante o inverno; podem cobrir imperfeições que aguardam reparo, principalmente quando seus pontos são mais fechados.

Dicas sobre como usar tapetes de barbante

tapete-de-barbante-redondo-azul-degrade-decoracao

O tapete de barbante ideal para a porta é aquele de cor escura, para que não deixe a sujeira ser notada com facilidade. Afinal, será usado não só para enfeitar, mas também para limpar os pés.

Os modelos redondos ou retangulares de tamanho médio costumam ficar bem nas portas.

Perto da pia da cozinha, o tapete artesanal é útil durante o preparo das refeições e na hora de lavar a louça – quando é comum deixar água cair por ali. Dê preferência a uma peça chamada “runner” (caminho).

Um outro tapete de barbante, menorzinho, pode ficar na frente do fogão, para que a gordura e a comida não caiam no piso, evitando inclusive acidentes.

decoração-de-cozinha-com-tapete-de-barbante

Escolhido o formato, a estampa pode ser de animais como vacas e galinhas, frutas, outros alimentos e as clássicas flores. O material para criar o tapete vai desde o barbante de algodão cru ao colorido.

E todo dia tem novidade na área de artesanato para incrementar os trabalhos. São linhas diferentes, novos projetos e ideias para produzir para si própria e até vender. Criatividade com certeza não falta!

E se você nunca fez nada parecido com os tapetes de barbantes, saiba que eles podem ser mais fáceis do que imagina. Que tal começar já?

Boa sorte, e até o próximo post!

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */