Saúde Saúde Bucal

Tártaro: causas, sintomas e tratamentos

Sabe aquelas manchinhas que aparecem nos seus dentes? Elas podem ser bactérias calcificadas. O nome dessa placa é tártaro e para o seu alívio tem tratamento.

Quanto mais cedo você fizer, melhor será para os seus dentes. Hoje você vai conhecer mais informações sobre esse incômodo, os sintomas e como tratar.

O surgimento do tártaro nos dentes está ligado a calcificação da bactéria, formando uma espécie de placa sólida.

Essa placa bacteriana que se fixa nos dentes pode causar diversos males como as cáries, o mau hálito, as manchas e a gengivite. Não adianta raspar os dentes com algum objeto a fim de tirar essas manchinhas. Esse tipo de trabalho só o dentista conseguirá fazer.

Bactérias só aparecem em ambientes propícios para o seu crescimento e principalmente se forem ambientes desprovidos de limpeza. Se você está com essas placas de bactérias nos seus dentes, provavelmente você já não os escova faz algum tempo, não é mesmo?

Para que você não tenha a perda dos seus dentes, é fundamental que você cuide da saúde deles, evitando a sujeira e a proliferação de bactérias.

O que é o tártaro e como identificar?

Quando você fica sem escovar os seus dentes, é quase certo que ele está cheio de bactérias. Quando o período de escovação se estende e a sujeira fica nos dentes por mais tempo, essas bactérias se calcificam e é nessa hora que surge o tártaro.

Saber se você tem tártaro é muito fácil. Olhe para o seus dentes, mais próximo à gengiva. Tem alguma mancha amarelada nessa região? Se a resposta for positiva, então infelizmente você tem tártaro.

Esse fenômeno acontece devido a entrada de bactérias na dentina, pois os açúcares que foram deixados ali por causa dos alimentos se fermentam, ajudando na proliferação das bactérias. Quando essa placa aumenta, ela pode atingir a garganta e a língua também.

Para você entender melhor, essa placa bacteriana só se formou porque ficou muito tempo em contato com a saliva e acabou endurecendo. Este tipo de “sujeira” não sai simplesmente escovando o dentes.

Para remover essa placa de bactéria calcificada é necessário visitar o dentista, profissional qualificado para cuidar desse tipo de problema.

Quais são as causas do tártaro?

O começo do surgimento do tártaro se dá principalmente por causa da má higienização do seus dentes. É isso mesmo que você está lendo. Quem não escova os dentes enche a boca de bactérias.

A mistura de proteínas deixadas pelos restos de alimentos e de saliva deposita nos dentes uma camada viscosa de sujeira. Essa camada recebe o nome de película adquirida.

Todas as bactérias presentes na sua boca vão grudando nessa película. Inclusive, vão se alimentando desses restos de alimentos e se multiplicando. A placa bacteriana vai se formando e ficando cada vez mais sólida.

Olha como é importante escovar os dentes. Você sabia que depois de 12 horas sem escovar os seus dentes, o elemento fosfato presente no esmalte já foi um pouco desgastado pelas bactérias?

Por causa desse desgaste, vão surgindo os fosfatos de cálcio que se solidificam e grudam nos dentes, surgindo a placa bacteriana amarelada do tártaro.

Depois que essa placa se instalou, não adianta ficar forçando e escovando mil vezes o dente. Ela só é removida na cadeira do Dentista.

Sintomas da presença do tártaro

Não existem sintomas quando os seus dentes já apresentam a formação de tártaro.

As doenças causadas pelo tártaro é que apresentam alguns sintomas completamente indesejáveis e desconfortantes.

Confira a seguir alguns deles:

  • Manchas amareladas na raiz dos dentes;
  • Sensação que algo está grudado nos dentes;
  • Cáries que podem evoluir para canal se não forem tratadas a tempo;
  • Inflamações na gengiva, com sangramento no local e vermelhidão em excesso. Essas inflamações na gengiva são chamadas de gengivites.

Todos esses sintomas podem ser evitados se você começar a higienizar os seus dentes de forma correta e não deixar que a sujeira se transforme em uma placa bacteriana.

Melhores tratamentos para combater o tártaro

Para que você não sofra com a formação de tártaro nos seus dentes, a melhor maneira é evitar o seu aparecimento.

Fazer uma boa higienização com a escovação correta dos dentes, utilizando produtos e aparelhos específicos, pode ser a melhor alternativa.

Existem escovas de dente elétricas que podem ser compradas facilmente, pois são comercializadas livremente. Além de escovar os dentes, a utilização de fio dental é fundamental para promover a limpeza entre os dentes.

Lembre-se de escovar os seus dentes sempre que ingerir algum alimento, justamente para evitar que os seus resíduos formem essas placas bacterianas.

Como escovar os dentes de maneira correta?

Muito se fala em escovar os dentes, mas será que você sabe escovar os seus? Para que os seus dentes e a sua gengiva se mantenham saudáveis, é necessário fazer uma perfeita escovação para que as bactérias sejam removidas completamente.

Acompanhe nossas informações a seguir e veja como é fácil escovar os dentes de maneira correta:

  1. Coloque um pouco de pasta nas cerdas da sua escova de dente – tanto faz se ela é manual ou elétrica;
  2. Nos últimos dentes você deverá fazer movimentos circulares repetidamente por cerca de 10x. Já nos dentes da frente, os movimentos são verticais e devem ser repetidos também 10x. Na parte de dentro de todos os dentes, os movimentos são de vai e volta, também 10x seguidas;
  3. Nesta etapa você terá que escovar a sua língua. Não é necessário colocar muita pasta de dente, pois pode provocar uma ardência. Faça movimentos de vai e vem também e não com muita força para não machucar;
  4. Faça bochechos com água e descarte todo o excesso de pasta e saliva que estão presentes na sua boca. Não engula esse resíduo de jeito nenhum.

Os enxaguantes bucais são muito eficazes contra o tártaro. Você pode utilizá-los logo após a escovação para potencializar os efeitos de proteção.

Outra dica fundamental está na quantidade de pasta de dente na escova. Não precisa exagerar. O ideal é apenas 0,5 centímetro de pasta na escova de um adulto. O excesso de flúor pode ser prejudicial para os dentes!

Leu esse texto? Então, vá escovar os dentes agora mesmo!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */