Moda Tatuagens

Tatuagem com aquarela: saiba como apostar na arte colorida!

A tatuagem está na moda, isso é fato. Desde adolescentes até pessoas mais velhas, o número de adeptos dessa arte corporal está aumentando a cada dia que se passa. Independente do motivo em que escolhem fazê-la — seja para marcar um momento especial ou simplesmente desenhar algo que gosta — ela é uma tendência que veio para ficar.

Hoje em dia, é muito difícil você encontrar alguém que não tenha nenhuma. Caso ainda não tenha feito nenhuma marca, é provável que, mais cedo ou mais tarde, terá. Existem diversos estilos, cada um com suas peculiaridades. Hoje vamos comentar sobre um dos mais artísticos existentes: a tattoo aquarela.

Tatuagem artística

Este estilo de tatuagem — também conhecido como “Watercolor” — é um dos favoritos, principalmente entre o público feminino.

Este modo de pintura já existia há um bom tempo. Provavelmente, o watercolor foi criado no ano de 2011. Porém, no ano de 2017, foi quando ele ganhou uma popularidade que se alastrou no Brasil inteiro. Uma das possibilidades de sua criação é que eles foram inspirados nas pinturas utilizadas no papel feito há mais de 2 mil anos.

Com toda certeza, é um dos estilos de tatuagem mais populares no território brasileiro. Estima-se que 1 em cada 4 tattoos feitas diariamente sejam desse estilo!

Veja também: Tudo o que você precisa saber antes de fazer uma tatuagem (Guia Completo e Definitivo)



O que é o estilo aquarela?

Sua marca principal é o estilo fluido, onde não há contornos e as cores se misturam entre elas mesmas. No meio de toda esta técnica, a imagem desejada é formada. O que mais chama atenção é a passagem de tons mais escuros para os mais claros — e vice-versa — dando um destaque especial para os desenhos. Coisa que poucos estilos de tatuagem conseguem fazer.

Outro modo de explicá-las é pensar que são gotas de tintas que estão escorrendo pelo corpo. Mas, isso não é feito de maneira desconexa. Muito pelo contrário! São escorrimentos, mas, todos eles dão origem a uma forma perfeita.

O watercolor chama a atenção, porque o tom de autenticidade dado é nítido. Caso você não tenha copiado alguma imagem na internet, é muito raro — leia-se impossível — encontrar alguém com a mesma tattoo que a sua. Por este motivo, ele é tão procurado: o tom de exclusividade é praticamente certo.

Este modo de pintura também desperta a curiosidade, porque as cores são expostas de maneira única. Quando ela está sendo produzida, pode parecer uma simples mancha. Porém, com o passar do tempo, uma verdadeira obra de arte começa a ser construída na pele. Este é um processo delicado e demorado, mas toda a demora é compensada.

Este estilo deu uma nova forma de olhar para as tatuagens. Com toda certeza, ele ajudou tirar a visão de marginalização, que muitos ainda tinham. Hoje, ao olhar um desenho aquarela estampado na pele, uma verdadeira obra-prima é admirada.

Características desse tipo de tattoo

Já foi dito anteriormente, mas vale reforçar: as tatuagens no estilo aquarela são marcadas por cores vibrantes e desenhos sem contornos. Além disso, há uma mistura de visuais, não deixando com que ela seja confundida com nenhum outro estilo.

Existem algumas em tonalidade preta. Porém, a maioria esmagadora prefere que seus desenhos tenham cores que se destacam. As mais populares são o vermelho, o verde e o azul.

Quais são os estados brasileiros com maior procura desse tipo de tatuagem?

A procura é grande em todo o Brasil. Mas, sempre há estados em que um estilo é mais popular que o outro: Seja pela cultura, pelas pessoas que te cercam ou pela moda que está ditando o que é mais bonito para determinado ano. O ranking dos estados brasileiros em que a aquarela é mais buscada é esse:

  1. São Paulo;
  2. Paraná;
  3. Distrito Federal;
  4. Pernambuco;
  5. Pará.

Apesar de ser uma forma presente em todo o país, estados como o Rio de Janeiro, por exemplo, não possuem como primeira opção. Isso acontece porque, como o estado é muito quente, a pigmentação da tattoo pode sair mais rápido por causa da exposição solar. Ou, mesmo que não saia, já acontece uma descoloração nos primeiros anos que se passaram depois de feita.

É claro que, se alguém do Rio de Janeiro quiser fazê-la, não há problema nenhum. A única recomendação é passar protetor solar potente, para que o desenho em sua pele não seja atingido pelos raios ultravioletas.

*O protetor solar é recomendado para todo mundo, independente da região em que mora.

Questões levantadas a respeito das tatuagens watercolor

Uma das questões que sempre são levantadas é a respeito da durabilidade. No parágrafo anterior, foi mostrado que a exposição excessiva ao sol pode prejudicá-la. Porém, esse é o único cuidado que deve ser feito?

Não, obviamente. As tatuagens devem ter um cuidado especial, independente da técnica que foi usada em seu corpo. Primeiramente, é sempre bom lembrar que o profissional que a fez possui um peso enorme na qualidade dela! Quanto melhor o especialista é, mais ela vai durar.

Outro ponto muito importante é o material usado: tenha uma conversa com o tatuador antes de realizar qualquer procedimento. Veja se os materiais são originais e duráveis.

Com todas essas questões resolvidas, o próximo ponto é escolher as cores sabiamente. Tenha cuidado na combinação de cores, pois algumas não ficam legais quando misturadas. Certifique-se que suas escolhas produzirão o efeito que deseja! Caso seja necessário, consulte uma cartela de cores e alguém que saiba mais sobre este assunto.

É um estilo muito novo. No Brasil, está em alta há apenas 2 anos! Por este motivo, é muito importante que você saiba o que está fazendo. Não adianta muito você correr atrás de um tatuador para fazê-la só porque está na moda. Tome cuidado!

Em contrapartida, apesar de ser um estilo bem jovem, já existem profissionais qualificados e especializados em watercolor. É uma ótima pedida fazer o seu desenho com eles! Caso tenha dúvida de onde encontrá-los, de uma pesquisada rápida na internet.

Curtiu a história das tatuagens aquarela? Animou para fazer a sua? Pois bem, procure o desenho de sua preferência e um tatuador especializado!

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */