Moda Tatuagens

Tatuagem com pontilhismo (dotwork): arte feita ponto a ponto para apostar!

Nos últimos anos, muita coisa aconteceu na cena da tatuagem. Além de motivos cada vez mais criativos, as técnicas de tatuagem também estão se tornando mais sofisticadas. Tatuagem não é mais a mesma tatuagem.

Antes de fazer uma tatuagem, você deve considerar em que estilo você gostaria de usar seu motivo em seu corpo. Agora, você tem uma opção que vai além das linhas finas: a tatuagem com pontilhismo, ou dotwork.

A tatuagem com pontilhismo, ou dotwork, é uma tendência de tatuagem a ser observada em 2019. Os últimos anos viram um renascimento neste estilo, especialmente quando as tatuagens com pontos de trabalho são combinadas com outras tendências de tatuagem.

Por ser tão único e artístico, vale a pena considerar o dotwork como um estilo para sua próxima tatuagem. Com pontos organizados na perfeição e, principalmente, pretos, um especialista em tatuagem com pontilhismo pode conjurar a imagem da Mona Lisa na pele.

A arte se dá quando o tatuador tem essa meticulosidade e paciência impressionantes e o conhecimento para escolher o tamanho do ponto certo e, mais importante, a distância certa dos pontos um ao outro.

Talvez, a tatuagem com pontilhismo seja para você: mostraremos neste artigo como verdadeiras obras de arte vêm de muitos pequenos pontos.

O que são tatuagens Dotwork?



A tatuagem com pontilhismo, ou Dotwork, é uma técnica de tatuagem onde o artista tatua vários pontos para um efeito visual completo e impressionante.

Esses pontos criam a imagem inteira ou apenas o sombreamento. Dotwork usado para sombreamento é conhecido como pontilhado. Essa técnica usa tinta preta, tinta cinza ou, às vezes, tinta vermelha.

As tatuagens com pontilhismo são um dos estilos mais complexos de tatuagem. Imagens geométricas complicadas são criadas com nada além de pontos. O tatuador deve ser muito paciente e muito talentoso, porque ele tem que colocar cada ponto no lugar certo.

Diversos artistas de Dotwork também abandonaram a máquina de tatuagem e estão realizando tatuagens feitas à mão, como era muito antigamente.

Tatuagens Dotwork são um estilo por conta própria e o sombreamento que você obtém através de pontos é quase 3D. Você não pode obter esse tipo de sombreamento com qualquer outro método. A técnica de tatuagem com pontilhismo é usada especialmente para tatuagens geométricas, religiosas e espirituais.

A tatuagem com pontilhismo geralmente é feita com tinta preta ou tinta cinza. Às vezes, o vermelho é usado, mas só porque o vermelho cria um belo efeito de contraste nas tatuagens geométricas.

A técnica de tatuagem com pontilhismo

O Dotwork é uma técnica demorada, mas vale a pena esperar. Cada ponto deve ser colocado precisamente. Então, o artista deve ser altamente qualificado e paciente.

Não é incomum que os artistas que trabalham com dotwork abandonem as máquinas de tatuagem convencionais em favor da técnica da tatuagem feita à mão. As tatuagens feitas à mão demoram mais, mas alguns artistas acham que isso permite um trabalho pontual mais preciso.

Se os pontos forem muito grandes, o trabalho rapidamente se tornará desajeitado. Se as distâncias forem muito estreitas, os pontos individuais se tornarão uma área cinzenta ao longo dos anos.

É igualmente importante que o tatuador coloque os pontos cem por cento limpos, bem como em linha reta, e que até mesmo as distâncias dos pontos sejam regulares – esse também é um ponto chave da arte da tatuagem com pontilhismo.

Além disso, o tatuador trabalha deliberadamente com o efeito da pele como contraste de cores. Como, muitas vezes, as tatuagens com pontilhismo não parecem tão grandes e têm um aspecto delicado, elas são especialmente populares entre as mulheres.

Pontilhismo feito à mão ou máquinas de tatuagem?

A técnica de tatuagem com pontilhismo feito à mão, ou Stick and Poke, pode ter ganhado popularidade nos últimos anos, mas está longe de ser nova. Esta técnica remonta à algumas das mais antigas tatuagens, com tribos polinésias e os antigos egípcios que a usaram.

Até recentemente a técnica de Dotwork feito manualmente tinha um estigma negativo contra ela. Como as máquinas se tornaram muito populares, as tatuagens feitas à mão eram geralmente vistas pela maioria das pessoas como tatuagens caseiras ou de prisão, pois teriam qualidade inferior.

No entanto, nas mãos de um profissional, pau e puxão podem ser usados para tatuagens altamente detalhadas.

Tipos de tatuagens de pontilhismo (Dotwork)

As tatuagens Dotwork têm sido mais comumente usadas em tatuagens mandalas, geométricas, religiosas ou espirituais. No entanto, eles podem ser usados em praticamente qualquer estilo. Hoje, é comum que o trabalho de pontos seja usado em combinação com outros estilos de tatuagem.

Alguns tipos de tatuagens usando dotwork que têm vindo a aumentar em popularidade recentemente incluem tatuagens espaço negativo, tatuagens geométricas e tatuagens em preto (blackwork).

Nesses estilos de tatuagem híbridos, o dotwork é geralmente usado para pontilhar. O artista está usando pontos para sombreamento ou no lugar de onde cores ou padrões podem ter sido usados. Padrões simétricos são particularmente bem acentuados pela tatuagem com pontilhismo.

Nem todas as tatuagens consistem em um esboço claro e são, então, sombreadas com agulhas de tatuagem especiais. Tatuagem tendências como tatuagens de aquarela já quebraram com esta tradição. As tatuagens com pontilhismo não possuem linhas clássicas.

Em vez disso, os motivos são criados a partir de incontáveis pequenos pontos. Devido à aparência única das tatuagens Dotwork, elas não são adequadas para todas as formas de apresentação. Mostraremos quais motivos são mais usados com o Dotwork!

Assuntos recorrentes na tatuagem Dotwork

Nós mencionamos que o método de tatuagem com pontilhismo é usado para tatuagens religiosas. As tatuagens sempre tiveram uma conotação religiosa e espiritual em muitas culturas (especialmente, asiáticas ou em tribos, como maori).

Um tatuador é, muitas vezes, também um xamã, um curador. Tatuagens têm energia por conta própria e, quando você tem símbolos específicos tatuados, você precisa saber que esses símbolos podem ser muito poderosos.

Veja também: Tatuagem maori: veja origem, significados e fotos

A técnica de tatuagem com pontilhismo é frequentemente usada para tatuagens de mandala e, cada vez mais frequentemente, essas tatuagens são feitas à mão.

Uma máquina de tatuagem não é a melhor ferramenta quando se trata de pontos. A técnica de dotwork feito à mão, ou Stick and Poke, requer muita paciência, mas é o melhor método para obter todos os detalhes certos.

Alguns dos assuntos recorrentes para tatuagens dotwork são mandalas, símbolos como a mão de Hamsa, o Olho de Deus, rendas, padrões decorativos como filigrana, retratos de animais (especialmente lobos, gatos, raposas, cobras, borboletas), crânios de animais e humanos.

Tatuagens Dotwork de Mandala

As tatuagens de mandala são muitas vezes gravadas no método dotwork e caracterizam-se pelo fato de serem redondas, simétricas e sempre centradas em um ponto. Devido à simetria e à composição precisa, a mandala na tatuagem com pontilhismo irradia tranquilidade.

As tatuagens de mandala devem ser muito cuidadosamente e precisamente pontilhadas, pois pequenos erros neste motivo seriam perturbadores.

Veja também: Tatuagem de mandala: confira o significado e como apostar no estilo!

Fazendo a sua tatuagem com pontilhismo

Fazer uma tatuagem dotwork, geralmente, leva mais tempo do que uma tatuagem cheia de cor regular. Se você for a um artista que usa apenas a técnica de dotwork feito à mão, ou Stick and Poke, levará ainda mais tempo.

Descubra os melhores estúdios de tatuagem em sua área que são conhecidos por Dotwork e, se necessário, planeje roteiros mais longos para a tatuagem tão desejada. Dá trabalho fazer, mas os resultados serão tão bons que você não vai se arrepender!

Gostou deste post? Comente e compartilhe em suas redes sociais e não se esqueça de nos seguir para acompanhar as últimas tendências e ler artigos completos!

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */